De ponta a ponta, a Suíça guarda paisagens arrebatadoras. E todas absolutamente românticas! O país é dividido em três principais regiões: Suíça alemã, italiana e, para muitos, a mais charmosa e romântica, a francesa. A região tem inspiração na saborosa e conceituada gastronomia da França, é dona de intensa cena cultural contemporânea, enquanto preserva um rico legado histórico, e ainda revela as incríveis paisagens dos Alpes, mescladas com colinas e vinhedos às margens do icônico Lago de Genebra. Entre as cidades da suíça francesa, separamos dois destaques: Genebra, a principal da região, e a musical Montreux, que pode embalar noites românticas com ótima trilha sonora. Nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez, dá dicas imperdíveis sobre o charmoso destino!

Genebra

Terra dos lagos! Entre tantas belezas naturais, uma tem mais destaque: o Lago de Genebra. Exibindo um curioso formato de meia-lua, o lago proporciona aos casais passeios a pé ou de bike pelos calçadões que contornam a orla, além de contar com jardins floridos, cafés e diversos bistrôs, perfeitos para jantares românticos, que servem, principalmente, o saboroso filé de perche (ou perca), um dos peixes típicos da região. No verão, sob um sol ameno, o programa favorito de suíços e visitantes é nadar. Ainda no entorno do lago, na região do vilarejo medieval de Gruyères, é forte a produção do queijo de mesmo nome, onde fábricas como a La Maison du Gruyère abrem suas portas para degustação. Para harmonizar, a região conhecida como “Lavaux, a corniche” (que significa terreno íngreme) é lar dos vinhedos das uvas pinot noir e chasselas. No local é comum, também, produtores darem boas-vindas aos visitantes com uma degustação de saborosos vinhos tintos e brancos artesanais, como acontece na vinícola Domaine Bovy. Uma das cenas mais icônicas do Lago de Genebra são as Jet d’Eau (Fonte d’Água). As águas do lago são lançadas a até 140 metros de sobre diferentes pontos. Genebra tem também um lado cosmopolita e ao mesmo tempo histórico. Em sua Vieille-Ville (Cidade Velha), a cidade conserva ruas e praças de pedra, charmosos bistrôs na Place du Bourg-de-Four e casarões erguidos 500 anos atrás, além de igrejas que guardam reminiscências da Reforma Protestante. Para os casais fashionistas, as boutiques mais sofisticadas do país estão na Rue du Rhône.

Museu da Reforma

No século 16, João Calvino fez de Genebra berço da Reforma Protestante. Esse movimento, que pôs fim à hegemonia católica na Europa, é mostrado, em objetos da época, pelo Museu da Reforma. A Catedral de Saint-Pierre, imponente, é testemunha da história: outrora católica, perdeu as imagens de santos para virar protestante.

Festival de Genebra

O grande evento da cidade no verão, realizado em agosto, o festival é super tradicional. Vários bairros ganham uma série de atrativos: parque de diversões, palcos de shows, restaurantes do mundo todo… Fogos de artifício dão início a dez dias de festa à beira do Lago Genebra. O evento é tão badalado e faz tanto sucesso, que em julho há até uma pré-festa, a Pré-Fêtes de Genève, para anunciar a chegada do festival.

RESTAURANTE

Auberge du Lion D’or

Com belas vistas para o Lago de Genebra, o restaurante é comandado pelos chefs Thomas Byrne & Gilles Dupont e tem foco na culinária de influências contemporâneas e internacionais. É dono de uma estrela no Guia Michelin.

Les Armures

Um dos pontos de encontro mais antigos da cidade, o Les Armures é sucesso garantido para os casais pelo clima aconchegante. No cardápio, culinária francesa e suíça, incluindo os tradicionais raclette e fondue.

HOTÉIS

Hotel Le Richemond

O Hotel Le Richemond é destino de viajantes desde 1875. As suítes são decoradas no melhor estilo contemporâneo: com simplicidade e elegância. Instalado bem diante do Lago de Genebra, de suas janelas têm-se belas vistas do Jet d’Eau e, ao longe, das montanhas dos Alpes – incluindo o mítico Mont Blanc. Panos de fundo perfeitos para qualquer lua de mel.

Four Seasons Hotel des Bergues

O Hotel des Bergues combina conforto e história. Inaugurado em 1834, foi o primeiro hotel de alto padrão de Genebra. Seu auditório foi aberto em 1920, especialmente para a primeira reunião da Liga das Nações (a antecessora da ONU). O prédio, em estilo neoclássico da belle époque, fica à beira do lago e proporciona lindas vistas, tanto da natureza impressionante da região, quanto da Cidade Velha. Para jantares românticos, o estrelado restaurante Il Lago é ótima opção, com menu inspirado na gastronomia italiana.

Montreux

Uma lua de mel merece uma trilha sonora impecável. Em Montreux, os casais apaixonados por música não podem reclamar. A cidade é palco para o Montreux Jazz Festival, talvez o maior e mais eclético festival de música do mundo. Todos os verões, entre junho e julho, pessoas do mundo todo vêm à cidade a fim de contemplar boa música. O festival é concorrido, tem até uma noite inteira dedicada à música brasileira, e os ingressos devem ser comprados com antecedência. Nossa dica para o casal é para que fechem os olhos e se deixem levar! A antiga cidade que servia de morada para Charlie Chaplin ainda reserva lindos parques floridos, à beira das águas do Lago de Genebra, ideais para passeios a dois. Preservando a forte cultura musical do lugar, nesses parques, além de um festival de cores naturais, é possível apreciar os bustos de B. B. King, Ray Charles e Ella Fitzgerald. Todos artistas que cantaram o amor!

Castelo de Chillon

Música não é o único atrativo de Montreux. A riviera suíça abriga uma das construções mais antigas do país. O Castelo de Chillon foi erguido no século 11, em um rochedo à beira do lago, como uma típica fortaleza medieval: com ponte levadiça, passagens secretas e calabouços. O castelo inspirou o poeta inglês Lord Byron a escrever O Prisioneiro de Chillon.

Clinique la Prairie

A Clinique La Prairie é perfeita para os casais que querem relaxar, ainda mais, durante as experiências em Montreux. Há 80 anos, a clínica é famosa pela medicina preventiva e holística. Os pacientes recebem os melhores serviços de saúde e beleza, sempre personalizados, para que tenham uma melhor qualidade de vida.

HOTEL

Fairmont Le Montreux Palace

Instalado às margens do Lago de Genebra, o Fairmont Le Montreux Palace proporciona vistas deslumbrantes dos Alpes. Em um edifício que exibe uma charmosa arquitetura inspirada na Belle Époque, o hotel dispõe de suítes com varandas e terraços privativos, tratamentos personalizados voltados ao bem-estar e restaurantes que privilegiam a gastronomia local e internacional.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300