Lua de mel: o valor histórico e as belezas naturais de Montenegro

À margem das águas azul turquesa do Mar Adriático, Montenegro é uma das mais novas nações do mundo. O país declarou sua independência em junho de 2006, separando-se oficialmente da vizinha, Sérvia. Desde então, vem se apresentando como um novo destino aos amantes de belezas naturais e história. Vastas montanhas e platôs, cânions, florestas, rios, vales e um belíssimo litoral, além de vilarejos medievais e cidades muradas, são alguns dos inúmeros atrativos deste país, que tão pequeno já encanta os visitantes. A Teresa Perez Tours, nossa especialista em lua de mel, criou um roteiro especial para os casais apaixonados.
PASSEIOS
Kotor
Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Kotor é uma charmosa cidade medieval fortificada, localizada na cabeceira do maior cânion do sul da Europa. Um verdadeiro labirinto de vielas conectam diversas praças, onde encontram-se igrejas seculares e mansões aristocráticas.
Lago Skadar
O maior corpo-d’água do Mediterrâneo, o Lago Skadar é dono de um belo visual. Seu formato remete a um golfinho, divido entre Montenergro e Albânia. Repleto de lírios d’água, o lago abriga em suas margens fortalezas, mosteiros e igrejas nas suas margens, além de montanhas que o rodeiam.
Lovcen National Park (Parque Nacional Lovcen)
O parque, que tem como marco a Montanha Lovcen, engloba uma área de pouco mais de 62km². Declarado reserva nacional em 1952, além da imponente montanha, o local oferece aos visitantes outras belezas naturais, além de abrigar interessante patrimônio histórico, nas antigas casas do vilarejo de Guvna e Katuns. De um lado, as montanhas com picos nevados, e do outro, a baía do Mar Adriático, sem dúvida um panorama encantador.
Sveti Stefan
Na base da Cadeia de Montanhas Lovcen, Sveti Stefan é um dos mais impressionantes pontos de encontro entre o Mar Adriático e a costa. Sveti Stefan já foi uma ilha, e está hoje ligada à costa por um estreito istmo. O local abriga uma pequena vila medieval, com construções em pedra e típicos telhados vermelhos, compondo um cenário de conto de fadas.
Budva
A mais badalada cidade do litoral de Montenegro, Budva foi construída pelos venezianos na Idade Média. Reconstruída após dois terremotos que devastaram a cidade no final da década de 1970, Budva encanta os visitantes com suas belas praias, que convidam a agradáveis passeios, desfrutando da incomparável beleza do Mar Adriático.
Tara River Canyon (Cânion do Rio Tara)
O Cânion do Rio Tara é o mais longo de Montenegro, com 82km de extensão. É também o mais profundo da Europa, medindo 1.300 metros em seu ponto mais profundo. O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e faz parte do Parque Nacional de Tara. Cortado pelo rio que dá nome ao cânion, o parque é repleto de impressionantes cavernas, além de cascatas e cachoeiras, cujo som das águas pode ser ouvido do alto da borda do cânion, em uma experiência única.
RESTAURANTES
Galion
Localizado em um dos melhores locais de Montenegro, com vista para a Baía de Kotor, o restaurante Galion é o local ideal para um jantar inesquecível. Da cidade antiga até as dramáticas montanhas costeiras, o cenário que envolve esse restaurante é imbatível. O cardápio oferece especialidades da culinária internacional com sabores e ingredientes bem autênticos.
Suranj bb. Kotor. Tel: 382 32 311300. www.hotelvardar.com
Stari Mlini
Ótima opção para almoço, o restaurante Stari Mlini está situado próximo à cidade de Kotor. Com ingredientes frescos e selecionados, o restaurante oferece pratos à base de peixe combinados com frutos do mar em um cenário verdadeiramente deslumbrante.
Ljuta BB. Kotor. Tel: 382 32 333555. www.starimlini.com
HOTEL
Aman Sveti Stefan
O exclusivo e impressionante o Aman Sveti Stefan é formado por duas partes: a Vila Milocer que se localiza no continente e foi uma residência de veraneio construída em 1934 para a rainha Marija Karadjordjevic; e o Sveti Stefan, um antigo vilarejo construído há séculos sobre uma ilhota, cujas casas de pedra foram transformas sofisticados quartos e suítes. As duas partes do complexo estão a curta distância, e os visitantes da ilha podem usufruir das praias de areia rosada através da ligação ao continente por um istmo. Oito restaurantes oferecem diversas opções gastronômicas.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
- Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
- Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
- Clima: O clima de Montenegro é mediterrâneo na costa e continental no interior. A temperatura média no verão é de 25°C a 28ºC. O inverno é muito chuvoso e a temperatura é muito baixa na região montanhosa e chega a até -3°C (há inclusive estações de ski no país), e no litoral se mantém em torno dos 8ºC.
- Melhor época: A melhor época para visitar Montengro é desde a segunda quinzena de abril a junho e de setembro a outubro, pois os dias são de sol e as cidades não estão lotadas de turistas.
- Como chegar: Não há voos diretos entre Brasil e Montenegro. É possível pegar conexão em cidades como Paris, Roma, Istambul, entre outras e desembarcar na capital, Pogdorica. No entanto, a melhor opção é voar até outras cidades européias e seguir a Montenegro por vias terrestres (ônibus, carro ou trem).