Côte d'Azur - St. Tropez e Cannes

Os atrativos da Côte d’Azur vão muito além das belezas do Mediterrâneo e da elegância de suas cidades e vilas. Destino preferido dos franceses no verão, a Riviera conserva características pitorescas e encantadoras, além de uma movimentada agenda cultural. A culinária é simplesmente divina e oferece uma perfeita mistura de pescados do Mediterrâneo, ervas, pimentas e olivas que dão sabor à cozinha provençal. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, nos mostra o melhor desse roteiro supercharmoso.
ST. TROPEZ
No começo do século passado, St. Tropez era uma pequena vila desconhecida, preservada por sua geografia, na ponta de uma península. Durante a Segunda Guerra, foi porto de desembarque dos aliados e por isso severamente bombardeada. Sua notoriedade começou nos anos 1950, quando virou destino da moda para escritores e artistas, como Brigitte Bardot, o que atraiu muitos de seus fãs para o local. O porto de St. Tropez é parada de sofisticados barcos e yatchs até hoje. Sentar-se em um de seus muitos cafés é a melhor maneira de observar o intenso movimento. O local não possui estação ferroviária. Por isso, dirigir e estacionar no verão pode ser um transtorno.
( St. Tropez )
PASSEIOS – ST. TROPEZ
Place des Lices
Agradável cenário para apreciar o movimento do mercado matinal e sentir seus aromas, com variedade de produtos e iguarias locais.
Pampelonne
A mais conhecida praia de St. Tropez ficou famosa por ter servido de cenário para o filme E Deus Criou a Mulher, estrelado por Brigitte Bardot. O local é repleto de clubes de praia e restaurantes da moda.
( Pampelonne )
Le Lavandou
O nome deste vilarejo, de características provençais, remete às plantações de lavanda da região. O velho porto de pesca continua ativo e é ponto de partida para visita às belas Ilhas Hyères, que também são chamadas de Îles d’Or, pela sua coloração dourada.
( Le Lavandou )
RESTAURANTES – ST. TROPEZ
Le Belrose
O Belrose possui um agradável terraço com vista para a baía de St. Tropez. A cozinha comandada pelo chef Simone Zanoni prepara tradicionais receitas mediterrâneas, com produtos regionais e toques especiais do chef.
Informações: Althoff Hotel Villa Belrose. Boulevard des Cretes La Grande Bastide. St. Tropez. Tel: 33 04 94559797. www.villa-belrose.com
( Le Belrose )
La Vague d’Or
A cozinha comandada pelo chef Arnaud Donckele serve culinária criativa requintada, que pode ser saboreada com as diversas opções de vinhos, sugeridas pelo sommelier. O ambiente é elegante e agradável, e as mesas no terraço são um charme à parte.
Informações: Hotel Résidence de la Pinéde. Plage de la Bouillabaisse. St. Tropez. Tel: 33 4 94559100. www.residencepinede.fr
( La Vague d’Or )
HOTÉIS – ST. TROPEZ
La Reserve, Ramatuelle
O La Réserve Ramatuelle está inserido em um deslumbrante cenário natural, com belas vistas para o Mar Mediterrâneo. Construída em 1970, a propriedade ganhou linhas sóbrias e design aerodinâmico, projetados pelo renomado arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte. O hotel dispõe de 28 espaçosos quartos e suítes, além de 12 villas em estilo clássico provençal todas com jardins e piscinas privativas. Seu refinado spa oferece tratamentos relaxantes e estéticos. No restaurante, os visitantes desfrutam de pratos leves, inspirados na cozinha mediterrânea.
( Hotel La Réserve Ramatuelle )
Byblos
No coração de Saint Tropez, o Byblos está a curta distância do porto e das praias. Com 91 quartos e suítes, todos decorados com tecidos provençais e antiguidades, é uma das melhores opções de hospedagem na cidade. Entre as opções gastronômicas, o Rivea at Byblos by Alain Ducasse elabora pratos da cozinha mediterrânea e o restaurante e bar B., desenvolve refeições de acordo com o desejo de seus visitantes. No spa da marca Sisley são oferecidas massagens relaxantes, além de tratamentos de aromaterapia, que revitalizam o corpo e a mente. O hotel ainda mantém um night club – o Les Caves du Roy – e fitness center.
( Hotel Byblos )
CANNES
A mais badalada cidade de Cote d’Azur deve grande parte de seu glamour ao seu célebre festival internacional de cinema. Sua tradição em elegância e exclusividade começou em meados do século 19, quando um importante lorde inglês passou pelo local, a caminho de Nice. Tomado pela beleza e clima ameno do lugar, construiu uma vila, seguido por outros de sua época.
Descoberta pelo turismo internacional, Cannes perdeu parte de seu ar de exclusividade, mas mantém a tradicional elegância.
( Cannes )
PASSEIOS – CANNES
Boulevard La Croissette
A avenida beira-mar de Cannes se estende por 2km. É ladeada por palmeiras e jardins, e endereço de luxuosas boutiques, hotéis e cafés.
Grasse
Centro da indústria mundial dos perfumes desde o século 16, Grasse, a aproximadamente 18km ao sul de Cannes, está protegida por colinas, com vista para o mar e cercada por campos de alfazemas, mimosas, jasmins e rosas. Ali, é possível visitar o Musée Internationale de la Parfumerie (Museu Internacional do Perfume), que possui um agradável jardim de plantas aromáticas. O melhor lugar para quem quer aprender sobre a história da indústria de perfumes.
( Grasse )
Cap D’Antibes
Localizada em uma península rochosa coberta de bosques, Cap d’Antibes, a aproximadamente 10km de Cannes, é conhecida por seus visitantes habituais como Le Cap. Com exuberantes jardins e vilas suntuosas, Le Cap foi símbolo da vida luxuosa na Riviera desde os anos 1920, quando a alta sociedade norte-americana construiu suas residências de verão. Todos os anos estrelas internacionais apresentam-se no Festival de Jazz. No Jardim Thuret, podem-se encontrar diversas plantas da região.
( Cap D’Antibes )
RESTAURANTES – CANNES
Palme d’Or
O restaurante oferece uma experiência sensorial única. A culinária da Riviera Francesa, moderna e criativa, com a combinação de sabores sutis e clássicos, encanta os paladares mais exigentes.
Informações: Grand Hyatt Cannes Hôtel Martinez. 73, La Croisette. Cannes. Tel: 33 04 92987414. www.cannesmartinez.grand.hyatt.com
( Restaurante Palme d’Or )
Les Pêcheurs
O restaurante possui um elegante e agradável terraço à beira-mar. A excelente seleção de vinhos é servida juntamente com o que há de melhor na culinária mediterrânea, com variedade de frutos do mar.
10, Boulevard du Maréchal Juin. Cap d’Antibes. Aproximadamente 10km ao leste de Cannes. Tel: 33 04 92931330. www.ca-beachhotel.com
( Restaurante Les Pêcheurs )
La Bastide Saint-Antoine
Elegante e contemporâneo, o restaurante La Bastide Saint-Antoine serve refinada culinária regional, com cardápio assinado pelo chef Jacques Chibois.
Informações: 48. Avenue Henri-Dunant. Grasse. Aproximadamente 20km ao norte de Cannes. Tel: 33 04 9370-9495. www.jacques-chibois.com
HOTEL – CANNES
Hôtel du Cap-Eden-Roc
Situado entre Cannes e Nice, o Hôtel du Cap-Eden-Roc foi construído em 1870 e já recebeu ilustres hóspedes na época de Napoleão III – hoje hospeda as estrelas de Hollywood durante o festival de cinema. Cercada de belos jardins, a propriedade é formada por três edificações e dispõe de 118 quartos, suítes e vilas – todos decorados em estilo Luis XV e XVI em tons pastéis e detalhes em cores vivas. Entre as opções gastronômicas figuram o restaurante gourmet Eden-Roc que oferece culinária tradicional mediterrânea, o grill, e um bar com vista privilegiada para o Mar Mediterrâneo. Destaque especial para sua infraestrutura de lazer, que dispõe de uma piscina de borda infinita cravada em rocha, com vista para o mar e esportes aquáticos.
( Hôtel du Cap-Eden-Roc )
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
- Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
- Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
- Clima: Na Côte d’Azur, o clima apresenta invernos amenos e chuvosos, com os termômetros marcando, em média, 8°C e verões quentes e ensolarados, podendo atingir os 35°C.
- Melhor época: A melhor época para visitar a Côte d’Azur vai de maio e setembro. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus e, por isso, praias, hotéis, restaurantes e atrações podem estar superlotados.
- Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e a Côte d’Azur. É necessário voar até Paris e de lá pegar um voo para Nice e seguir de transfer terrestre para as demais cidades.
. . . . . . . .