Esta semana, iniciaremos um especial de lua de mel pela Grécia, começando por Atenas! A capital grega ostenta inúmeros monumentos bizantinos, medievais e do século 19, além de diversas áreas de uma beleza natural surpreendente. É em Atenas que ficam os melhores restaurantes e a mais variada vida noturna do país, ​o que garante à cidade o status de importante centro cultural europeu. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, preparou um roteiro para aproveitar ao máximo o destino.

Arte, organização social, teatro, mitologia. As origens da Grécia estão em nosso dia a dia, o que contribui para que a visita seja sempre permeada de encantamento e uma aura de mistério indispensável a toda viagem inesquecível.

Mas não é só isso. A Grécia é bonita. Muito bonita! São mais de duas mil ilhas espalhadas pelo mar Egeu. E a sua alva arquitetura, mais antiga que a própria história, contrasta com o belo azul do céu.

Atenas ganhou seu nome em homenagem à Deusa da sabedoria, Athena, ​que ganhou a cidade após derrotar Poseidon em um duelo. A vitória foi comemorada com a construção de um templo na Acrópoles, local dos primeiros assentamentos na cidade. Apesar do trânsito caótico, há uma alegre qualidade de vida que se torna evidente em tavernas, cafés e no labirinto de ruas ao redor do bairro Plaka, o mais charmoso da cidade.

PASSEIOS

Acrópole

Visível de quase todos os pontos da cidade, é o mais antigo e importante monumento histórico da civilização ocidental. O ponto central do conjunto de prédios que formam a Acrópole é o Parthenon, cuja construção data de 500 anos antes de Cristo. Na época, o local tinha como objetivo abrigar a estátua gigante da deusa Atenas e servir como local de guarda dos tributos do estado. O prédio do Parthenon, tal como foi originalmente projetado por Péricles há 2.500 anos, foi erguido totalmente em mármore e, ao contrário do que muitos pensam, não era originalmente branco, e sim adornado com esculturas e pinturas coloridas. Outro prédio histórico da Acrópole é o Erechtheion, famoso pelas estátuas das seis Cariátides – colunas esculpidas em mármore, na forma de seis jovens.

( Acrópole )

Museu da Acrópole

Inaugurado em junho de 2009, o Museu da Acrópole, cuja construção custou aproximadamente 130 milhões de euros, é quase dez vezes maior que o antigo museu (construído em 1874 e expandido em 1950). Com um acervo de cerca de 4 mil itens, abriga alguns dos maiores tesouros gregos. O prédio fica sobre um sítio de escavações que foi descoberto durante a sua construção. As escavações continuam e podem ser observadas pelos visitantes através do chão de vidro do museu.

( Museu da Acrópole )

Plaka

É o bairro que cobre toda a área abaixo da Acrópoles. Apesar de ter sido muito comercializada, esta é a área mais agradável para ser explorada a pé. Ruas estreitas são margeadas por edifícios do século 19, construções otomanas (do Império Otomano que derrubou o Império Romano), lojas de souvenirs e movimentadas tavernas. Aqui está também a Ágora Romana, centro cívico erigido pelos romanos em substituição a Ágora Antiga. A Torre dos Ventos é a principal edificação dessa região. Construída pelo astrônomo Andronikos Kyrrestes no século 1 a.C., tinha diversas funções, como relógio de água, compasso e cata-vento.

Em particular, Anafitika – na base da Acropóle – é uma deliciosa área que recria os estilos e atmosferas de uma vila grega. Além de simplesmente caminhar pelas ruas ou sentar-se num café para observar o movimento, o ponto alto de Plaka são seus vários museus.

( Plaka )

RESTAURANTES

Spondi

Culinária tradicional francesa, ingredientes mediterrâneos e sabores gregos com uma alta dose de charme é a receita do sucesso. Classificado com duas estrelas no guia Michelin.

Informações: Pyrronos Street, 5. Pangrati. Atenas. Tel: 30 210 7564021. www.spondi.gr.

( Spondi )

Hytra

Culinária criativa e inovadora servida em um ambiente caracterizado pelo estilo e conforto. Com um serviço impecável, integra a lista dos mais badalados restaurantes de Atenas. Classificado com uma estrela no guia Michelin.

Informações: Navarhou Apostoli, 7. Psyrri. Atenas. Tel: 30 210 3316767. www.hytra.gr.

( Hytra )

Daphne’s Restaurant

Situado no charmoso bairro de Plaka em uma residência do século 19 inteiramente restaurada, o Daphne’s possui atmosfera exótica e sofisticada. O teto de seu salão principal está inteiramente coberto com afrescos autênticos, que ilustram mitos gregos. Um jardim interno aquecido em noites de inverno e muito agradável nas noites quentes abriga outras tantas mesas – onde são servidos autênticos sabores gregos.

Informações: Lyssikratous Street, 4. Plaka. Atenas. Tel: 30 210 3227971 www.daphnesrestaurant.gr.

HOTÉIS

Grande Bretagne

O belíssimo Grande Bretagne, com mais de 130 anos, é considerado um dos mais tradicionais hotéis de Atenas. Seus 320 apartamentos contam com encantadoras vistas para a Acrópole, o Parthenon e outros pontos históricos da cidade. Dentre as opções gastronômicas, destaque para a cozinha grega do famoso GB Corner, bar-restaurante em estilo art déco do início do século 20. No spa, os visitantes desfrutam de tratamentos inspirados nos conhecimentos ocidentais e orientais.

( Grande Bretagne )

King George

Situado no coração de Atenas, o King George – A Luxury Collection Hotel presenteia seus visitantes com deslumbrante vista panorâmica da cidade e de um dos seus principais marcos, a Acrópole. Com estilo palaciano e ao mesmo tempo contemporâneo, o hotel dispõe de aconchegantes 102 quartos e suítes com mobiliário eclético e piso de madeira natural. Em um ambiente requintado, o restaurante Tudor Hall proporciona aos visitantes uma experiência memorável com os sabores da cozinha grega.

( King George )

New Hotel

O interior do New Hotel e seus quartos foram projetados com inspirações de estilo urbano e decorados com arte contemporânea. Os quartos têm móveis customizados e, com peças feitas à mão, o hóspede tem a sensação de estar dormindo em uma belíssima exposição de arte toda projetada pelos brasileiros irmãos Campana, responsáveis pela idealização dos ambientes. O restaurante New Taste exalta a culinária mediterrânea a partir de ingredientes orgânicos e locais, além de aguçar todos os visitantes com seu famoso pão caseiro.

( New Hotel )

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
  • Vacinas: Segundo informações oficiais, a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela não é exigida. Ressaltamos, porém, que esta informação pode ser alterada sem aviso prévio e, portanto, recomendamos tomar a vacina, o que deverá ser providenciado até 11 dias antes do embarque.
  • Clima: A Grécia tem clima mediterrânico, que resulta em invernos suaves e úmidos, e verões (junho a agosto) quentes e secos. As temperaturas raramente atingem extremos, embora ocasionais precipitações de neve ocorram durante o inverno na Grécia Continental, incluindo Atenas e as Ilhas Cíclades (entre elas, Mykonos e Santorini).
  • Melhor época: A melhor época para visitar a Grécia é entre maio e setembro. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus, por isso, hotéis, restaurantes e atrações podem estar muito cheios. Além disso, nesses dois meses o calor é muito intenso, podendo ultrapassar 40ºC. Não é recomendado visitar o país entre novembro e março, pois neste período é mais frio e chuvoso, e muitas atrações, restaurantes e hotéis permanecem fechados.
  • Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e a Grécia. A melhor opção é pegar um voo até alguma das capitais ou outras grandes cidades europeias e lá fazer conexão para Atenas.
A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300