Personagem principal de tantos livros, filmes e séries, Nova York sempre marca a vida de seus visitantes. Definir a atmosfera da cidade mais plural do mundo não é uma tarefa fácil. Vanguardista, inovadora e ousada são adjetivos constantemente atribuídos a ela. Todo o tempo do mundo não seria suficiente para visitar seus cafés e restaurantes, suas galerias e museus e seus teatros e cinemas, que se reinventam no mesmo ritmo frenético que dita o dia a dia dos nova-iorquinos. A “capital do mundo” tem vocação para lançar tendências de moda, comportamento e artes. Para quem deseja atiçar os sentidos, o cenário de concreto e as luzes da cidade, ainda que pareçam improváveis, são fontes infalíveis de inspiração. A Tereza Perez, nossa especialista em lua de mel, preparou um roteiro especial por esse destino incrível.

Curiosidade…

Something old, something new, something borrowed, something blue…

Tradição muito antiga nos Estados Unidos e cada vez mais adotada no Brasil. Acredita-se que para ter um casamento feliz e duradouro, a noiva deve usar “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul”. O costume, tirado de uma secular rima inglesa, é cheio de significados: O “algo velho” simboliza a transição da vida de solteira, que fica no passado, para a de casada. O “algo novo” refere-se ao futuro da noiva a partir daquele momento. O “algo emprestado” deve ser de alguma amiga que tenha um casamento feliz, dessa forma, a alegria será passada adiante. E, por fim, o “algo azul“ é sinônimo da pureza do amor.

Uma história de amor entre a ficção e a vida real…

A bailarina e o fantasma

Sentada na primeira fila para assistir O Fantasma da Ópera, na Broadway, a bailarina brasileira Andreia Romana quase não acreditava no que vivia: em pleno espetáculo, com o coração palpitando, trocava olhares com o personagem principal, o fantasma interpretado pelo ator Jeff Keller. Apaixonaram-se ali mesmo e, ao final da peça, se encontraram no camarim. Foi amor à primeira vista, lembram os dois. Casados desde 1998, é em Nova Jersey que o Fantasma, agora aposentado do papel, e a bailarina, hoje professora, seguem vivendo de amor e de arte: dão aulas de dança e canto juntos.

PASSEIOS

Williamsburg

Williamsburg é um dos bairros do Brooklyn, e recentemente se tornou um dos queridinhos de quem visita Nova York. A impressão é que se está muito mais longe da Big Apple do que a alguns minutos de metrô. Os prédios baixos, o clima mais desacelerado e levemente mais alternativo do que o de Manhattan, com certeza, tem grande responsabilidade por essa percepção. Antigo bairro industrial, as ruas de Williamburg hoje têm vários restaurantes e bares onde funcionavam antigas fábricas. Aliás, para os amantes da gastronomia, nada melhor do que conhecer esse bairro que, certamente, guarda alguma das melhores opções de Nova York. Para acompanhar as descobertas gastronômicas, a trilha sonora sempre é muito boa: lounges e bares intimistas têm uma programação ao vivo super interessante!

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-williamsburg

( Williamsburg )


The High Line

No badalado bairro de Meatpacking, um antigo trilho de trens suspenso foi desativado e convertido em parque. Construídos na década de 1930, os trilhos foram abandonados em 1980. A partir de 1999, moradores da região uniram-se para pleitear a criação do parque sobre a estrutura que estava prestes a ser demolida. O oásis urbano foi aberto ao público em 2009 e oferece um agradável espaço para caminhadas e passeios com privilegiadas vistas para o Rio Hudson e para o skyline da cidade. Alguns trechos, embaixo do High Line, reservam boas surpresas: uma enorme quantidade de artistas de rua exibem seus trabalhos por ali.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-highline

( High Line )


Central Park

Em Nova York, não há lugar como o Central Park para se observarem aquelas imagens típicas das estações. No outono, as árvores se desnudam das folhas secas. No inverno, o gramado se cobre de neve e os lagos congelam. Na primavera, os jardins se abrem em flores. No verão, a sombra das árvores convida para um piquenique despreocupado. Um dos maiores parques urbanos do mundo, o Central Park é uma ilha de tranquilidade em meio à agitação da metrópole. São 340 hectares cercados por arranha-céus, contendo diversas atrações para todas as idades, como parques de diversões, fontes e pista de patinação. Vale à pena alugar uma bicicleta para desfrutar de maneira diferente a beleza do parque. Também é no Central Park que se encontra o Zoológico da cidade, ótimo passeio para crianças e um dos cenários mais conhecidos da cidade.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-Central-Park

( Central Park )


Lincoln Center

Um dos mais importantes centros de arte performática do mundo é um complexo de edifícios que funciona como sede de 12 companhias artísticas, entre elas a Filarmônica e a Opera de Nova York, o Ballet do Estado e o Festival de Filmes da cidade. No prédio que abriga o Metropolitan Opera House, atrás da sua fachada de vidro, há dois enormes murais de Marc Chagall que por si só já justificam a visita.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-Lincoln-Center

( Lincoln Center )


Museum of Modern Art (Museu de Arte Moderna)

Três mulheres americanas na década de 1920 tiveram um sonho ousado para a época: construir um museu de arte em Nova York. Miss Lillie P. Bliss, Mrs. Cornelius J. Sullivan e Mrs. John D. Rockefeller Jr. viram seu sonho concretizar-se em 1929. Referência mundial por causa de seu impressionante acervo que reúne pinturas, esculturas e instalações de gênios da arte moderna e contemporânea, uma visita ao MoMA é um verdadeiro mergulho na história recente do mundo das artes. Movimentos artísticos como o surrealismo, o dadaísmo, o expressionismo abstrato e a pop art são representados por mestres como Salvador Dalí, Man Ray, Jackson Pollock e Andy Warhol. E exposições temporárias dedicadas a importantes artistas colocam o museu no topo do calendário cultural mundial. O MoMA adotou uma ousada filosofia: reinventar-se na mesma velocidade com que novos expoentes artísticos surgem. É, aliás, a mesma filosofia que parece mover a própria cidade de Nova York.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-MoMA

( MoMA )

COMPRAS

Time Warner Center

O Time Warner Center está localizado ao lado do Central Park. O shopping abriga seletos estabelecimentos, desde culinária a vida noturna, com opções para todos os gostos e estilos. Além das excelentes lojas como Hugo Boss, Cole Haan, Armani Exchange, Exchange Swarovski, Coach, Sephora, Bose e Wiliams- Sonoma, conta também com restaurantes de chefs de renome mundial como Thomas Keller, Masayoshi Takayama e Michael Lomonaco.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-time-warner-center

( Time Warner Center )


Bloomingdale’s

Tudo em um único endereço com qualidade e estilo. Este é o lema desta loja, que abriga roupas de designers famosos, joias, calçados e decoração em seu interior.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-bloomingdales

( Bloomingdale’s )


What Goes Around Comes Around

Considerado um dos melhores brechós de Nova York, o What Goes Aroung Comes Around combina peças vintage com toque contemporâneo. Na loja é possível encontrar desde peças clássicas de estilo vitoriano até jeans Levi’s dos Anos 1990.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-What-Goes-Around-Comes-Around

( What goes aroud comes around )


Aesop

Loja de cosméticos australiana, projetada pelo arquiteto Jeremy Barbour. O ambiente combina arte e beleza e as embalagens de seus produtos remetem a antigos vidrinhos de remédios, conferindo um ambiente retrô para a loja.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-aesop

( Aesop )


Monocle

Extensão da revista cultural de mesmo nome, a loja possui unidades também em Londres, Tóquio, Hong Kong e Toronto. Em Nova York, o espaço é pequeno, mas trabalha de forma colaborativa com diversas marcas e vende uma variedade de artigos de papelaria, decoração, acessórios para viagem, roupas masculinas e objetos de designers de todo o mundo.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-Monocle

( Monocle )

RESTAURANTES

Eataly

O Eataly é um complexo que reúne lojas voltadas para a gastronomia italiana e, é claro, uma excelente praça de alimentação. Inspirado no empreendimento semelhante localizado em Turim, na Itália, as lojas do Eataly oferecem produtos dos mais diversos, como massas, azeite de oliva, queijos e outros.

Informações: 200, 5th Avenue. Flatiron District. Nova York. Tel: 1 646 3985100. www.newyork.eataly.it.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-Eataly

( Eataly )


ABC Kitchen

Tendo como mote a cozinha orgânica, da fazenda para a mesa, o irmão mais velho do ABC Cocina conta com ingredientes livres de pesticidas, fertilizantes sintéticos ou inseticidas, todos vindos de pequeno produtores locais. Os armários antigos, mesas de madeira restaurada, pratos de porcelana e lustres entrelaçados com trepadeiras floridas foram produzidos por artesãos da região. Prove o atum pescado na vara com gengibre e menta.

Informações: 35 East 18th Street. Nova York. Tel: 1 212 4755829. www.abckitchennyc.com.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-ABC-Kitchen

( ABC Kitchen )


Ushiwakamaru

Sushis, sashimis, niguiris e toda sorte de outros pratos japoneses podem ser pedidos no Ushiwakamaru, mas nada como se deixar nas mãos do chef Hideo Kuribara, que parece gostar de surpreender o paladar dos visitantes. O bolo de chá verde, para sobremesa, impressiona tanto pela aparência, quanto pelo sabor, tal como o sorvete do mesmo sabor.

Informações: 136 W Houston Street. Nova York. Tel: 1 212 2284181. www.ushiwakamarunyc.com.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-Ushiwakamaru-2

( Ushiwakamaru )


Thistle Hill Tavern

A Thistle Hill Tavern é uma taverna despretensiosa decorada com uma exibição de mapas vintage do Brooklyn. O menu muda sazonalmente, com as sugestões do dia expostas em um vitral na entrada, mas hambúrgueres servidos em pão de batata são um prazer constante, assim como os mexilhões cozidos no vapor em um caldo leve com notas de tomate e cebola. Apesar de os pratos principais inclinarem-se pesadamente para a carne, as saladas estão longe de ser uma má escolha, mudando de acordo com as estações para incorporar os mais frescos ingredientes do mercado.

Informações: 441 Seventh Avenue. Park Slope. Brooklin. Nova York. Tel: 1 347 5991262. www.thistlehillbrooklyn.com.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez--Thistle-Hill-Tavern

( Thistle Hill Tavern )


Kiwiana

O chef Mark Simmons construiu seu novo empreendimento com sabores inspirados por sua cidade natal na Nova Zelândia. O Kiwiana (gíria que faz referência às peculiaridades nativas) oferece menu sofisticado em um espaço de estilo gastropub. Os mexilhões defumados e em conserva agridoce servidos em um frasco de vidro sobre uma tábua de corte com creme azedo e manteiga da casa merecem ser provados, assim como o ceviche de salmão coberto por purê de wasabi e abacate e cercado por folhas de endívia como piscinas de caviar. A criatividade inclui delícias nativas para a sobremesa, como o pavlova (um tipo de merengue) de frutas vermelhas com tampo de bolo que, literalmente, dissolve na boca.

Informações: 847 Union Street. Park Slope. Brooklin. Nova York. Tel: 1 718 2303682. www.kiwiana-nyc.com.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-kiwiana

( Kiwiana )

HOTÉIS

The St. Regis New York

O St. Regis Hotel está localizado no coração de Manhattan, a curta distância das atrações mais famosas da cidade, como o Central Park, o Rockefeller Center e o Madison Square Garden. O edifício é datado de 1904, e seus 20 andares abrigam quartos e suítes cuidadosamente decoradas. O hotel conta com o restaurante Astor Court, que serve cozinha internacional. Destaque especial para o Bar King Cole – lendário clube onde o drinque “Blood Mary” foi servido pela primeira vez nos Estados Unidos.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-St-regis

( St. Regis )


Mandarin Oriental New York

Situado no Time Warner Center at Columbus Circle, do 35º ao 54º andar do prédio, o hotel Mandarin Oriental oferece acesso ao que há de melhor em cultura em Nova York. Seus quartos, com janelas que se estendem do chão ao teto, descortinam incríveis vistas do Central Park ou o Hudson River. O Spa possui seis salas de tratamento e uma suíte especial para yoga. O destaque culinário é o restaurante Asiate com cozinha contemporânea e de influência asiática.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-Mandarin-Oriental

( Mandarin Hotel )


Park Hyatt New York

Tendo como vizinho o Central Park e a poucos minutos da Quinta Avenida, o Park Hyatt New York representa todo o dinamismo da cidade, ao mesmo tempo em que oferece tranquilidade plena. Os ambientes são modernos e, a todo momento, lembram o hóspede de que este hotel está em Nova York, devido à mistura de simplicidade e requinte, comum também pelas ruas da cidade. As acomodações alternam os tons terrosos e creme e têm esculturas e quadros na decoração, além de serem bastante espaçosas. No restaurante do hotel, The Black Room at One57, prova-se o melhor da gastronomia americana, feita sempre com ingredientes locais e frescos, colaborando, assim, com a cadeia de produtores regionais. Depois de um dia intenso pela metrópole, desfrutar do Spa Nalai certamente trará serenidade e um novo vigor, tanto quanto a própria Nova York.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-park-hyatt

( Park Hyatt )


The Mark

O Hotel The Mark está em um prédio histórico de 1927, com uma ótima localização na esquina da Madison Avenue com a 77th. Sua decoração moderna e contemporânea, junto com o serviço personalizado faz do hotel uma excelente opção de estada em Nova York. Seus 150 quartos têm decoração art déco e estão equipados com tecnologia de última geração. No restaurante Mark, um cardápio inovador foi desenvolvido pelo premiado chef Jean-Georges Vongerichten.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-the-mark

( The Mark )


The Lowell New York

Em uma tranquila região residencial, próximo à Madison Avenue e ao Central Park, está o The Lowell. O hotel, construído em 1927, conta com decoração assinada pelo famoso designer norte-americano Michael Smith. São 72 quartos com cores claras e toques clássicos europeus – alguns possuem cozinha e lareira. Entre as opções gastronômicas, destaque especial para o Post House, restaurante de steaks, um dos mais conhecidos da cidade e considerado um dos melhores de Nova York.

lua-de-mel-nova-york-teresa-perez-The-Lowell

( The Lowell )

​INFORMAÇÕES TÉCNICAS

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro precisam de visto para visitar os Estados Unidos. O visto deve ser providenciado com antecedência junto ao consulado americano no Brasil.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: Em Nova York, as estações são bastante definidas, com verões bastante quentes e invernos muito frios. Na primavera, a cidade encanta com seus parques floridos, e no outono os cenários com tons avermelhados também impressionam.
  • Melhor época: Nova York é um destino que pode ser visitado o ano todo, mantendo em mente que os verões podem ser desconfortavelmente quentes, e os invernos bastante frios, com grande incidência de neve. ​Sendo assim, é mais indicado visitar a cidade entre março e maio, durante a primavera ou de setembro a novembro, no outono.
  • Como chegar: Há voos diretos entre algumas capitais brasileiras e Nova York.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?