Toronto é o tipo de destino que agrada – e surpreende! – a todos. A maior e mais cosmopolita cidade canadense está situada às margens do Lago Ontário, e é dona de um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo. É dona, também, de atrativos culturais e gastronômicos, e parques que proporcionam paisagens naturais em plena área urbana. A nossa especialista Teresa Perez separou alguns highlights na capital do estado de Ontário, para que não restem dúvidas de que ela é uma ótima opção de lua de mel, capaz de agradar a diferentes perfis de casais.

O que ver

High Park

Explorar um parque em meio à cidade é um dos passeios mais simples e encantadores a serem feitos em uma lua de mel. Em Toronto não é diferente. O High Park, maior parque público de Toronto, proporciona trilhas e atividades esportivas, além de dispor de lago, zoológico e restaurantes – tudo isso em meio a uma extensa área verde. Perfeito para uma caminhada romântica.

Elgin and Winter Garden Theatre Centre

Meio teatro, meio jardim… O Elgin and Winter Garden Theatre Centre merece uma visita. Este teatro – uma construção típica do período eduardino e o único desse período, com dois andares, que ainda resta no mundo – foi inaugurado em 1913 e realizava exibições de cinema mudo e apresentações de Vaudeville, gênero relacionado ao teatro, comum nos Estados Unidos e Canadá do início dos anos 1880 aos anos 1930. Tendo permanecido fechado durante 50 anos, hoje é sede de apresentações teatrais diversas e dos principais eventos do Festival de Cinema de Toronto. Um dos highlights é o andar superior, projetado para se assemelhar a um jardim: paredes repletas de flores pintadas à mão, colunas que lembram troncos de árvores e um teto que exibe mais de 5 mil ramos naturais. Verdadeiro cenário de sonho!

Art Gallery of Ontario


A AGO (sigla em inglês) passou por um extenso processo de expansão, projetado pelo renomado arquiteto Frank Gehry. O resultado impressiona já logo na fachada, com uma monumental estrutura de vidro e titânio. A coleção da galeria conta com obras de mestres da arte, como Rembrandt, Renoir, Picasso, Rodin, Matisse e outros, além de renomadas artistas canadenses.

Thomas Fisher Rare Book Library

Dica para os casais que, mesmo durante a viagem de lua de mel, não abrem mão de um bom livro. A Thomas Fisher Rare Book Library é dona de um acervo com mais 700 mil obras raríssimas. Fundada em 1827, está instalada na Universidade de Toronto, também inaugurada naquele ano. Entre as principais obras estão provas de livros anotadas por Charles Darwin, um papiro egípcio datado de 245 a.C, uma edição de 1551 do Livro de História Natural, de Cícero, além de um baú com edições notáveis de Alice no País das Maravilhas e manuscritos dos canadenses Margaret Atwood e Leonard Cohen.

Torre CN


Com 553,33 metros de altura, a Torre CN (que refere-se à Canadian National Railways – a companhia ferroviária que a construiu), é a mais alta torre do mundo. O edifício Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros, é o mais alto edifício já erguido pelo homem, enquanto a Torre CN segue na frente na categoria “torre”. Os visitantes sobem em um elevador panorâmico ao alto da torre, de onde a vista da cidade é de tirar o fôlego. Em dias de céu claro, a vista alcança até as Cataratas do Niágara, a 160 quilômetros de distância.

Onde comer

Kū-kŭm Indigenous Kitchen

Imagine combinar receitas tradicionais indígenas com alta gastronomia contemporânea. Foi o que fez o chef Joseph Shawana, do restaurante Kū-kŭm Indigenous Kitchen. As receitas vieram de sua avó, quando os dois moraram na reserva Wikwemikong, na ilha canadense de Manitoulin. A autenticidade do Kū-kŭm Indigenous Kitchen garante experiências gastronômicas não encontradas em outros restaurantes da região. Um dos pratos inventivos do chef é o tartare de foca.

The One Eighty

As vistas do 51º andar do edifício Manulife, na área de Bloor-Yorkville, tornam a alta gastronômica do restaurante The One Eighty ainda melhor. O chef Zach Jacobs assina um menu de culinária contemporânea, que ainda conta com uma extensa lista de vinhos.

St. Lawrence Market

Que tal um passeio foodie, a dois, por aquele que é considerado pela National Geographic o melhor mercado de comidas do mundo? O St. Lawrence Market está instalado em uma construção que já foi de tudo: sede da prefeitura, prisão, além de um salão de eventos da alta sociedade de Toronto. Entre as mais de 120 barracas, um dos destaques é a Carousel Bakery, onde é possível experimentar o famoso “peameal bacon”, sanduíche feito com a carne retirada das costas do porco. Já para novas receitas, com um toque da culinária canadense, a dica é garantir um “maple syrup”, xarope muito utilizado na gastronomia do país. Por fim, não dá para ir ao Canadá e voltar sem uma mostarda – o país é o maior produtor e exportador do condimento no mundo – no St. Lawrence Market, há várias opções!

Onde ficar

Four Seasons Hotel Toronto

O Four Seasons Hotel Toronto está instalado no elegante e histórico bairro de Yorkville. O hotel dispõe de suítes espaçosas com design moderno e janelas que vão do chão ao teto, proporcionando vistas do skyline da cidade. Para o corpo e mente, o spa do hotel realiza tratamentos faciais com cristais de quartzo rosa, procedimentos inspirados na medicina chinesa, além de uma série de massagens personalizadas. Ao menos cinco salas são exclusivas para casais. Já para jantares românticos, a dica é o restaurante Café Boulud, que privilegia a gastronomia francesa.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300