Lua de mel: a magia e a autenticidade do Havaí

As 19 ilhas que compõem o arquipélago – que já serviram de cenários para incontáveis produções cinematográficas – têm praias belíssimas, paisagens deslumbrantes, fauna e flora ricas, além de várias atrações naturais, como canyons, parques vulcões e florestas. Esse caldeirão cultural torna o Hawaii um local único, capaz de atrair visitantes repetidas vezes, mas sempre deslumbrados por sua autenticidade. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, preparou um roteiro especial por esse destino fascinante.
O Havaí passou a ser um estado americano em 1959, mas mesmo assim conseguiu preservar sua cultura e autenticidade. Até porque seria difícil conseguir mudar o rumo de uma história como esta. Polinésios viajantes, exploradores europeus, missionários americanos e agricultores asiáticos imigrantes formaram a base cultural deste território que vê o multiculturalismo como uma regra, e não uma exceção.
Apesar de ser difícil encontrar alguém cujos ancestrais sejam genuinamente havaianos, o dialeto local ainda é falado e incentivado. A gastronomia rica e diversa é ótima para foodies, que reconhecem influências do mundo todo nos pratos típicos havaianos, quase sempre acompanhados de frutos do mar e peixes frescos.
Honolulu
É a cidade mais populosa do Havaí e, por conta disso, possui um centro vibrante. Capital do 50º estado norte-americano, fica localizada na Ilha de Oahu, onde se pode encontrar desde pontos históricos e monumentos preciosos, até lojas das mais exclusivas marcas, além de uma cena cultural e artística efervescente. O povo é uma mistura de etnias, às vezes mais asiáticas do que americanas, o que está evidente na gastronomia local, em ascendente valorização.
Kona
A cidade reúne muito da história e da magia do Havaí. Foi onde seu mais importante líder, o Rei Kamehameha, escolheu passar seus últimos dias. No sul, está o lugar onde o Capitão James Cook deu seus primeiros passos ao chegar aoHavaí. Localizada na Big Island, o maior estado americano, Kona está repleta de praias, matas, pontos históricos e até mesmo vulcões. Devido às águas cristalinas de suas praias, as condições de mergulho são ideais. Um dos passatempos na região é observar golfinhos e baleias – que vêm do Alaska todos os anos para procriar no Hawaii. Lá também pode-se ver e interagir com as graciosas tartarugas verde do mar havaiano.
Maui
Lazer. Essa é a palavra chave de Maui, onde pode-se nadar com golfinhos, mergulhar com tartarugas, aprender a surfar ou a simplesmente admirar as ondas. Conhecer Maui por água envolve muitas dessas atividades, mas caso prefira a superfície, tudo bem! Por terra, pode-se percorrer vários caminhos, como aqueles que passam pelo maior vulcão adormecido do mundo, pelo meio da mata ou pelas praias de areias brancas e água cristalina.
Lanai
A ilha é considerada a menor das ilhas do Hawaii, mas é a mais intrigante. As praias de água cristalina com golfinhos e baleias relembram, a todo momento, que se está em território havaiano. No entanto, ao distanciar-se da costa, o cenário muda. Paisagens desérticas e trilhas por entre florestas de eucaliptos e pinheiros, apresentam o outro lado da ilha, que pode ser desfrutado com tranquilidade ou aventura, depende apenas do estilo pessoal de cada um. Apesar das diferenças geográficas, quando se trata de simpatia, o Hawaii é bastante homogêneo. Em Lanai, não seria diferente: os moradores preservam o sentido mais genuíno da palavra aloha – amor e afeição.
Kauai
A mais descontraída das ilhas havaianas, reserva belas surpresas àqueles que se aventuram por ela. Suas praias e penhascos têm uma beleza inigualável, tal como sua fauna e flora riquíssimas. A hospitalidade dos moradores mostra costumes de ancestrais nativos e de várias outras culturas, que contribuíram com a miscigenação que ocorreu na ilha. Conhecer a história de Kauai é também conhecer a própria história do Havaí, já que esta foi a primeira ilha onde aportaram os polinésios, europeus e missionários. Logo, foi também o primeiro lugar a sentir as influências culturais que os novos habitantes trouxeram com eles. De uma forma concentrada, estar em Kauai é estar em contato direto com a historia do Havaí.
RESTAURANTES
Side Street In (Honolulu)
Meio esporte-bar, a única unanimidade sobre o restaurante é que todos adoram! Os frequentadores vão de locais assíduos para desfrutar da gastronomia. Todos querem viver a experiência havaiana, provando pratos que podem ser divididos ou individuais, como “buffalo wings” e o premiado “side style famous fried rice”. www.sidestreetinn.com
Kona Inn Restaurant (Kona)
O prédio onde o restaurante está, costumava ser um hotel quando foi construído, em 1928. Fotos em preto e branco ainda decoram as paredes e agora o hotel deu lugar a mesas em estilo havaiano e cadeiras superconfortáveis, de onde se pode observar um belíssimo pôr do sol. Os melhores pratos são os com frutos do mar, sempre muito frescos. www.windandrestaurants.com
Sea House Restaurant (Maui)
O local onde é localizado foi construido em 1960, quando nenhuma lei proibia construções tão próximas à areia da praia. Sorte ou destino, o fato é que o restaurante tem uma vista privilegiada de Napil Bay. Serve pratos deliciosos e já famosos, como a “panqueca de forno” e o “raw fish nachos”. www.seahousemaui.com
Lanai ‘Ohana Poke Market (Lanai)
Apesar do nome oficial, todos o chamam de “Poke Shop”. É como um restaurante a céu aberto, em que as pequenas refeições são servidas. O local é tão único que os próprios donos pescam os peixes todos os dias. O melhor horário [ara dar uma passada é por volta das 11h30, pois às 13h00 as crianças saem da escola e vão direto para lá.
Mediterranean Gourmet (Kauai)
O chef libanês, Imad Baydoun, se inspirou na culinária de seu país, e também na da França, Espanha, Itália e Grécia, para criar o menu do premiado restaurante. O local exala tranquilidade com uma vista para o mar. No jardim que separa o restaurante da areia, acontece um luau às terças-feiras. O “babaganush” e o “homus” são reconhecidos em Kauai. www.kauaimedgourmet.com
HOTÉIS
Halekulani (Honolulu)
Na lendária praia de Waikiki, com vista para o mar e para a incrível cratera vulcânica Diamond Head, o Halekulani combina o melhor do clima havaiano com serviços cuidadosos e diversas atividades. O SpaHalekulani oferece um programa completo de tratamentos com rituais tradicionais da Polinésia, além de massagens, tratamentos faciais e terapias corporais. Na gastronomia, 5 restaurantes e bares, incluindo o premiado La Mer, considerado um dos melhores restaurantes do Havaí, propõe uma autentica viagem de sabores pela culinária havaiana e internacional.
Four Seasons Resort Lana’i At Manele Bay (Lanai)
O hotel está instalado em um paraíso formado por uma praia intocada e uma reserva protegida com rica vida marinha. Dispõe de 236 espaçosos quartos e suítes e contam com terraço de frente para a praia. Junto com a propriedade vizinha – “Lodge at Koele” -, o hotel oferece seis bares e restaurantes, todos com belas vistas para o mar, e servem gastronomia variada. Destaque para o programa de atividades especiais para crianças, voltado à integração com o meio ambiente da ilha.
St. Regis Princeville Resort (Kauai)
Em uma das ilhas do Havaí, o St. Regis Princeville está cercado pela natureza. O resort conta com um número grande de passeios e atividades especiais pensados para serem realizados em família. É possível mergulhar com snorkel para apreciar a vida marinha local ou realizar uma jornada guiada pelas trilhas da selva ao redor.
Four Seasons Resort Maui at Wailea (Maui)
Instalado na paradi’siaca praia de Wailea, o hotel é o destino perfeito para a prática de atividades aquáticas ou simplesmente para uma relaxante caminhada por suas areias brancas. O hotel dispõe dos maiores quartos da ilha, todos ofisticadamente decorados e com toques artesanais havaianos. Entre as opções gastronômicas, destaque especial para o italiano “Ferraro”, onde se pode jantar sob as estrelas; e para o “Steak Duo”, onde os grelhados e frutos do mar são preparados numa cozinha aberta que fica no centro no restaurante. No spa são oferecidos tratamentos relaxastes com técnicas havaianas.
Montage Kapalua Bay (Maui)
Espalhado ao longo de 24 acres e com uma vista estonteante, o Montage Kapalua Bay reflete as características locais tanto na sua arquitetura, quando na sua gastronomia. Os quartos são espaçosos e dão a sensação de se estar em casa, principalmente pelos amplos livings e cozinha gourmet. Para os almoços e jantares, pode-se escolher desde os peixes mais frescos do Cane & Canoe, até os coquetéis autênticos e a beleza do cenário do Sunset Patio, bar em um ambiente tropical, ideal para criar memórias inesquecíveis.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
- Visto: Portadores de passaporte brasileiro precisam de visto para visitar os Estados Unidos. O visto deve ser providenciado com antecedência junto ao consulado americano no Brasil.
- Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
- Clima: Clima tropical, quente e úmido. As mudanças de estação são sutis, em quase todo ano a temperatura é agradável: entre 23°C e 31°C de abril a outubro, e mais fria e úmida, entre 18°C e 28°C, de novembro a março. O termômetro quase nunca marca menos do que 15°C, nem ultrapassa os 32°C. Quando há erupções vulcânicas na Grande Ilha, uma capa de fumaça se eleva no céu durante alguns dias, em especial na zona de Kona. Os locais chamam a essa neblina vog, ou “névoa vulcânica”. As pessoas que sofrem de asma ou têm problemas respiratórios devem tomar precauções durante os dias que haja vog.
- Melhor época: O ano todo, apesar de ser mais procurado pelos turistas durante o inverno (dezembro a fevereiro).
- Como chegar: Não há voos diretos para o Havaí saindo do Brasil, os voos partem sempre das principais cidades dos Estados Unidos.