Budapeste certamente é um dos destaques quando a ideia é passar a lua de mel no Leste Europeu. A cidade é dona de uma combinação perfeita entre antigas tradições e uma sofisticação contemporânea. A divisão entre antigo e novo já começa pelo nome. Budapeste, na verdade, é formada pela junção de duas cidades: Buda e Peste. É para lá que Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, nos leva.

A união aconteceu em 1873. Elas são cortadas pelo rio Danúbio e interligadas por nove pontes – enquanto Buda está na parte mais montanhosa e antiga, Peste fica na parte mais plana e tem um ar mais cosmopolita. Verdadeiro tesouro cultural e histórico, a capital húngara abriga palácios, museus, teatros e monumentos de diferentes épocas e estilos: barroco, gótico e o mais associado à cidade, Art Nouveau – também exibe, em alguns pontos, vestígios do Império Romano.

A dica, para combinar tantas joias urbanas com romantismo, é fazer um passeio de barco pelo rio Danúbio. Outro ponto curioso de Budapeste é que ela está cercada por mais de cem fontes termais, também conhecidas como casas de banho. Elas representam uma tradição milenar na Hungria, ainda da época dos romanos. Assim como estas fontes, alguns pontos com áreas verdes, como parques e jardins, podem proporcionar igual relaxamento e tranquilidade. E claro, momentos a dois em meio a lindos cenários naturais!

O que ver

Passeio de barco pelo rio Danúbio

Budapeste merece ser vista por água, também. Um passeio de barco pelo rio Danúbio é capaz de proporcionar uma nova perspectiva diante de tantas construções históricas e de arquiteturas tão fascinantes. Às margens do rio, o casal tem atrativos como: Citadella, uma fortaleza instalada no topo da colina Gellért; Castelo de Buda, que abriga quatro museus e edifícios da época dos Habsburgo; Igreja de Matias, uma típica construção romana; Bastião do Pescador, um terraço que exibe estilo neogótico e ponto ideal para lindas vistas da cidade e o Parlamento Húngaro, um dos edifícios mais antigos de toda a Europa.

Magyar Nemzeti Galéria (Galeria Nacional Húngara)

Um dos museus mais importantes da Hungria, o Magyar Nemzeti Galéria é dono de um extenso acervo de arte húngara, com itens que vão do século 10 aos dias de hoje. Sua coleção dispõe de obras como trabalhos em pedra, do período medieval e renascentista, e esculturas em madeira, inspiradas na arte gótica. Seu acervo de pinturas dos séculos 19 e 20 é composto pelos nomes mais importantes da arte da Hungria.

Elte Füvészkert (jardim botânico)

O mais antigo jardim botânico de Budapeste, o Elte Füvészkert foi estabelecido na Universidade de Eötvös, por volta de 1700. Situado no Distrito VIII, tem uma área total de 2 mil metros quadrados e é perfeito para passeios românticos, todos em meio a mais de 8 mil espécies de plantas, sendo mais de 200 ameaçadas de extinção. O jardim foi uma das principais inspirações para o escritor húngaro Ferenc Molnár, em seu romance “Os Meninos da Rua Paulo”, publicado em 1907. O livro é considerado, até hoje, uma das principais obras da literatura da Hungria.

Onde comer

Costes Downtown

O Costes Downtown pertence aos mesmos donos do Costes Restaurant, o primeiro na Hungria a receber uma estrela do Guia Michelin, em 2010. Inaugurado em 2015, um ano depois o Costes Downtown se tornou estrelado, também. Sua gastronomia é internacional e tem menu assinado pelo chef Tiago Sabarigo, que sempre utiliza ingredientes sazonais e locais. Uma lista de vinhos, cuidadosamente selecionada, também está à disposição dos casais. O restaurante está instalado no Prestige Hotel, no Distrito V, a poucos passos do rio Danúbio e tem uma entrada diretamente pela rua.

Pierrot

Inaugurado em 1982, o restaurante Pierrot está instalado em uma construção do século 13. Romântico e contemporâneo, privilegia a culinária húngara com reinterpretações do chef, além de contar com uma seleta carta de vinhos.

Onde ficar

Four Seasons Hotel Gresham Palace

Exibindo arquitetura inspirada na Art Nouveau, o Four Seasons Gresham Palace está instalado às margens do romântico rio Danúbio. Com suítes espaçosas, algumas voltadas para o centro histórico de Budapeste, outras para o rio, o hotel ainda preserva a forte cultura de bem-estar da capital húngara – por conta das diversas fontes de água termal espalhadas pela cidade – com um spa que realiza tratamentos à base de lama térmica da Hungria. Na gastronomia: a Kollázs, uma brasserie com influência da culinária internacional e o The Bar and Lobby Lounge, com uma seleção de martinis e vinhos perfeita para um drinque a dois, após o jantar.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300