Não é novidade que a Grécia guarda algumas das mais belas ilhas da Europa. Nem que o país também é ótima opção para quem ama História e cultura. Talvez, para alguns casais, a novidade esteja em Creta, ilha que prova que o roteiro grego pode até abrir mão das célebres Mykonos e Santorini – e ainda proporcionar uma de mel maravilhosa por lá.

Creta é a maior de todas as ilhas gregas. O destino é dono de mais de 50 cânions vertiginosos, que desembocam em algumas das praias mais épicas do Mar Egeu. O mais legal é que não são apenas os cenários de área branquinha e água cristalina que chamam a atenção por lá. As praias figuram ao lado de fortalezas históricas, igrejas, museus e sítios arqueológicos. Entre as principais cidades estão Heraklion, capital de Creta, e Chania. Damos dicas do que fazer em cada uma das duas! E quem te dá todas as dicas para uma lua de mel incrível por lá é nossa especialista no assunto, Teresa Perez Tours!

Heraklion

Heraklion já pertenceu aos turcos e aos venezianos, e apenas em 1913 voltou a fazer parte da Grécia. Essas invasões resultaram em um uma impressionante riqueza cultural. Passear por suas construções históricas, como igrejas, palácios e museus, é a melhor forma de conhecer sobre a capital de Creta.

O que ver

Palácio de Knossos
A 15 minutos de Heraklion, o Palácio de Knossos abriga o maior sítio arqueológico da idade do bronze em Creta. São ruínas e construções feitas pelo arqueólogo inglês Arthur Evans, que contam a história do Palácio de Knossos, construído em, aproximadamente, 1900. A fama do local se deu por conta da lenda do Minotauro, que dizem ter habitado o labirinto criado pelo Rei Minos no subsolo do castelo, e é uma das visitas obrigatórias para os casais em Heraklion.

Museu Histórico de Creta
A história da ilha de Creta está exposta desde as obras bizantinas até os tempos modernos. No acervo estão diversas pinturas – inclusive do pintor Doménikos Theotokópoulos -, artefatos históricos e alguns recursos multimídia que deixam o passeio mais divertido.

Basílica de São Marcos
Esta igreja veneziana foi erguida em 1239 e recebeu o nome de Basílica de São Marcos em homenagem ao santo padroeiro de Veneza. Em 1303 foi destruída por um terremoto, sendo reparada em 1508. Com a chegada dos turcos, o local se tornou mesquita e, atualmente, a basílica é utilizada para apresentações de espetáculos e exposições.

Fortaleza de Koules
Construída pelos venezianos no início do século 13, a Fortaleza de Koules é um ótimo exemplo de arquitetura de Veneza. Além de todo o valor histórico e arquitetônico, o local proporciona lindas vistas da costa de Creta, já que foi construído no antigo Porto de Heraklion.

Onde ficar

Amirandes Grecotel Exclusive Resort
Dono de uma localização privilegiada, o Amirandes Grecotel Exclusive Resort está próximo a pontos como o Palácio de Knossos e conta com villas a poucos passos da praia – algumas com piscina privativa. Para o bem-estar, os casais têm à disposição um spa com tratamentos personalizados, realizados a partir de produtos orgânicos, extratos de ervas raras de Creta e terapias inspiradas em procedimentos indianos. Já as opções gastronômicas são diversas, com culinárias de todo o mundo e ainda a experiências de jantares privativos na praia, com decoração romântica, menu personalizado e música ao vivo à escolha do casal.

Chania

A apenas 150 quilômetros de Heraklion, Chania é um verdadeiro festival de cultura: influências bizantinas, venezianas e otomanas estão espalhadas por ruelas e becos encantadores. São museus, igrejas, fortes, e ainda praias paradisíacas para colocar no roteiro. Contamos tudo o que você precisa conhecer na cidade!

O que ver

Praias em Chania
Chania combina com perfeição atrativos culturais com lindas praias. Uma das praias que melhor representa isso é a Elafonissi, situada no extremo sudoeste da ilha, dona de águas azul-turquesa mornas e areias cor-de-rosa (isso mesmo!). Já a praia de Mátala – um famoso ponto de encontro entre hippies nos anos 1960 – é famosa por estar cercada por diversas cavernas interessantes. Para privacidade, a praia de Glyka Nera é ótima opção: um trecho de areia na área de Sfakia, isolado por montanhas e com algumas nascentes que proporcionam água fresquinha. Por fim, ao norte de Creta, duas praias se destacam: Vai, famosa pela grande quantidade de coqueiros, e Balos, que além de uma natureza encantadora proporciona para os casais mais aventureiros as ruínas de um castelo veneziano em uma colina, com vistas panorâmicas da região.

Forte de Firkas e Museu Marítimo de Creta
O Forte de Firkas foi erguido pelos venezianos como uma tentativa de evitar os possíveis ataques dos turcos à ilha. O local também proporciona lindas vistas do porto e do farol veneziano, além de abrigar, também, o Museu Marítimo de Creta, composto por objetos de arqueologia submarina, ferramentas marítimas, arquétipos de barcos e fotografias.

Igreja de São Nicolau
Quando foi erguida pelos venezianos em meados de 1320, a construção funcionava como o Monastério da Ordem Dominicana. Com a invasão turca, o local se tornou uma mesquita. Já em 1928 foi finalmente transformada na Igreja de São Nicolau. Os casais podem notar na construção os traços de todas as transformações sofridas ao longo dos anos.

Museu da Vida Escolar da Grécia
O objetivo do Museu da Vida Escolar da Grécia é comparar a educação do passado com os dias de hoje. Para os estrangeiros, a visita pode ser ainda mais interessante, já que há uma terceira comparação: a vida escolar de Creta com a do país de origem do visitante.

Museu Arqueológico de Chania
O Museu Arqueológico de Chania faz parte do Monastério de São Francisco de Assis, uma importante construção em estilo veneziano da cidade. Várias esculturas, mosaicos, joias e artesanatos feitos pelos antigos habitantes da região, desde o período neolítico, passando pelo período romano, estão expostos.

Onde ficar em Chania

Domes Noruz
Instalado a poucos passos do mar em uma área que proporciona acesso privativo à praia, o Domes Noruz conta com acomodações que variam entre quartos e suítes, algumas com piscina privativa, e todos com janelas que vão do chão ao teto e design minimalista. Na gastronomia, dois restaurantes privilegiam os sabores de Creta e da Ásia, enquanto três bares proporcionam coquetéis artesanais, alguns à beira-mar. Por fim, o Soma Spa realiza tratamentos exclusivos, que tornam a experiência no resort ainda mais completa.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300