Um dos expoentes máximos da França, a Córsega coleciona belezas naturais em praias e baías deslumbrantes, uma cidade medieval sobre falésias e restaurantes com a mais autêntica comida mediterrânea.

Os gregos antigos não a chamavam de kallisté (a mais bela de todas) à toa. A nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours, considera a Córsega apaixonante e um destino super inspirador para uma viagem romântica. Atualmente, é de se admirar o pungente desenvolvimento de grande parte da ilha. Bonifácio, a cidade medieval construída sobre uma falésia à beira do abismo, ganhou investimentos que fizeram surgir lojas sofisticadas e ruas bem cuidadas. Muitos hotéis foram renovados, unindo tradição e tecnologia. O país dos corsos, dotado de autenticidade e rodeado de natureza, está ainda mais atrativo para pessoas que querem celebrar a vida em um ritmo diferente, sem a pressa da vida contemporânea. A terra de Napoleão Bonaparte – o imperador nasceu na capital Ajaccio, a quatro horas de voo de Paris – proporciona muitas experiências gastronômicas que despertam sentidos que nos levam a tempos passados. Se desejar navegar por aquelas águas pintadas de azul, a época ideal é nos meses de junho ou setembro. A região entre Porto-Vecchio e Bonifácio é perfeita para os casais viverem momentos de romance rodeados por belezas naturais.

Passeios na Córsega

De barco, é uma das formas mais bacanas de conhecer a ilha. Um exemplo é o passeio que parte de Calvi, na extremidade nordeste, rumo a Ajaccio para apreciar os calanches de Piana. Estes paredões de granito de cor rosada e avermelhada de quase 300 metros de altura, na cidadezinha de Piana, foram esculpidos ao longo de milhões de anos pelo vento e pela chuva e são Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Ao sul, perto de Bonifácio, é possível observar falésias de calcário pontuadas por cavernas, passagens e grutas. Na grotte du Stragonaro, onde só é possível entrar com o mar calmo, avista-se a famosa falha que, conforme a incidência da luz solar, lembra o próprio mapa da Córsega. Vale reservar um barco com antecedência – os hotéis costumam dar boas indicações. Esses passeios de barco também são ideais para conhecermos belas praias localizadas entre Porto-Vecchio e Bonifácio.

Praias

Praia de Santa Giulia

Esta baía, que fica ao sul de Porto-Vecchio, guarda uma das praias mais belas da Córsega. Aos pés de uma montanha e com quilômetros de areia branca e fina, vemos uma lagoa de calmas águas azul-turquesa. Simplesmente linda! Além de relaxar, pode-se comer bem na orla – o restaurante La Plage vale uma visita – ou praticar esportes náuticos, afinal Santa Giulia tem uma das bases mais completas da ilha.

Praia de Porto-Novo

Verdadeiro paraíso, é a praia mais isolada e selvagem entre Bonifácio e Porto-Vecchio. Localizada no Golfo de Porto-Novo, lugar protegido dos ventos, é ali que muitos barcos param para que as pessoas possam nadar tranquilas. Também há uma lagoa ao fundo que servia de ponto de abastecimento de água doce das galés romanas. Os mais aventureiros podem acessar o local, ainda selvagem, em uma caminhada de 45 minutos a partir de trilhas que partem da estrada de Bonifácio. A água é cristalina e naqueles tantos tons de azuis espetaculares e tão comuns por lá!

Praias de Sperone

São duas praias localizadas entre dois afloramentos rochosos: a Grand Sperone, com falésias e areia branca, fina e luminosa, e a Petit Sperone, uma versão menor que dizem ser paradisíaca. Mas, o mais curioso é que caminhando pela região, você também está andando por um espaço privado onde funciona um campo de golfe, o Sperone Golf.

Para relaxar

Spa do Hotel Casadelmar

A paisagem da ilha segue fantástica também por detrás das enormes janelas de vidro. O espaço não é grande, mas a diversidade de tratamentos naturais e terapias tradicionais, sim! Massagens balinesa, ayurvédica, havaiana… A mistura de óleos de aromaterapia e ervas de plantas locais, como medronheiro e murta, convida ao descanso. As salas de vapor e sauna são equipadas com chuveiros com infusões perfumadas. Depois, dê um passeio pelas passarelas dos jardins que serpenteiam até uma piscina azul-elétrico de borda infinita. O day spa tem tratamentos que duram 50 minutos, almoço e coquetéis de frutas para saborear na varanda do hotel.

La Plage Casadelmar

Beach club do Casadelmar, o La Plage consegue manter aquela sensação de férias em família na casa da praia em uma enseada de areia fina, rochas avermelhadas e água azul-turquesa na Baía de Porto-Vecchio. Localizado do outro lado do Cadadelmar, para chegar basta seguir de barco a poucos minutos de distância. Além da praia privada, é composto por três casas e um edifício principal. Perfeito para relaxar!

Onde ficar durante a lua de mel

Casadelmar

Localizado na estrada da praia de Palombaggia, tem ambientes charmosos, onde a luz natural está sempre presente. O projeto do hotel une madeira, pedras e detalhes discretos, além de um extraordinário jardim repleto de plantas aromáticas típicas do Mediterrâneo. Nas 34 acomodações e vilas há varandas com vistas panorâmicas para o azul intenso do mar. Dentre as opções gastronômicas, estão o Grill Restaurant, de cozinha mediterrânea, e o bar da piscina.

Cala di Greco

Vila contemporânea na costa sul da ilha, fica em uma propriedade de três hectares rodeada por oliveiras que chegam a cem anos de idade. Suas suítes são elegantes, com decoração rústica e pátios particulares. Mas o privilégio aqui é a vista. Pode-se ver o mar, a histórica Bonifácio e parte da Sardenha. Da piscina ou do campo de golfe de Sperone, nas proximidades, pode-se deliciar com a paisagem verdejante. O terraço externo tem 250m², três lounges, cozinha e piscina.

  • Bancarello, 20169, Bonifácio. hotel-caladigreco.com

Le Maquis

Inaugurado em 1949, está instalado entre o mar e os maquis (vegetação típica conhecida por perfumar o ar a quilômetros de distância), em uma área na costa sul do golfo de Ajaccio, a 20 minutos do aeroporto internacional. Tem uma enseada naturalmente protegida, duas piscinas, 18 quartos e sete suítes. Vale aproveitar o belo cenário do terraço, com vista para as Ilhas Sanguinárias.

  • 585 Boulevard Marie-Jeanne Bozzi, 20166, Grosseto-Prugna. lemaquis.com

La Villa

Fica na região de Balagne, a menos de dois quilômetros de distância da costeira e animada cidade de Calvi. Tem quartos elegantes, dois restaurantes, spa e cinco piscinas. Tudo cercado por um olival de mais de um século e, ao fundo, pelo cenário dramático das montanhas. Do outro lado, as deslumbrantes águas em tons de azul da baía de Calvi. Leveza e acolhimento traduzem os espaços internos, e inúmeros terraços externos.

  • Chemin Notre Dame de la Serra, 20260, Calvi. hotel-lavilla.com

 

Leia mais: Os destinos reabertos para brasileiros

Já segue a gente no Instagram e Facebook?

 

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300