Faraós, múmias, pirâmides… O Egito faz parte do imaginário das pessoas e preserva um verdadeiro mundo à parte. O mais legal é que toda essa imaginação pode ser palco de uma lua de mel inesquecível pelo país, que é berço de uma das civilizações mais antigas e avançadas da história da humanidade. Especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours montou aqui um roteiro perfeito para explorar uma fascinante cultura milenar – que foi uma das principais influências para toda a Antiguidade – combinando a capital Cairo com uma navegação pelo Rio Nilo.

Cairo

Cairo

Capital egípcia e uma das maiores cidades de todo o continente africano, o Cairo conta com diversos atrativos que preservam a cultura do país. Talvez o ponto mais famoso por lá sejam as Pirâmides de Gizé, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Visita obrigatória, abriga as pirâmides construídas para servirem de tumbas aos reis Quéops, Quéfren e Miquerinos, que dão nome a cada uma delas. No local tem também a Esfinge de Gizé, enorme estátua de pedra calcária que representa o rosto do faraó Quéfren. A cidade conta também com museus e mesquitas de antigos estilos arquitetônicos, que são parte importante da relação do país com o islamismo.

Museus

Museu Egípcio

Museum of Islamic Art

O principal é o Museu Egípcio, que conta com um acervo de mais de 120 mil peças! Os destaques ficam por conta do Tesouro de Tutancâmon, um sarcófago de ouro maciço e pedras preciosas; e da Sala das Múmias, com múmias de importantes reis e rainhas. Já o Museum of Egyptian Modern Art conta com extensa coleção de arte egípcia dos séculos 20 e 21. Destaque para a obra “Cidade” do pintor Mahmoud Said. Merece uma visitinha também o Egyptian Textile Museum, pequeno espaço que exibe itens têxteis do Antigo Egito. O The Coptic Museum vai além da cultura egípcia, com seu acervo de artefatos das culturas grega, romana, bizantina e otomana. Já o Museum of Islamic Art preserva, interpreta e exibe artefatos relacionados à arte islâmica. E tem novidade entre os museus egípcios: o Grand Egyptian Museum, que está sendo construído ao lado das Pirâmides de Gizé, tem previsão de abertura em 2021 e seu acervo vai abranger 7 mil anos de história do país. Serão cerca de 100 mil artefatos, sendo por volta de 3 mil pertencentes ao rei Tutancâmon.

Mesquitas

Mesquita de Muhammad Ali

Mesquita de al-Azhar

Mesquita de Ibn Tulun

O Islamismo é a religião oficial do Egito e seus traços estão em algumas mesquitas da capital. Um dos destaques é a Mesquita de Muhammad Ali, construída em 1830 e inspirada na arquitetura otomana. Ela está situada na Cidadela do Cairo, uma área fundada em 1176 e que serviu como sede do governo por mais de 600 anos. Outro destaque é a Mesquita de al-Azhar, situada ao lado da universidade de mesmo nome e inspirada na arquitetura fatímida, desenvolvida pelo povo, de origem árabe da Idade Média. Ela combina vários estilos arquitetônicos como o bizantino, do Antigo Egípcio, medieval e islâmico. Tem arquitetura islâmica também na Mesquita-Madrassa do Sultăo Hassan, construída entre 1356 e 1363 pelo sultão Hassan. Para terminar um roteiro entre as principais mesquitas da cidade, não deixe de ir à Mesquita de Ibn Tulun, inaugurada em 879. É um dos registros da arquitetura abássida, desenvolvida pelos Abássidas, antigo povo islâmico que existiu entre os anos de 750 e 945. Sua arquitetura tinha inspirações nos estilos desenvolvidos pelos persas, na Mesopotâmia e na Ásia Central.

Arte contemporânea

O legado histórico e cultural do Egito é inegável e de uma importância imensurável. Isso não impede o país de ter atrativos relacionados à arte contemporânea. Algumas galerias de arte que merecem uma visita na lua de mel: Townhouse Gallery, Atelier Du Caire, Karim Francis Contemporary Art Gallery e Mashrabiya Gallery.

Onde ficar

Four Seasons Cairo at the First Residence

Sentir logo nas boas-vindas o serviço personalizado é uma das conquistas do Four Seasons Cairo at the First Residence, no coração da capital egípcia. Às margens do Rio Nilo e próximoàs principais atrações, proporciona um panorama formidável das pirâmides. Além de ser um oásis de tranquilidade em meio à agitada capital egípcia, o hotel é conhecido por ter as acomodações mais espaçosas e elegantes do Cairo. São 262 suítes com todos os recursos imagináveis. Delícias da culinária egípcia, síria, libanesa e francesa fazem parte do menu em seus restaurantes e lounges. Para todas as horas, uma espetacular piscina e um spa de primeira categoria. E, para quem quiser testar a sorte, um cassino está à disposição.

Cruzeiro pelo Rio Nilo

Para tornar a lua de mel ainda mais completa, uma das melhores formas de conhecer ainda mais os tesouros egípcios é combinar a capital Cairo com uma navegação pelo Rio Nilo. A rota percorrida está entre as cidades de Aswan e Luxor. Todo o trajeto pode durar de quatro a dez noites, à escolha do casal. Durante a navegação, podem ser apreciados atrativos como templos, mausoléus, museus e complexos arquitetônicos.

O que ver em Aswan

Obelisco Inacabado de Aswan

Abu Simbel

Aga Khan

Ilha de Philae

Aswan, cidade situada no sul do Egito, oferece, ao longo da navegação, passeios a locais como Obelisco Inacabado de Aswan, um dos maiores do mundo, situado na região das pedreiras de granito do Antigo Egito; Mausoléu de Aga Khan, sepulcro feito com mármore de Carrara; Jardim Botânico, com plantas das mais variadas espécies e lugares; e Ilha de Philae, onde os destaques são o Templo de Isis, deusa da magia e símbolo de vida e fertilidade e o Templo de Hathor, que abriga belas pinturas relacionadas à música. Nos arredores de Aswan, há ainda Abu Simbel, um complexo arqueológico formado por dois grandes templos escavados na rocha.

O que ver entre Aswan e Luxor

Templo de Dendera

Templo de Esna

Templo de Kom Ombo

Entre as cidades de Aswan e Luxor, ao longo do Rio Nilo os casais podem observar o Templo de Dendera, um dos mais conservados do país e concebido em homenagem à Hathor, deusa da música, do amor e da alegria; o Templo de Esna, escavado no século 1 em homenagem a Khnum, deus da mitologia egípcia muito relacionado à criatividade; o Templo de Edfu, construído no ano de 237 e ótimo exemplo da arquitetura do Antigo Egito; e o Templo de Kom Ombo, o único no país dedicado a duas divindades, de um lado ao deus crocodilo Sobek, de outro ao deus falcão Hórus. Por conta dessa devoção simultânea, o templo é perfeitamente simétrico a partir de um eixo central.

O que ver em Luxor

Templo de Karnak

Luxor também está situada no sul do Egito e é a capital da província de mesmo nome. Ao longo de uma navegação pelo Rio Nilo, os atrativos da cidade são divididos entre margem oriental e margem ocidental. Na oriental, estão à disposição dos casais atrativos como o Templo de Karnak, um dos maiores complexos arquitetônicos do país, cercado por grandes muralhas e formado por uma série de obeliscos, esfinges e pequenos santuários; o Templo de Luxor, igualmente grandioso e com detalhes como a qualidade dos desenhos – que mantiveram as cores originais ao longo dos séculos – encontrados em suas colunas, paredes e tetos de seus vários cômodos. Ainda na margem oriental, dois museus merecem atenção: Museu de Luxor, espaço pequeno e moderno que abriga uma coleção de estátuas e objetos funerários dispostos em templos e túmulos – destaque para a exposição dos objetos encontrados no túmulo de Tutancâmon -, e Museu da Mumificação, igualmente pequeno, mas com um valor histórico enorme, e ótima opção para quem não quer perder nada da história do país.

Vale dos Reis

Já na margem ocidental, os destaques são o imponente Templo Mortuário de Hatshepsut, situado em um penhasco e formado por enormes pátios e terraços interligados; o Vale dos Reis, um sítio arqueológico que abriga mais de 60 túmulos de faraós; e a Deir el-Medina, uma antiga vila de artesãos e artistas que construíam seus próprios túmulos embaixo de pequenas pirâmides, inspirados nos túmulos dos faraós.

Embarcações

Sanctuary Nile Adventurer

Navegar pelas águas do Rio Nilo é preciso. A bordo do Sanctuary Nile Adventurer, a lua de mel ganha requinte e muito estilo. A exclusiva embarcação percorre o trecho entre Aswan e Luxor e apresenta aos casais a possibilidade de explorar o Vale dos Reis e parte do Vale das Rainhas, bem como fazer outras descobertas durante a viagem. O barco tem 32 cabines, decoração contemporânea, cozinha gourmet, piscina e confortáveis cabanas ao redor para relaxar. Ao longo do percurso, há refeições servidas ao ar livre e entretenimento a bordo.

Sanctuary Sun Boat III

Os roteiros de três, quatro ou sete noites a bordo do cruzador Sanctuary Sun Boat III são a chance de vivenciar agradáveis viagens pelo Rio Nilo. Os trajetos entre Aswan e Luxor levam às mais belas joias do Egito ancestral, dentre elas Dendera, Abydos e Gizé. Uma lua de mel repleta de preciosidades históricas e patrimônios da humanidade, na companhia de guias especializados. Entre um atrativo e outro, há tempo para relaxar na piscina, batizada de “Oásis de Cleópatra”, e nos lounges, onde são servidos refrescantes coquetéis e bebidinhas restauradoras. Alta gastronomia e amplo conforto em suas 18 cabines reservadas elevam a experiência a patamares de sonho.

Sanctuary Sun Boat IV

Majestoso, o Sanctuary Sun Boat IV acolhe os casais com conforto e uma série de mordomias em uma embarcação sofisticada inspirada na Art Déco. Suas 40 cabines têm janelas panorâmicas do chão ao teto e estão equipadas com TV de tela plana e ar-condicionado. No deck principal há piscina aquecida e um espaço para jantares ao ar livre. Além disso, sala de jantar e bar a bordo, entre outros ambientes, proporcionam interação entre os passageiros. Há trajetos de três a sete noites a partir de Luxor e de Aswan, com desembarques previstos nas principais atrações do percurso.

Sanctuary Zein Nile Chateau

O Sanctuary Zein Nile Chateau é o mais perto do passado que se pode ir com todo o conforto. Trata-se de uma embarcação em estilo dahabiya, tradicional veleiro egípcio que remete aos barcos que aparecem retratados nas paredes dos antigos templos sagrados. A bordo, há a oportunidade de escolher o trajeto e as paradas que deseja fazer ao longo do Rio Nilo. Chamado de roteiro à la carte, são sete noites sob medida, com o acompanhamento de guias especializados. O veleiro tem somente duas amplas suítes e quatro confortáveis cabines. Com lounge, restaurante e piscina no convés, a embarcação comporta apenas 12 hóspedes, o que garante a atmosfera de exclusividade durante a lua de mel.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300