Alguns lugares na América do Sul são capazes de roubar a cena e atrair a atenção do mundo inteiro. Uma viagem de lua de mel no Peru, que impressiona pelo contraste de paisagens e revela uma cena cultural para lá de original, pode proporcionar aos recém-casados experiências marcantes e registros que ficarão gravados na memória para sempre. A começar pela capital do país: dona de um legado arquitetônico que até hoje preserva as heranças coloniais, Lima não à toa foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Quem também estampa muitos dos cartões-postais do Peru é a cidade de Cusco, considerada berço do antigo Império Inca com seus tesouros históricos e monumentos valiosos que acabaram lhe rendendo o apelido de Capital Arqueológica das Américas. Nesse misto de cenários naturais, aura de mistério, influências coloniais e heranças de antigas civilizações, o Peru se consagra como um dos países mais interessantes do continente – senão do mundo todo. Para fugir do óbvio e curtir uma honeymoon repleta de autenticidade, nossa especialista em lua de mel Teresa Perez Tours te mostra o roteiro perfeito!

Lima

Retratando o legado arquitetônico do século 17 a partir da estrutura dos seus edifícios bem preservados, a capital do Peru conserva, como nenhum outro destino hispano-americano, influências espanholas presentes principalmente no centro histórico, marcado por monumentos emblemáticos, charme colonial e construções antigas, como a icônica Catedral de Lima, a maior igreja do país erguida em 1649 e famosa por unir o estilo gótico à arquitetura do Renascimento. Essas joias arquitetônicas, em que também se incluem o Palácio do Governo e a Plaza Mayor, conseguem transmitir aos visitantes a sensação de viagem no tempo, transportando para épocas passadas quem passeia por ali e mantendo vivo o que a Espanha deixou ao país como herança.

Para os casais que querem aproveitar a viagem para se aprofundar na história da cidade, são visitas obrigatórias alguns museus espalhados pelo destino. Lugares como o Museo de la Historia Natural, com suas coleções dedicadas à biologia e a pré-história, e o Museo de Arqueologia e História do Peru, dono de um acervo de mais 300 mil peças do período pré-colombiano ao fim da colonização da espanhola, são passeios imperdíveis. Vale ainda encaixar no roteiro o Museo Oro del Peru, onde pode-se contemplar antigas peças de origem inca, e o Museo Larco, que reúne 11 mil peças sobre a história do país – muitas delas compondo coleções raras.

Lima também tem muito a oferecer quando o assunto é arte. Entre museus e diversas galerias instaladas na capital, os recém-casados fãs da cena artsy podem aguardar passeios superbacanas. Por lá, uma visita ao Museo de Arte Contemporânea (MAC), um dos mais novos da cidade e responsável por reunir vários estilos de arte peruana, é obrigatória. Também não podem ficar de fora do roteiro o Museo de Arte de Lima, que ocupa quase 4500 metros quadrados e detém uma das mais completas coleções do país, e o Museo Pedro de Osma, instalado em um casarão do século 18 e dono de coleções que mostram, a partir de pinturas e esculturas, muito da história do destino.

A cena cultural da capital peruana também pode ser apreciada em um lado mais cool e descontraído. Nos bairros Miraflores e Barranco, por exemplo, quem deseja estreitar o contato com a cultura local tem muita coisa para ver. Em Miraflores, um dos lugares que mais faz sucesso entre os viajantes, conhecer restaurantes – a gastronomia prestigiada também é um dos destaques de Lima -, bares e lojas são parte indispensável da lista. Além disso, observar o contraste entre as construções coloniais e a modernidade desse bairro também é uma forma de curtir o passeio, que ainda proporciona vistas panorâmicas do Pacífico e atrações supercharmosas como o Parque do Amor e o Calçadão Malecón. Enquanto isso, o bairro de Barranco, lar de inúmeros artistas, é marcado por um estilo mais boêmio. Por lá, muros coloridos criam uma verdadeira galeria a céu aberto, enquanto casarões coloniais dividem espaços com verdejantes palmeiras criando um visual incrível para ser explorado em caminhadas a dois ou passeios de bike.

Cusco

Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983, a cidade de Cusco, também apelidada de Capital Arqueológica das Américas graças às suas maravilhas históricas, é ainda considerada por diversos historiadores o berço do Império Inca. Dono de tesouros arqueológicos inigualáveis, como os complexos de Puka Pukara e Sacsayhuaman, o destino tem belezas tão imensuráveis que estampa alguns dos cartões-postais mais bonitos do Peru.

Na Fortaleza de Sacsayhuaman, um dos maiores pontos de energia do planeta, os mistérios estão por toda a parte. Este surpreendente sítio arqueológico está localizado dois quilômetros ao norte de Cusco e 3700 metros acima do nível do mar e, segundo diversas teorias, serviu como fortaleza de defesa e centro cerimonial antes das invasões espanholas. Considerada a parte mais alta da cidade, a região ainda se estende por uma área de 3 mil hectares rodeada por montanhas, além de abrigar uma diversidade de plantas e animais, como lhamas e falcões – em quéchua, falcão significa Sacsay e pressupõe-se que, por conta da grande concentração desses pássaros, tenha sido daí o surgimento do nome do lugar.

Outro passeio imperdível é a Fortaleza de Puka Pukara, onde o legado deixado pelos incas pode ser notado em todo canto. Também conhecido como Fortaleza Vermelha por conta das suas rochas abundantes em ferro, o complexo permite um visual panorâmico da natureza ao redor e é constituído por ruínas militares, com grandes paredes, terraços e escadas que faziam parte da defesa inca. Localizada a quase quatro mil metros acima do nível do mar, a fortaleza é considerada um dos principais sítios arqueológicos de Cusco e por isso uma visita ao terreno não pode ficar de fora do roteiro. Em Cusco, também vale reservar um tempo para conhecer o centro religioso Kenko, que servia de santuário à civilização inca, e as estreitas ruas da cidade para observar os casarões antigos, como no bairro de San Blas. A Praça das Armas, a Catedral e o Convento de Santo Domingo também são atrações superinteressantes que devem ser parte da lista de atividades dos casais.

Onde ficar na lua de mel no Peru

Belmond Miraflores Park (Lima)

Situado em uma das áreas mais elegantes de Lima, no bairro Miraflores, o Belmond Miraflores Park é cercado de área verde e tem como vista o Oceano Pacífico. O hotel, considerado um dos melhores da capital peruana, combina serviço personalizado com cozinha excepcional e muito conforto. Seu spa utiliza produtos indígenas naturais da Amazônia peruana em tratamentos voltados para o bem-estar, além de aulas de yoga e meditação. Além de estar próximo das cenas artísticas, culturais e gastronômicas de Lima, o hotel ainda proporciona aos hóspedes piqueniques a dois e passeios de bike pela região.

Belmond Palacio Nazarenas (Cusco)

Um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade da Unesco, Cusco é admirada pela combinação de estilos arquitetônicos – desde o templo de Qorikancha, construído no século 15, até a influência espanhola na superlativa Plaza de Armas. Um genuíno retiro urbano, o Belmond Palacio Nazarenas espelha-se nesta riqueza histórica e cultural, como um dos mais exclusivos hotéis da cidade. São apenas 55 suítes, que ocupam o espaço onde outrora fora um palácio e um convento e, agora, renovado, recebe o hotel. O bar e bistrô Senzo, no próprio hotel, ou ainda o Illariy Restaurant e o El Tupay, vizinhos ao Palacio Nazarenas, são pontos de partida ideais para entender o recente sucesso da culinária do Peru mundo afora.

Leia mais: Os destinos reabertos para brasileiros

Já segue a gente no Instagram e Facebook?

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300