Lua de mel: os encantos de Sintra, em Portugal

Cenário dos romances de Eça de Queiroz e a apenas 40 minutos de carro do centro de Lisboa, Sintra é uma encantadora cidadezinha, com palácios e elegantes quintas aninhadas em uma serra coberta por exuberante vegetação. As colinas e vales verdejantes já foram a residência de verão de reis e aristocratas portugueses. Nos séculos 18 e 19, viajantes, poetas e escritores, foram atraídos pela beleza da região. O charmoso centro oferece um pequeno emaranhado de ruas estreitas, com lojas de artesanato e produtos locais, cafés e restaurantes típicos. O vilarejo foi tombado como Patrimônio Mundial da Unesco, na categoria Paisagem Cultural. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, nos mostra como aproveitar as delícias de Sintra!
PASSEIOS
Palácio da Pena
Nos picos mais altos da Serra de Sintra está o espetacular Palácio da Pena. Construído no século 19 sobre as ruínas de um mosteiro hieronimita, conta com excentricidades de todas as partes do mundo, desde a entrada em arco até os belos afrescos em trompe-l’oeil – uma técnica artística que usa truques de perspectiva para criar ilusões de ótica – que cobrem as paredes e o teto da Sala Árabe, uma das mais bonitas do palácio.
Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira é repleta de intrigantes referências à alquimia, à Ordem dos Templários e à Divina Comédia, de Dante. Um de seus destaques é o Poço Iniciático: ladeado por uma escadaria espiral, é como uma torre invertida – conduz os visitantes a galerias subterrâneas que conectam o poço a outras partes da chácara, como o bosque, os jardins, os lagos, as grutas, a capela e o palácio de 1910.
Castelo dos Mouros
Construído pelos árabes, este castelo arruinado é uma Grande Muralha da China em miniatura. Como a espinha dorsal de um dragão, muralhas vertiginosas esquivam-se deste castelo mouro do século 9 através das serras e das pedras cobertas por musgo. Quando as nuvens se esvaem, a vista sobre o Palácio de Sintra e o Oceano Atlântico é de tirar o fôlego.
Parque e Palácio de Monserrate
Com 30 hectares, o Parque Monserrate foi criado no século 18 pelo rico comerciante inglês Gerard de Visme e depois ampliado pelo paisagista William Stockdale. As suas encostas são arborizadas com vegetação exótica. Conta com pequenas cachoeiras, lagos, plantas aquáticas, fontes e árvores de todos os cantos do mundo. O palácio foi construído sobre as ruínas de uma mansão neogótica em 1858 e é um exemplar notável do movimento romancista. De forte inspiração inglesa, o palácio funde-se com um dos mais ricos jardins botânicos existentes em Portugal.
GASTRONOMIA
Tulhas
É uma típica casa portuguesa. Construído sobre destroços do século 15, fica no coração da vila de Sintra. Aposta na gastronomia lusitana tradicional, com aromas e sabores fortes. As especialidades da casa são o bacalhau ao molho de creme de leite com batatas, cordeiro assado ou pato com arroz, steak au poivre (bife com molho de pimenta) e vitela ao molho madeira. Rua Gil Vicente, 4/6.
Midori
Em amplo salão com decoração elegante e iluminação intimista, o restaurante une de maneira sem igual a gastronomia japonesa com inspirações contemporâneas.
Penha Longa Hotel & Golf. Estrada da Lagoa Azul. www.penhalonga.com.
HOTEL
Tivoli Palácio de Seteais
O Tivoli Palácio de Seteais foi construído no século 18 num pedaço da serra de Sintra doado ao cônsul holandês pelo Marquês de Pombal. Dois séculos e meio depois, o esplendor desse palácio neoclássico se mantém. Os quartos e as suítes são decorados conforme o requinte da época monárquica. As boas vindas são dadas pelo monumental arco erguido no jardim por ocasião da visita de dom João VI. Do hotel, avistam-se o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.