As paisagens do sul do país variam, mas uma coincidência entre elas é que todas encantam. Das praias aos cânions da Serra da Gaúcha: não há lugar que não inspire romance nessa parte do Brasil. E fazendo fronteira com a Argentina, bem ali no estado do Paraná, as Cataratas do Iguaçu não ficam a desejar quando o assunto é natureza, garantindo experiências marcantes e um cenário perfeito aos casais que buscam explorar cartões-postais além do mar e do campo. Uma viagem digna de honeymoon para conhecer o melhor lado – e também o mais romântico – de um destino que atrai viajantes do mundo todo e ainda consagra a região sulista como uma das mais bonitas do país. Confira as dicas de Teresa Perez Tours:

Não basta serem declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, as belezas das Cataratas do Iguaçu também têm lugar garantido entre as Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, uma área de proteção com o propósito de preservar os tesouros naturais, esse conjunto de quedas d’água – são cerca de 270, algumas chegando até 82 metros de altura – proporciona de perto um visual espetacular das torrentes que caem do Rio Iguaçu. Some a isso uma biodiversidade riquíssima e o resultado é uma área de quase 170 mil hectares formando o parque – boa parte emoldurada por florestas de densa vegetação, que são o lar de diversas espécies animais.

Para os recém-casados em lua de mel, a dica é reservar o período da manhã para caminhar cedinho pelos arredores do parque e contemplar, além da natureza em questão, um panorama incrível do nascer do sol. Mas a perspectiva mais bacana é apreciar as vistas lá do alto: os trajetos de helicóptero, que duram em torno de 35 minutos, cruzam o céu da região junto dos pássaros e permitem uma noção maior da dimensão do parque – nem assim as cataratas ficam pequenas.

A uma curta distância do Parque Nacional, também vale encaixar no roteiro o Parque das Aves, dono de mais de 1.300 aves da Mata Atlântica, incluindo papagaios, flamingos, tucanos e espécies raras ameaçadas de extinção. O passeio garante, além da observação dos bichos, uma conexão mais próxima desses animais e maior conhecimento sobre o trabalho de resgate e preservação realizado pela instituição – a única no mundo dedicada à conservação de aves da Mata Atlântica.

Algumas atrações que vão além da natureza também podem complementar o roteiro de um jeito superinteressante: é o caso do Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre as fronteiras brasileira, paraguaia e argentina que, de tão próximas, parecem às vezes nem existir. Por lá, o visitante conhece mais da história da região, desfruta da gastronomia e ainda aprecia paisagens de três países diferentes em um só lugar. Há ainda o Dreamland, primeiro museu de cera da América Latina, e o Ecomuseu de Itaipu, que visa preservar o patrimônio cultural e desenvolver atividades de educação ambiental.

Mas é o Macuco Safári que faz a cabeça dos mais aventureiros. Rafting e rapel estão na lista de atividades, assim como mergulhos, trekking em meio à mata ou passeios de bike na trilha do Poço Preto, emoldurada por árvores centenárias, animais silvestres e espécies de plantas exóticas. O safári também merece ser feito: na companhia de um guia especializado, a jornada começa em um jipe e continua num passeio de barco pelas correntezas até às quedas dos Três Mosqueteiros, o que ainda permite uma vista da lindíssima da Garganta do Diabo, a mais impressionante – e maior – de todas as quedas das Cataratas. Para se apaixonar à primeira vista!

Onde ficar

Belmond Hotel das Cataratas

O hotel está cercado pela vegetação exuberante da Mata Atlântica e é o único instalado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o que garante aos hóspedes vistas surpreendentes e acesso privilegiado às quedas d’água antes do horário de abertura do parque. De estilo colonial português, mantém seu charme original da década de 1950, com obras de arte brasileiras decorando as suítes e um design elegante que também privilegia o total conforto. As acomodações ainda se destacam pelo visual das belezas naturais, que pode ser contemplado das janelas ou varandas particulares. Na gastronomia, a culinária brasileira é protagonista: o Ipê Grill se dedica ao churrasco, enquanto o Restaurante Itaipu investe em uma seleção de pratos exclusivos. Há ainda o Bar Tarobá, ideal para apreciar drinques enquanto se avista o pôr do sol. O hóspede ainda aproveita para relaxar com os tratamentos de bem-estar do Cataratas Spa, feitos à base de ingredientes da floresta e óleos tropicais.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300