Depois de Agra e Delhi, a Teresa Perez Tours termina o roteiro da Índia falando sobre o Rajastão. Terra de reis e marajás, o Rajastão é repleto de contrastes que mostram a Índia que habita o nosso imaginário. É lá que estão as ruas onde circulam camelos e elefantes; que se encontra todo o colorido dos temperos e tecidos; e os suntuosos palácios que mais parecem ter saído de contos de fadas. E mais – no Rajastão, as principais cidades são identificadas pela tonalidade de suas casas. Jaipur é a cidade rosa. Jodhpur, a cidade azul. E Udaipur, a cidade branca.

india-rajastao-lua-de-mel-teresa-perez-1

 

JAIPUR (a cidade rosa)

Uma das mais belas cidades da Índia, no coração do Rajastão, Jaipur é conhecida como a Cidade cor-de-rosa, devido à coloração de seus edifícios. Sua fundação data do ano de 1727 e diferencia-se das demais cidades indianas por ter sido a única feita de forma planejada. Dona de arquitetura considerada como o modelo indiano de construção, a cidade representa magnificamente toda a riqueza e glamour do Império Mughal, repleta de muralhas, monumentos e fortes, todos construídos com pedras avermelhadas, que dão um ar pitoresco ao lugar.

Jaipur

Jaipur

PASSEIOS

Jal Mahal (Palácio das Águas)

Em à meio movimentada Jaipur, o fascinante Jal Mahal surge como um oásis – ele está situado sobre as águas do lago Man Sagar. Estima-se que o palácio tenha sido construído há mais de 300 anos, mas a data real permanece desconhecida até hoje. Feito de arenito vermelho, edifício de arenito vermelho é composto por cinco andares, dos quais apenas o último e o terraço emergem quando o lago está cheio.

Jal Mahal (Palácio das Águas)

Jal Mahal (Palácio das Águas)

Hawa Mahal (Palácio dos Ventos)

Erguido em 1799 possui 953 janelas na face frontal, para que as mulheres do harém pudessem observar o movimento na rua sem serem vistas. Muito bonito para ser apreciado de fora, pois internamente não é possível visitá-lo.

Hawa Mahal

Hawa Mahal

***

JODHPUR (a cidade azul)

A cidade de Jodhpur também é conhecida como Cidade Azul. Isso porque, do alto, é possível ver diversas casas azuis. No alto está o Forte de Mehrangarh que é, certamente, o principal atrativo da cidade. Atualmente, está aberto ao público, que pode percorrer os corredores e apreciar a detalhada decoração indiana. Pelas ruelas medievais está toda a excêntrica cultura da Índia, incluindo as vacas, os bois e o aglomerado de sempre. Com sua diversidade, Jodhpur é, certamente, mais uma cidade inesquecível deste país singular.

Jodhpur

Jodhpur

PASSEIOS

Forte Mehrangarh (Cidadela do Sol)

Nos arredores da cidade, suas muralhas atingem 36m de altura, e possui uma belíssima arquitetura. Seu museu possui uma grande coleção de palanquins, berços reais, miniaturas, instrumentos musicais, móveis e costumes.

Forte Mehrangarh

Forte Mehrangarh

Jaswant Thada

Construído no século 19 em homenagem ao Marajá Singh II, 33º governante de Jodhpur, o memorial de Jaswant Thada é um marco arquitetônico na Índia – é feito todo de mármore, com esculturas impressionantes que revelam toda a habilidade de seus criadores.

Jaswant Thada

Jaswant Thada

***

UDAIPUR

Conhecida como a Veneza do Leste ou Cidade dos Lagos, Udaipur é um oásis no meio da árida região do Rajastão. Construída no século 16, a cidade exibe uma coleção impressionante de templos dedicados a deuses hindus, mirantes e mesquitas. É uma cidade vibrante e misteriosa, que encanta pela espetacular herança deixada pelos marajás.

Udaipur

Udaipur

PASSEIOS

City Palace (Palácio da Cidade)

O conjunto abriga vários palácios enfileirados nas margens do romântico lago Pichola. O primeiro edifício data do ano de 1559. Cercado de torres octogonais, os palácios mesclam arquitetura típica rajastã com traços mongóis. Nos interiores, há belíssimas obras em vidro e espelho.

City Palace

City Palace

Jag Mandir Island Palace (Palácio da Ilha Jag Mandir)

A construção ocupa toda a área territorial da ilha Jag Niwas, circundada pelo Lago Pichola. Foi construído em 1743 para ser a residência de verão da realeza. Sua arquitetura ostenta riquíssimos trabalhos em mármore e ornamentos.

Jag Mandir

Jag Mandir

***

HOTÉIS

Taj Rambagh Palace Jaipur [Jaipur]

O edifício é uma das joias arquitetônicas de Jaipur. Construído há dois séculos, já foi residência de reis e marajás. A decoração interior mantém o classicismo com um toque de vanguarda e contrasta harmoniosamente com as linhas autênticas do exterior. Entre as atividades para os hóspedes dos 79 quartos, jogos de polo e passeios no lombo de elefantes. Nos dois restaurantes, pode-se provar a culinária indiana e internacional, enquanto dois bares servem bons coquetéis e apresentam uma respeitável carta de vinhos. A Jiva Grande Spa – assim como tudo mais no palácio – transporta os visitantes aos dias de realeza, em um ambiente de conto de fadas onde são realizadas terapias exclusivas com técnicas da antiga Índia.

Rambagh Palace Hotel

Rambagh Palace Hotel

The Oberoi Rajvilas [Jaipur]

Em Jaipur, cercado por espelhos d´água e antigos fortes e palácios, o The Oberoi Rajvilas é um resort que exibe em suas linhas o melhor da arquitetura indiana. Elegantes, os quartos são decorados com modernos e tradicionais artesanatos locais. Para recarregar as energias, o spa oferece relaxantes tratamentos holísticos.

The Oberoi Rajvilas

The Oberoi Rajvilas

Taj Umaid Bhawan Palace Jodhpur [Jodhpur]

Uma das maiores residências privadas do planeta. O palácio de Umaid Bhawan é uma joia arquitetônica de dimensões grandiosas, erguido na Colina Chittar e projetado pelo famoso arquiteto britânico Henry Lanchester, combinando influências orientais e ocidentais. Ocupando uma parte do palácio, o hotel Umaid Bhawan Palace se destaca pelos serviços esmerados, em que a personalização é ponto chave, e o design dos seus quartos e suítes, todos com inspirações históricas e culturais. Experimente: as Historical Suites são decoradas de forma individual, em um mix eclético de estilos art déco e neoclássico.

Taj Umaid Bhawan Palace

Taj Umaid Bhawan Palace

Taj Lake Palace Udaipur [Udaipur]

No meio do Lago Pichola, o Taj Lake Palace foi construído inteiramente em mármore no século 17, tendo sido convertido em um hotel em 1971. Desde então, recebeu entre seus hóspedes personalidades como Jacqueline Kennedy e a rainha Elisabeth II. Cada um dos 66 quartos e 17 suítes conta com serviço de mordomo e decoração rica, com mosaicos, afrescos e sedas. No Jiva Spa, cada tratamento foi cuidadosamente desenvolvido baseado na rica herança de bem-estar e espiritualidade hindu, com programas personalizados e sessões de ioga. Os quatro restaurantes servem culinária indiana, asiática, italiana e internacional. O Restaurante Pontoon pode providenciar refeições privativas em uma plataforma flutuante, enquanto no Gangaur pode-se saborear deliciosos pratos em pequenos barcos, todos preparados em uma cozinha aberta flutuante. No Bar Amrit Sagar há diversos tipos de charutos, sheeshas (o narguilé indiano) e uma impressionante carta de vinhos.

Taj Lake Palace Udaipur

Taj Lake Palace Udaipur

The Oberoi Udaivilas [Udaipur]

Concebido como um tradicional palácio hindu, o Oberoi Udaivilas capta todo o romance e esplendor da era real. O rico patrimônio da região Mewar é bem representado por pátios, passeios ondulados, fontes, piscinas espelhadas e jardins verdejantes. Todos os quartos e suítes são adornados com cúpulas decorativas, afrescos, espelhos com molduras esculpidas e artefatos muito bem trabalhados para criar um ambiente de real esplendor. Cozinha internacional, sabores autênticos de Rajastão e drinques são servidos com vista deslumbrante para o Palácio da Cidade e Lago Pichola. O spa conta com sua própria piscina com vista para o lago e é um refúgio de serenidade. Terapeutas treinados revitalizam o corpo e a alma com tratamentos de rejuvenescimento. O resort também oferece aulas de ioga e meditação.

The Oberoi Udaivilas

The Oberoi Udaivilas

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

  • Visto: O visto é necessário e deve ser providenciado com antecedência no Brasil.
  • Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina deverá ser providenciada até 11 dias antes do embarque.
  • Clima: Na Índia, o ano começa com o clima seco e quente, com as temperaturas bastante altas no período de abril a junho. Em julho começam as monções, que atravessam o país do sul ao norte. Os meses de julho a setembro são bastante chuvosos em todo o país, mas mesmo com a umidade, as temperaturas continuam altas. Após as monções começa a temporada de temperaturas amenas na maior parte do país e de frio no norte, mais próximo aos Himalayas.
  • Melhor época: A melhor época para visitar a Índia é de outubro a março.
  • Como chegar: Não há voos diretos entre a Índia e o Brasil. A melhor opção é voar até a Europa e de lá pegar uma conexão até Nova Delhi.
A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | 31 3131-3000 | E-mail: info@teresaperez.com.br

*Gostou? Veja também o roteiro por Delhi, capital da Índia.