Lua de mel: a agitação de Mykonos, na Grécia

Dando continuidade ao especial Grécia, chegou a vez de falarmos sobre Mykonos! Sofisticada, alegre e exuberante. Assim é a ilha grega mais visitada, famosa por suas praias deslumbrantes e por possuir o que pode ser considerada a mais badalada vida noturna de todo o país. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, dá as dicas desse roteiro.
Graças a seu espírito livre e cosmopolita, Mykonos tornou-se muito popular entre comunidades alternativas internacionais. A cidade de Chora, capital da ilha, compreende um moderno porto de pescadores, com casas brancas, mais de trezentas igrejas, lojas de artesanato e pequenas tavernas e cafés.
Cercada pelo Mar Egeu, a paisagem dominante da ilha é o intenso contraste entre as típicas casas brancas em formato de cubos e as inúmeras cruzes e domos das igrejas da ilha – tudo isso emoldurado pelo mar, profundamente azul.
Segundo a mitologia, foi em Mykonos que o herói Hércules, filho de Zeus, derrotou os gigantes para tornar-se um Deus. Conta-se que as enormes rochas da ilha são na verdade, os corpos petrificados dos gigantes derrotados.
PASSEIOS
Praias
Rodeada pelo Mar Egeu, a ilha de Mykonos possui dezenas de praias – algumas mais cheias, outras menos, de acordo com a moda vigente, mas todas têm em comum um incrível mar transparente.
Além das belezas e do prazer de simplesmente desfrutá-las, as praias mais concorridas oferecem também atividades diurnas e intensa vida noturna. Aulas de yoga, bares, restaurantes, música: tudo acontece na praia.
As praias do sul são as mais protegidas do Meltemi – o vento cycládico – e por isso as mais frequentadas. As do norte, mais atingidas pelos ventos, acabam por ficar mais reclusas, e são procuradas por quem deseja mais privacidade. Esportes aquáticos são oferecidos na maioria das praias do sul.
Venetía
Mais conhecida como pequena Veneza, é considerada o bairro dos artistas. Aqui, as casas altas têm balcões pintados que se projetam sobre o mar. Na praça principal, chamada de Platéia Aléfkandra, está a grande catedral ortodoxa de Panagía Pigadiótissa.
Panagía Paraportianí
É a igreja mais famosa da ilha. Erguida no portão dos fundos (parapórti) de um forte medieval, é composta por quatro capelas no andar térreo e outra no andar de cima. Parte da igreja foi construída em 1425, e o restante nos séculos 16 e 17.
RESTAURANTES
Matsuhisa Mykonos
Aclamado pela crítica, o restaurante, que leva a assinatura do renomado chef Matsuhisa Nobu, é especializado na moderna cozinha japonesa, combinando técnicas orientais, com os ingredientes asiáticos e sul-americanos.
Informações: Hotel Belvedere. School of Fine Arts District. Mykonos. Tel: 30 22890 25122. www.belvederehotel.com.
Uno Con Carne
Localizada em um antigo cinema a céu aberto, esta steakhouse argentina é cheia de estilo. Conta com lounge e um dos maiores bares da cidade.
Informações: Panachra. Mykonos. Tel 30 22890 24020. www.unoconcarne.gr.
Diles
Este elegante restaurante, considerado um dos melhores de Mykonos, oferece pratos gregos acompanhados por bons vinhos.
Informações: Praça Lakka. Mykonos. Tel: 30 22890 22120. www.diles.gr.
HOTÉIS
Cavo Tagoo Hotel
O Cavo Tagoo está situado em um penhasco e seu estilo arquitetônico típico das ilhas gregas é realçado pelos arredores da belíssima Mykonos. Seus 80 quartos têm decoração minimalista e descortinam encantadoras vistas para o mar. No restaurante Tagoo, os chefs satisfazem os mais exigentes paladares com pratos criados a partir da fusão da cozinha grega com a internacional.
Belvedere Hotel
O icônico hotel boutique Belvedere foi fundado na Stoupa, uma das mais antigas mansões de Mykonos, que remonta a 1850. Seus quartos e suítes são decorados com cores claras, com predomínio do branco característico da região, compondo ambientes arejados e calmos. Entre as opções gastronômicas estão o restaurante japonês Matsuhisa Mykonos, do renomado Chef Nobu Matsuhisa, e o Belverdere, que oferece o melhor da cozinha grega.
Grace Mykonos
No lado norte de Mykonos, com uma vista da área protegida Agios Stefanos, está o Grace Mykonos. A arquitetura tradicional grega e o artesanato local coexistem perfeitamente com o design elegante da propriedade, tornando o ambiente informal e requintado ao mesmo tempo. Os quartos têm um clima muito clean, e o branco predomina, criando um ambiente perfeito para relaxar. Na piscina belíssima do hotel, os hóspedes também encontram o ambiente perfeito para jantar e tomar alguns drinques, desfrutando de uma vista sensacional.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
- Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
- Vacinas: Segundo informações oficiais, a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela não é exigida. Ressaltamos, porém, que esta informação pode ser alterada sem aviso prévio e, portanto, recomendamos tomar a vacina, o que deverá ser providenciado até 11 dias antes do embarque.
- Clima: A Grécia tem clima mediterrânico, que resulta em invernos suaves e úmidos, e verões (junho a agosto) quentes e secos. As temperaturas raramente atingem extremos, embora ocasionais precipitações de neve ocorram durante o inverno na Grécia Continental, incluindo Atenas e as Ilhas Cíclades (entre elas, Mykonos e Santorini).
- Melhor época: A melhor época para visitar a Grécia é entre maio e setembro. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus, por isso, hotéis, restaurantes e atrações podem estar muito cheios. Além disso, nesses dois meses o calor é muito intenso, podendo ultrapassar 40ºC. Não é recomendado visitar o país entre novembro e março, pois neste período é mais frio e chuvoso, e muitas atrações, restaurantes e hotéis permanecem fechados.
- Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e a Grécia. A melhor opção é pegar um voo até alguma das capitais ou outras grandes cidades europeias e lá fazer conexão para Atenas. Então, para chegar a Mykonos, pode-se optar por um voo de 40min ou por uma viagem de hydrofoil de 3h.