Após longo período de isolamento, a República Democrática Popular do Laos, como é oficialmente chamada, abre suas portas para visitantes do mundo inteiro, em um momento de progressivo relaxamento do controle comunista quanto a investimentos externos e incentivo ao turismo. O que os visitantes lá têm encontrado é a paz e a tranquilidade de um país que parece viver em câmera lenta, e belezas impressionantes, que vão muito além das paisagens do emblemático Rio Mekong. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, preparou um roteiro especial por esse destino único e impressionante.


 

Genuína poesia traduzida em campos de arroz, templos e monges sorridentes, o Laos encanta pela pureza e simplicidade de um povo contente em estar onde está e ser quem verdadeiramente é.

O país sofreu com uma guerra que oficialmente não aconteceu, tendo sido, de 1965 a 1973, intensamente bombardeado pelos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnam, em busca de bases militares vietcongues clandestinas em seu território. Limitado ao norte pela China, a leste pelo Vietnam, a sul pelo Cambodia, a sul e oeste pela Tailândia, e a oeste por Myanmar o Laos mistura sua cultura original à natureza exuberante que contrasta com uma arquitetura colonial única, remanescente do que foi a Indochina.

Com terreno montanhoso, o Laos oferece pouco espaço para uma agricultura mais moderna e parece satisfeito em manter-se alheio às influências da vida contemporânea, utilizando-se de uma economia discreta, baseada na agricultura de subsistência.

CURIOSIDADE

As cores do budismo

Todas as manhãs, assim que o primeiro raio de sol desponta, centenas de monges budistas deixam os templos e dão início a uma silenciosa procissão pela pequena Luang Prabang, às margens do Rio Mekong, no norte do Laos. Descalços e com robes alaranjados, religiosos de todas as idades avançam em fila recolhendo doações. Os moradores da cidade, respeitosamente ajoelhados diante da procissão, entregam cestos com alimentos, especialmente arroz. Os donativos são essenciais para a sobrevivência dos monges. Não é raro ver religiosos esvaziando seus próprios cestos para alimentar crianças que surgem pelo caminho. O ritual, que comove visitantes do mundo inteiro, foi introduzido no Laos juntamente com a religião budista, no século 14. Por causa dele, Luang Prabang tornou-se conhecida como a cidade dos monges.

lua-de-mel-teresa-perez-Monges

( Monges budistas )

Luang Prabang

Antiga sede da monarquia do Laos e hoje Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade resume de modo singular a simpatia da população e a beleza do país. A junção dos rios Mekong e Nam Khan, as grandiosas montanhas que circundam a cidade e o Mount Phousi, situado bem em seu centro, proporcionam uma vista de encher os olhos. Assim como seus incontáveis templos, estas são algumas das belezas da cidade de costumes tradicionais e belezas naturais que encantam e trazem serenidade àqueles que a conhecem. A pequena Luang Prabang conserva construções do seu período de glória. Pouquíssimos traços do estilo do século 21 são encontrados, o desenvolvimento vem aliado à preservação e ao respeito à sua história.

lua-de-mel-teresa-perez-Luang-Prabang

( Luang Prabang )

PASSEIOS

Rio Mekong

O décimo terceiro maior rio do mundo em extensão nasce no Tibet e percorre todo o sudeste asiático até desaguar no Mar da China Meridional, no Oceano Pacífico. Em Luang Prabang, mais que uma atração turística, o Mekong é parte do cenário da cidade e, assim como em todo o seu percurso, é emblemático. O pôr do sol visto de suas margens é um espetáculo à parte.

lua-de-mel-teresa-perez-passeios-rio-mekong

( Rio Mekong )

Wat Xieng Thong (Monastério da Cidade de Ouro)

Às margens do rio Mekong, em sua confluência com o rio Nam Khan, está um dos mais importantes e antigos templos da cidade, o Wat Xieng Thong. Entre outras funções importantes, este era o local da coroação dos reis até o fim da monarquia no Laos, em 1975, quando o governo foi tomado pelos comunistas. Construído em 1560, é um dos mais belos da cidade, com decoração em ouro, belíssimos vitrais e um telhado que é considerado a melhor definição do estilo de arquitetura budista típica do Laos. O jardim com palmeiras e hibiscos ocupa o espaço entre as várias capelas, uma delas abrigando um raro Buda reclinado em bronze, datado da fundação do templo e muito reverenciado pelos locais. Esta estátua foi uma das atrações da grande Exposição de Paris em 1931.

lua-de-mel--teresa-perez-passeios-Wat-Xieng-Thong

( Wat Xieng Thong )

Wat Mai Suwannaphumaham (Novo Monastério)

Um dos maiores, mais bonitos e mais fotografados templos da cidade, construído no início do século 19, é também um dos mais antigos, enquanto curiosamente seu nome, Wat Mai, significa Novo Monastério. Antigamente era utilizado como residência da principal autoridade do budismo local. Possui um telhado com cinco níveis, característico da cidade. O ponto mais impressionante deste templo são seus painéis de ouro que contam a história da mais importante encarnação de Buda, Vessentara Jataka.

lua-de-mel-teresa-perez-passeios-Wat-Mai-Suwannaphumaham

( Wat Mai Suwannaphumaham )

Tat Kuang Si e Tat Se (Cachoeiras Kuang Si e Se)

A aproximadamente 30km a sudoeste do centro da cidade está o parque que abriga a cachoeira Tat Kuang Si, lindíssima queda d’água que oferece uma piscina de água cristalina ótima para refrescar-se nos dias quentes do Laos. O parque abriga também um projeto de preservação de ursos pardos. Pode-se chegar à Tat Kuang Si facilmente por terra. A sudeste do centro de Luang Prabang, um pouco mais próxima que a anterior, a cachoeira Tat Se é, na verdade, um espetacular conjunto de cachoeiras em sequencia que formam piscinas de água de uma cor azul turquesa impressionante. O local oferece passarelas que levam os visitantes por entre as cachoeiras e trilhas. Neste parque é possível interagir com elefantes, fazendo um pequeno passeio montado em uma cadeirinha em seu lombo ou ainda, participando ativamente da hora de seu banho de cachoeira, uma experiência inesquecível! Para chegar à Tat Se deve-se percorrer inicialmente o trecho por terra e depois embarcar em um bote apenas por alguns minutos para atravessar o rio até a margem oposta, onde está localizado o parque.

lua-de-mel-teresa-perez-passeios-Tat-Kuang-Si-e-Tat-Se

( Cachoeira Tat Se )

Cavernas Pak Ou

Usada por séculos como depósito de centenas imagens de Buda, as duas cavernas encontram-se a 25km de barco de Luang Prabang e abrigam, além de inúmeras imagens budistas em madeira, algumas encravadas nas rochas. A entrada da caverna é pelo rio e a viagem de barco pelo Mekong leva aproximadamente 2 horas ao longo de um percurso repleto de lindas paisagens. Da base da entrada das cavernas tem-se uma vista impressionante dos penhascos acima e do efeito redemoinho das águas do rio Nam Ou ao juntar-se com o rio Mekong.

lua-de-mel-teresa-perez-passeios-Cavernas-PakOu

( Cavernas Pak Ou )

RESTAURANTES

Phou Savanh Restaurant

Considerado um dos melhores restaurantes de Luang Prabang, serve a típica comida de Laos com pratos a base de arroz, peixe, carne, sopas e fortes temperos. Oferece também como opção um cardápio europeu com toques exóticos. O jantar pode ser realizado dentro do restaurante, em ambiente agradável e sofisticado ou à beira da piscina, apreciando o pôr do sol, seguido por um romântico jantar a luz de velas.

Informações: Hotel Belmond La Residence Phou Vao. Phou Vao Road. Luang Prabang. Tel: 856 071 212194

lua-de-mel-teresa-perez-restaurantes-Phou-Savanh-Restaurant

( Phou Savanh Restaurant )

Amantaka Restaurant

Tal qual a história e a arquitetura do Amantaka Resort, que mistura a vida no Laos à influência francesa, o Amantaka Restaurant também une as duas culturas, porém, na cozinha! O ar colonial do restaurante é ideal para quem quer desfrutar da culinária típica de Luang Prabang, ou se aventurar nas receitas contemporâneas francesas.

Informações: Amantaka Resort. 55/3 Kingkitsarath Road. Tel: 856 71 860333. www.amanresorts.com

lua-de-mel-teresa-perez-restaurantes-Amantaka-Restaurant

 

( Amantaka Restaurant )

HOTÉIS

Amantaka

Situado num amplo terreno ajardinado, Amantaka possui suítes alojadas em graciosos edifícios coloniais franceses na cidade de Luang Prabang. Arejada e elegante, a decoração e o mobiliário refletem a história colonial francesa da cidade. O Amantaka oferece cozinha autêntica do Laos com influência francesa em diferentes ambientes: a sala de jantar principal tem ambiente colonial bem iluminado, enquanto o lounge e bar é o local perfeito para um aperitivo antes do jantar ou uma taça e um charuto.

lua-de-mel-teresa-perez-hoteis-Amantaka

( Amantaka Hotel )

Belmond Hotel La Residence Phou Vao

A piscina de borda infinita, com vista para os pagodes dourados que salpicam as montanhas de Luang Prabang, é só um dos muitos atrativos do La Residence Phou Vao. A propriedade também é conhecida por seu restaurante gourmet francês e pelo spa, que só utiliza ervas e plantas locais nos tratamentos.

lua-de-mel-hoteis-Belmond-Hotel-La-Residence-Phou-Vao

( Belmond Hotel La Residence Phou Vao )

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

  • Visto: O visto é necessário, providenciado localmente mediante pagamento de taxa.
  • Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina deverá ser providenciada até 11 dias antes do embarque.
  • Clima: O clima de Laos é bastante quente e caracterizado por monções (chuvas), que chegam ao país por volta de junho e duram até outubro. De novembro até meados de fevereiro, o clima é mais seco e as temperaturas são muito agradáveis. De março a junho as temperaturas tendem a ser mais elevadas, sendo abril e maio os meses mais quentes do ano.
  • Melhor época: A melhor época para visitar Laos é entre novembro e fevereiro, quando as temperaturas são mais amenas e o clima é mais seco.
  • Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e o Laos. É necessário voar até a Tailândia ou o Vietnam e de lá pegar um voo para Luang Prabang.
Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | E-mail: info@teresaperez.com.br