A Ilha da Madeira faz parte da Macaronésia, nome dado aos vários grupos de ilhas no Atlântico Norte, perto da Europa e da África. É a principal ilha do arquipélago da Madeira, situado no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa. Suas águas em tons de azul e o intenso verde que recobre todo o lugar, fazem da Ilha da Madeira um dos melhores destinos de Portugal e do mundo para quem aprecia paisagens espetaculares – e, claro, românticas! Inclusive o verde da região é tão especial, que parte da vegetação nativa, conhecida como Laurissilva, foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Se você pretende conhecer a essência da Ilha da Madeira, a capital Funchal é parada obrigatória – uma cidade com mais de 500 anos de história e diversos museus, monumentos icônicos, edifícios históricos e o mar sempre no horizonte. Na costa sul da ilha, em uma baía banhada pelo oceano, a cidade conta com um centro super charmoso, repleto de parques e jardins. É também seu principal centro turístico, comercial e cultural. Há também bons restaurantes e hotéis, perfeitos para uma lua de mel diferenciada e com toques de romantismo num cenário esplêndido. Nossa especialista Teresa Perez Tours preparou um roteiro do melhor de Funchal para se fazer a dois.

Panoramic view of Funchal, the capital city of Madeira island, Portugal

Teleférico do Jardim Botânico

Que tal um passeio de teleférico para conhecer o Jardim Botânico da cidade? Em um trajeto com um percurso panorâmico que dura cerca de 9 minutos, chega-se ao Jardim Botânico no Largo das Babosas. Trata-se de um circuito muito atraente onde é possível contemplar vistas privilegiadas sobre a Baía de Funchal e sobre o Vale da Ribeira de João Gomes. No mesmo teleférico é possível ter acesso às levadas dos tornos e Bom Sucesso. Para aproveitar plenamente o trajeto, vale conhecer a romântica freguesia do Monte, lá está a famosa igreja Nossa Senhora do Monte, os lindos jardins do Monte, a antiga estação ferroviária, e é ponto de partida dos tradicionais carrinhos de cesto.

Design Centre Nini Andrade Silva

Trata-se de um centro de design e um museu com uma exposição permanente criado pela design madeirense Nini Andrade Silva. No Design Centre encontra-se também uma loja, onde é possível adquirir peças de design e um restaurante tradicional e criativo, onde a comida re-interpreta a cozinha regional com a cozinha atlântica. O Design Centre Nini Andrade Silva está situado na Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição do Ilhéu, na Baía de Funchal.

Mercado dos Lavradores e Centro Comercial Oudinot

Situado na região histórica de Funchal, o Mercado dos Lavradores, inaugurado em 1940, tem um estilo característico e traz a influência das “Artes Decorativas” em grandes painéis de azulejos pintados com temas regionais da artista Maria Portugal na fachada, é um lugar que tem uma arquitetura preservada tal qual a época de sua inauguração. No Mercado é possível encontrar produtos de diversos lugares do arquipélago, de flores endêmicas – muito comuns na região da Madeira – à frutas exóticas, peixes, produtos locais, artesanatos típicos como: artigos em lã, bordados e vimes e bijuterias feitas à mão. Vizinho ao Mercado, o Centro Comercial Oudinot reúne diversas lojas, restaurantes e cafés. Para contemplar a bela paisagem do centro de Funchal, vale subir ao último andar do Centro Comercial e escolher um café para se sentar enquanto se degusta alguma especialidade da cozinha madeirense.

Entre vinhos e doces…

A Ilha da Madeira, para além de seus atributos naturais, também é famosa por seus vinhos… As adegas Blandy Wine Lodge, são das mais antigas empresas produtoras de vinho Madeira. Com mais de 200 anos de história, é uma empresa familiar que está em sua sétima geração, eles produzem vinhos únicos no mundo. As adegas Blandy Wine Lodge, também conhecidas como “adegas de São Francisco” , têm um grande estoque de vinhos envelhecidos, muitos deles armazenados – em barricas e tonéis -, outros que ainda estão no processo de envelhecimento, e uma grande variedade que já estão à espera de serem apreciados. A produção é cuidada por um dos mais conhecidos enólogos portugueses, Francisco Albuquerque, conhecedor de todas as características da ilha e de suas vinhas. Trata-se de um lugar de culto, com um belo museu, que conta a história da família e do vinho da Madeira. Ainda caminhando pelos sentidos e deleite, a Fábrica Santo Antônio é outro lugar que merece uma visita. Fundada em 1983, é uma das empresas mais antigas em funcionamento na Madeira. Dedicam-se ao fazer da doçaria artesanal e tradicional madeirense. A loja está no centro de Funchal, e dispõe de diversos tipos de biscoitos – dos mais sofsticados, aos tradicionais ou simples com essências de eucalipto, maracujá, funcho, entre outros -, compotas, e o tradicional bolo de mel, que é servido de sobremesa em diversos estabelecimentos da cidade.

Onde comer

Il Gallo D’Oro

O único restaurante madeirense titular de duas estrelas Michelin, o Il Gallo D’Oro, é comandado pelo chef Benoît Sinthon desde 2004. Na edição de 2022 do prestigiado guia, o restaurante foi também distinguido com uma ‘Estrela Verde’, que premia a sustentabilidade na gastronomia. O cardápio do Il Gallo d’Oro oferece um requinte da cozinha aromática com inspiração ibérica. Os pratos são majoritariamente protagonizados por ingredientes da Ilha da Madeira, alguns vindos da horta Porto Bay, fazem com que os produtos frescos tenham um papel imprescindível no processo, junto com ingredientes de alta qualidade oriundos de outras regiões da Europa.

Akua

Um espaço moderno e simples, numa rua do centro da cidade na baixa de Funchal, um lugar para apreciar alguns pratos de peixes e bons vinhos da região.

Como sugerido no nome, o Akua, é um espaço dedicado aos produtos do mar, do chef Júlio Pereira. Decoração minimalista, tons neutros, mesas postas de maneira simples e um balcão com alguns lugares, com vista para a cozinha – o lugar onde tudo acontece. A oferta é diversa e saborosa. Semanalmente com um menu fixo, todas as semanas são lançadas as sugestões do chef para o almoço. Diversas sobremesas, e bons vinhos, inclusive alguns da própria Madeira.

William Restaurant (Belmond Reid’s Palace)

Com uma equipe de profissionais comandada pelo jovem chef Luis Pestana, o William Restaurant faz um trabalho sensacional. Localizado no hotel Belmond Reid´s Palace, possui uma estrela Michelin. O seu nome é uma homenagem ao fundador do hotel, William Reid. Com muito bom gosto, pesquisa e esmero levam à mesa as iguarias que fazem deste espaço referência. No bar, um serviço de vinhos impecável, com a inclusão de muitos vinhos da Madeira, todos servidos em copos adequados e na temperatura correta para proporcionar uma experiência incomparável aos seus clientes.

Onde ficar

Reid’s Palace, a Belmond Hotel

Inaugurado em 1891, o Reids Palace mantém intactos seu antigo charme e a sofisticação, com serviços personalizados aliados a confortos contemporâneos. O hotel está instalado em meio a jardins subtropicais, no alto de uma colina, e reserva vistas
incríveis para a Baía do Funchal. Suas suítes exibem detalhes como papéis de parede chineses pintados à mão, e contam com janelas que vão do chão ao teto e proporcionam vistas panorâmicas do Atlântico. Também estão à disposição dos casais três piscinas, duas com água do mar e uma com água doce, e um spa – que contém salas exclusivas para casais – com tratamentos como massagens de aromaterapia e procedimentos faciais desintoxicantes. E tem mais: o hotel ainda proporciona passeios
de barco às vizinhas Ilhas Desertas. Na gastronomia, o grande destaque é o restaurante estrelado William, que privilegia a culinária internacional, preparada a partir de produtos locais.

Quando ir

O ano inteiro. A melhor época para visitar Portugal é de maio a outubro, quando a temperatura é bem agradável, com menos turistas e as cidades têm mais vida. Importante notar que os meses de julho e agosto apresentam temperaturas bem altas por conta do verão.

Protocolos de entrada

Os brasileiros com a vacinação completa já podem entrar em Portugal. É necessário apresentar o certificado de vacinação e teste RT-PCR (ou teste NAAT similar) realizado 72 horas antes do embarque, ou Teste Rápido Antigénio, feito 48 horas antes do embarque, ou Certificado Digital COVID da UE válido.

. . . . . . . . 

Leia mais: Dicas para um roteiro de lua de mel na Ilha da Madeira, em Portugal

Veja também: Em Portugal, o destaque dos Açores é a Ilha de São Miguel

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300