Destinos de natureza são a pedida certa para aproveitar a dois cenários cinematográficos. Na América Central, indo além das belezas naturais do México, que tal um país idílico, totalmente fora do lugar-comum para fugir dos clichês? Banhado pelo mar do Caribe, Belize tem de sobra aquele charme dos destinos pouco explorados (mas com muito a explorar) e proporciona experiências únicas que pouquíssimas pessoas – ou quase nenhuma – já tiveram o prazer de viver. Confira as melhores dicas do destino com nossa especialista Teresa Perez Tours.

Águas azuis, águas esmeraldas, águas turquesas, águas transparentes… Sim, o mar de Belize junta todas as cores e todos os tons no mesmo cartão-postal. Entre o México e a Guatemala, Belize é um dos menores países continentais da América Central, mas nesse pequeno território, de herança maia e pouco mais de 320 mil pessoas, encontramos tesouros grandiosíssimos. Sua conexão com a natureza é o que há de mais bonito: tem o litoral internacionalmente reconhecido como o mais bem preservado de todo o Caribe. E não para por aí: uma das atrações mais bacanas, o Great Blue Hole, uma formação natural com mais de 125 metros de profundidade inundada pelo oceano e que pode ser vista do espaço, é Patrimônio Mundial da Unesco – há quem diga que é um dos lugares mais incríveis do mundo para se mergulhar e explorar a vida marinha.

Em Belize, as paisagens ainda se contrastam. São manguezais, praias, florestas tropicais, bancos de areia, atóis, cavernas, cachoeiras e formações geológicas impressionantes que garantem um visual, no mínimo, encantador. Sua biodiversidade riquíssima também é highlight do destino e pode ser apreciada em passeios pelas reservas naturais e parques nacionais, todos dedicados a proteger o meio ambiente e conservar ao máximo suas belezas intocadas, sejam naturais ou arqueológicas. A prova são lugares como a Che Chem Há e a Actun Tunichil Muknal – ou ATM Cave –, cavernas que guardam uma série de artefatos produzidos pela civilização maia e são consideradas atrações superimportantes do país graças às heranças do período (esses lugares eram considerados a “casa dos deuses” maias e por lá aconteciam os seus rituais sagrados.).

A civilização maia até hoje intriga por suas notáveis habilidades refletidas na arte, na escrita, na matemática e, principalmente, na arquitetura e engenharia em um tempo de tecnologia e recursos tão limitados. Em Belize, esse legado também se faz presente. O complexo Altun Ha é um exemplo disso. Reunindo templos e pirâmides datados de 600 a.C., um passeio por lá é parada obrigatória aos casais que desejam conhecer de pertinho um pouco mais das principais influências deixadas no país e apreciar as ruínas da cidade de um povo histórico. Palco de cerimônias e cultos aos deuses, o lugar abriga 2 praças e 13 construções escavadas, incluindo o Templo do Deus do Sol, o maior e mais importante do país. Também vale encaixar no roteiro uma visita aos Xunantunich, Caracol e Lamanai, outros três sítios arqueológicos do legado maia que proporcionam, além de paisagens deslumbrantes, experiências culturais para lá de valiosas.

Os casais mais aventureiros também conseguem curtir juntos atividades bem bacanas. Além dos esportes náuticos para aproveitar o mar do Caribe e estreitar o contato com a vida marinha riquíssima – vale lembrar que Belize tem a maior barreira de corais de todo o Hemisfério Norte –, as trilhas com cachoeiras também são super convidativas. A caminho de Placência, uma pequena vila praiana, um trajeto de dez minutos dentre a mata endêmica revela surpresas que vão além da fauna e flora local: a Maya King Waterfall é uma das cachoeiras mais bonitas do destino e, sem dúvidas, reserva paisagens inspiradoras e românticas que combinam perfeitamente com uma viagem de lua de mel dos sonhos. Para desconectar e aproveitar – a dois – o que a natureza tem de melhor!

Onde ficar

Turtle Inn

Um refúgio à beira-mar para aqueles que procuram escapar da correria urbana e aproveitar o mais íntimo contato com uma natureza legítima. No Turtle Inn, as acomodações estão de frente para a praia, permitindo vistas idílicas do mar caribenho o tempo todo. Há ainda varanda privativa e mobília artesanal vinda de Bali para integrar o design às belezas naturais e deixá-lo em harmonia com o visual paradisíaco. O hotel também está pertinho do vilarejo de pescadores Placência, a poucos minutos de lojinhas artesanais e restaurantes dedicados à culinária local. Na gastronomia, destaque para o restaurante Mare, de frutos do mar, peixes e cozinha italiana, e para o Gauguin Grill, instalado à beira-mar e perfeito para jantares românticos. O Turtle Inn ainda conta com adega própria com mais de 1200 rótulos e o Skip White Bar, famoso pela seleção de bebidas e drinques. Na lista de atrativos: Sunset Spa, para relaxar com tratamentos feitos à base de ingredientes orgânicos e massagens tailandesas, e piscina outdoor de borda infinita projetada de frente para o mar. O hotel ainda proporciona atividades como yoga, mergulho, snorkeling, pesca esportiva, observação de pássaros, passeios de barco, biking, padlle boarding, tirolesa e até visita à uma fazenda orgânica.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?