Pensar em lua de mel é pensar em lugares inesquecíveis e isso a Ásia tem de sobra. De herança cultural autêntica e paisagens ancestrais que dividem-se entre natureza exuberante e templos sagrados, o continente é capaz de proporcionar experiências incríveis tanto para quem busca dias tranquilos de total desconexão quanto para aqueles que pretendem desbravar suas riquezas históricas e conhecer de pertinho alguns dos pontos mais fascinantes do mundo. Para fugir do óbvio e explorar destinos fora do comum, países como Laos e Camboja são conhecidos por surpreender. Seus cartões-postais estampam alguns dos cenários mais intrigantes, repletos de tesouros e belezas que garantem momentos gravados na memória para sempre.

Então, confira as dicas de Teresa Perez Tours para um roteiro de lua de mel que une Laos e Camboja:

Laos

As paisagens de Laos já começam chamando atenção graças à sua geografia: além do relevo montanhoso, que garante um horizonte belíssimo para se contemplar, o país é cortado por um dos rios mais extensos do mundo, o Rio Mekong. Limitado pela China e pela Tailândia, Laos está localizado no sudeste do continente, pertinho do Camboja e do Vietnã, o que ainda permite viagens combinadas para quem deseja explorar além das suas fronteiras. O contraste das suas paisagens é o um dos pontos mais interessantes para se apreciar: as belezas da arquitetura, que preservam muito das heranças coloniais, se mantêm em paralelo ao visual marcado pela natureza. Um desses monumentos, o Pha That Luang, é considerado símbolo budista de extrema importância no país e pode ser visitado na capital Vientiane, assim como o memorial de guerra Patuxai que também está instalado na cidade.

Luang Prabang

Mas o verdadeiro highlight de Laos é Luang Prabang, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade e nomeada até 1975 a capital real do país. Por lá estão guardados alguns dos seus verdadeiros tesouros naturais. São eles: o encontro dos rios Mekong e Nam Khan, as cachoeiras de Kuang Si, o Monte Phousi e reservas naturais que oferecem trilhas de aventura e até piscinas naturais perfeitas para relaxar. E não é só a natureza que impressiona em Luang Prabang. A cidade também é dona de cavernas que antigamente eram utilizadas para abrigar centenas de imagens de Buda e que, acessadas por um barco, podem ser visitadas até hoje. Outros atrativos importantes da cidade são os emblemáticos templos budistas que, além de manterem as tradições religiosas sempre vivas, impressionam com sua exuberância arquitetônica.

Vale encaixar no roteiro o Wat Xieng Thong, um dos mais antigos no país, o Wat Mai Suwannaphumaham e o Wat Wisunarat. Para quem deseja conhecer mais sobre a história do destino, dois passeios certamente são imperdíveis. O Haw Kham, também conhecido como Salão de Ouro, serviu de residência para a realeza até o fim da monarquia. Nele, as visitas podem circular pelas salas de recepção, salões de jantar e aposentos onde estão expostas as joias da coroa, além de diversos artigos da realeza da época. O The Traditional Arts and Ethnology Centre está instalado em uma antiga residência colonial francesa e dedicado a exibir peças que retratem os costumes no país, como vestimentas tradicionais e relíquias.

Onde ficar

Amantaka

Instalado em Luang Prabang, o hotel está cercado por jardins verdejantes, ostentando suítes com varandas e piscinas privativas, além de design minimalista, conforto e privacidade. Na gastronomia, os sabores da cozinha local se unem a inspirações ocidentais para a criação de pratos autênticos. A lista de atrativos desponta com um Lounge Bar – ideal para apreciar coquetéis de assinatura – chá da tarde, aulas de culinária. Além disso, o hotel oferece programações para conhecer ainda mais a cultura budista e atividades para explorar o que há de mais bonito no destino. Por fim, um spa completo, que conta com hammam, centro fitness, yoga e tratamentos relaxantes dedicados ao bem-estar.

Camboja

Dono de paisagens místicas – muitas marcadas pelo verde de florestas ancestrais-, o Camboja faz fronteira com a Tailândia, Laos e Vietnã. Assim como o Laos, também ostenta templos budistas imponentes que emolduram muitos dos seus cartões-postais. Sua principal cidade é Siem Reap, aninhada entre plantações de arroz e também considerada ponto de partida para explorar o que há de mais interessante no destino: o complexo de Angkor, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e responsável por reunir centenas de construções milenares que até hoje são consideradas sagradas.

Um passeio pelo complexo permite visita a templos icônicos! O Templo de Angkor Wat é o maior do lugar com mais de 40 mil metros quadrados e o Templo de Ta Prohm se integra perfeitamente à natureza e quase não sofreu alteração desde a sua construção. Além disso, o Banteay Srei conta com uma das estruturas mais bem conservadas de todo o Angkor. Por lá, há ainda o Templo Phnom Bakheng, considerado um dos melhores lugares para se fotografar e apreciar a atmosfera romântica do pôr do sol.

Siem Reap também rouba a cena combinando as suas tradições com as influências francesas, bem evidentes em sua arquitetura, por exemplo. Para estreitar ainda mais o contato com essas riquezas culturais do destino, vale encaixar na programação um passeio pelo Angkor National Museum, museu arqueológico dedicado à arte e cultura do país. Além dele, a One Eleven Gallery, galeria de arte contemporânea com uma coleção de obras internacional super interessante. A cidade também é ótimo lugar para compras. O The Old Market e o The Night Market, por exemplo, são perfeitos para quem busca artigos locais, como tecidos, artesanato e peças variadas para levar na bagagem de volta como lembrança.

Onde ficar

Park Hyatt Siem Reap

O hotel está no centro de Siem Reap, a pouca distância de pontos interessantes do destino, como o Angkor Wat. De estilo contemporâneo, conta com amplas acomodações projetadas para privilegiar o conforto do hóspede e também a privacidade – algumas ainda possuem piscina e jardim particulares. A gastronomia combina a cozinha local com toques da culinária internacional, proporcionado sabores autênticos preparados pelo chef Pisith Theam. Para relaxar, os hóspedes têm à disposição os tratamentos proporcionados pelo The Spa, dedicados a terapias de bem-estar e feitos a partir de técnicas cambojanas.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300