Um dos destaques da América do Sul, o Peru pode ser considerado um dos destinos mais completos do continente. Que outro país por estes lados é capaz de proporcionar no mesmo roteiro atrativos relacionados à civilização maia, bairros descolados com ótimas cenas artsy, lindos cenários de natureza, e ainda restaurantes que figuram entre os melhores da América Latina e que fazem parte de uma das mais conceituadas e respeitadas gastronomias da atualidade? A lua de mel, começando por Paracas e terminando na capital Lima, ajuda a responder um pouquinho! E quem dá as melhores dicas para curtir o destino é nossa especialista Teresa Perez Tours!

Paracas

Situada a 250 quilômetros de Lima, Paracas é uma pequena cidade no sudoeste do Peru, capital do distrito de mesmo nome, na região de Ica. É ótimo ponto de partida para os casais que queiram explorar a Reserva Nacional de Paracas e as Ilhas Ballestas.

Reserva Nacional de Paracas

A Reserva Nacional de Paracas abrange parte dos distritos de Paracas e Salas. O destino é de extrema importância para a natureza, já que protege uma grande diversidade biológica, indispensável a diversos ciclos que garantem a conservação de inúmeras espécies de animais. Mas não é só a natureza que se beneficia do local, os casais em lua de mel encontram um destino de beleza impressionante. 325 mil hectares são formados por paisagens desérticas, formações rochosas, praias e sítios arqueológicos da cultura pré-inca. Entre as atividades que podem ser feitas na reserva estão caminhadas, tour de bike e passeio em veículo 4×4. Especificamente nas praias, é comum a prática de mergulho e caiaque. O roteiro perfeito de praias inclui: Playa Roja, Playa Yumaque, Playa Punta Arquillo, Playa La Mina, Playa Mendieta e Playa Lagunillas.

Para uma pitadinha de cultura no roteiro, vale dar um pulinho no Museo de Sitio Julio C. Tello, que conta com exposições de cerâmicas e itens têxteis que representam a evolução da cultura dos Paracas. Próximo ao museu estão dois sítios arqueológicos, o Cabezas Largas e o Cerro Colorado. Os dois foram descobertos pelo arqueólogo peruano Julio César Tello, que conduziu escavações arqueológicas em 1927 e 1928.

Ilhas Ballestas

Dentro da Reserva Nacional de Paracas, a área conhecida como Baía de Paracas é formada por três ilhas principais: Ballestas, San Gallan e Chincha. O highlight absoluto e visita obrigatória são as Ilhas Ballestas. Além de cenários naturais compostos pelo mar e por diferentes formações rochosas que exibem túneis, arcos e cavernas, as ilhas abrigam uma excelente e diversa fauna. São pinguins de humboldt (espécie que habita apenas Peru e Chile), leões marinhos, além de dezenas de espécies de aves, como gaivotas e pelicanos.

 

Onde ficar

Hotel Paracas, a Luxury Collection Resort

Instalado em frente à Reserva Nacional de Paracas, o Hotel Paracas, a Luxury Collection Resort, Paracas, é capaz de tornar a experiência no destino ainda mais inesquecível. Seus quartos e suítes contam com terraços voltados para o mar ou para os jardins, e os visitantes ainda têm à disposição duas piscinas e tratamentos realizados a partir de elementos como cacau andino, chá, uvas e algas marinhas no spa – que também conta com salas exclusivas para casais. A lista de atividades do hotel também é um highlight: piquenique na reserva, passeios pelas dunas em veículos 4×4, caiaque, catamarã, paddle surf e passeios de bicicleta. Por fim, o restaurante Chalana tem inspiração nos sabores do Peru, sem abrir mão de ingredientes oriundos de pescadores e agricultores locais.

 

Lima

Nenhuma outra cidade da América Espanhola preserva um legado arquitetônico tão impressionante relativo ao século 17. Nenhuma outra cidade é a principal referência quando o assunto é a conceituadíssima gastronomia peruana. Lima é a capital do Peru e uma das cidades mais vibrantes da América Latina. Essa grande metrópole está situada nas falésias do Oceano Pacífico, e tem atrativos de história e cultura espalhados por toda a parte. São pirâmides pré-colombianas, igrejas coloniais, museus, monumentos e sítios históricos – o valor cultural é tão grande que seu centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Em meio a tudo isso, Lima olha para frente e se renova através da gastronomia que extrapolou qualquer fronteira sul-americana e ganhou o mundo. Bairros descolados como Miraflores e Barranco são os endereços de boa parte dos restaurantes que deixaram a culinária do país no patamar que está. Ao lado das experiências gastronômicas nos dois bairros, algumas galerias de arte também dão destaque à cena artsy peruana.

Cultura

Museus

Tamanha riqueza cultural está muito bem preservada em alguns museus que merecem entrar no radar durante a lua de mel em Lima. Entre os destaques, o Museo de Arte Contemporáneo, que abriga o acervo do Instituto de Arte Contemporáneo – IAC, que desde 1955 é um dos responsáveis pelo surgimento de movimentos vanguardistas de arte peruana e latino-americana de um modo geral. Outro highlight é o Museo de Arte de Lima, um dos principais do país, instalado em um edifício neorrenascentista, exposições que tratam de assuntos relacionados à arte pré-colombiana, colonial, arte dos séculos 19 e 20, e contemporânea. Não deixe de visitar também o Museo Pedro de Osma, com itens vindos de locais como Cusco e Ayacucho, e que retratam as tradições andinas. Tem mais história no Museo Larco, dono de uma coleção arqueológica que abrange o período pré-colombiano. Por fim, mais dois atrativos para os casais amantes de cultura: o Museo de Oro del Peru, que expõe apenas itens de ouro, prata e pedras preciosas produzidos no período pré-inca, e as ruínas de Huaca Pucllana, um sítio arqueológico no bairro de Miraflores.

Arquitetura

Um simples passeio a dois por Lima revela construções importantes, que representam diferentes estilos arquitetônicos. Um dos pontos mais conhecidos e icônicos da cidade é a Plaza Mayor, palco de importantes acontecimentos da história do Peru, como a execução dos condenados pelo Tribunal da Santa Inquisição. Na praça estão o Palácio do Governo, a Catedral de Lima, o Palácio Arcebispal e a Prefeitura de Lima. A praça está situada no centro histórico, onde estão diversas igrejas que merecem ser apreciadas com calma. Alguns destaques são a Catedral de Lima, que combina as arquiteturas gótica, renascentista e neoclássica, a Igreja de San Francisco, inspirada na arquitetura barroca, a Igreja e Convento de Santo Domingo, de estilo rococó, e a Igreja de La Merced, também de arquitetura barroca.

Lima contemporânea

Ao lado de tamanha herança cultural e histórica, uma cena contemporânea se mostra em bairros descolados, galerias de arte e restaurantes de alta gastronomia. Miraflores é perfeito para os casais mais foodies, e um dos bairros preferidos dos principais e mais famosos chefs do país. Agora, se a ideia são experiências artsy, Barranco não pode ficar de fora. Ao longo do tempo, casas do século 19 foram dando lugar a galerias de arte e o bairro foi se tornando o principal destino de arte em Lima. Em Barranco, não deixe de conhecer a Wu Galería, que privilegia o trabalho de artistas peruanos e internacionais com desenhos, pinturas, esculturas e fotografias; a 80m2 Livia Benavides, voltada exclusivamente à arte peruana contemporânea; e o Mario Testino Museum, fundado pelo fotógrafo de moda peruano Mario Testino. Testino já trabalhou na Vogue e já estiveram à frente de suas lentes nomes como Madonna e Brad Pitt.

Onde comer

Isolina

A tradicional gastronomia do Peru é a inspiração do Isolina, comandado pelo chef José Del Castillo. O trabalho de Castillo foi tão perfeito, que o restaurante está na lista dos melhores da América Latina.

Amaz

Autêntica. Assim pode ser definida a culinária do Amaz, eleito um dos melhores restaurantes da América Latina e responsável por inovar a gastronomia com sua culinária que une inspirações amazônicas aos clássicos do Peru.

Fiesta Chiclayo Gourmet

O Fiesta Chiclayo Gourmet é um restaurante de cardápio inspirado na culinária norte-peruana. Obras de arte do país compõem a decoração do espaço, enquanto uma excelente carta de coquetéis é apresentada no bar.

Central

Nome indispensável em qualquer lista com os melhores restaurantes do Peru – e do mundo. No charmoso bairro de Miraflores, o Central é dono de receitas autênticas, que proporcionam pratos da culinária peruana contemporânea. Ingredientes amazônicos e indígenas, vegetais orgânicos e técnicas elaboradas compõem o menu.

Maido

Também entre os melhores do país e do mundo, o restaurante Maido tem o renomado chef Mitsuharu Tsumura à frente do menu, que serve desde sushi e sashimi a pratos inventivos, preparados com ingredientes peruanos a partir de técnicas japonesas.

Onde ficar

Belmond Miraflores Park

Situado em uma das áreas mais elegantes de Lima, no bairro de Miraflores, o Belmond Miraflores Park é cercado por uma área verde e tem como vista o Oceano Pacífico. O hotel combina serviço personalizado, cozinha excepcional e muito conforto. Seu spa utiliza produtos indígenas naturais da Amazônia peruana em tratamentos voltados para o bem-estar, além de aulas de yoga e meditação. Além de estar próximo das atrações artísticas, culturais e gastronômicas da capital peruana, o hotel ainda proporciona piqueniques a dois e passeios de bike pela região.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300