Conquistada pelos genoveses no século 12, que mais tarde a venderam à França de Luis XV, a Córsega é a mais genuína joia do Mediterrâneo, preservando seus costumes centenários e dialeto próprio, com orgulho de suas raízes e forte sentimento separatista da França continental. Em meio a uma natureza agreste e de cores únicas, onde predominam rochedos, flores silvestres, florestas de pinhos e perfumados maquis, a mais montanhosa das ilhas mediterrâneas está cercada por mil quilômetros de praias de areia fina e baías cristalinas, entremeadas por costas escarpadas e paisagens de tirar o fôlego. Curiosamente, os corsos antigos preferiram a vida nas montanhas em detrimento da pesca e da navegação. E é nessas mesmas montanhas que encontramos as mais autênticas aldeias, onde o tempo parece não ter passado. Por seu terreno acidentado, a Córsega é celebre pelas trilhas de caminhadas que levam a descobertas únicas em vilarejos isolados, além de importantes sítios pré-históricos e cenários naturais de beleza singular. Singela, autêntica, selvagem, obstinada e linda. Assim é a ilha que traz suas origens na alma e encanta, sempre. A Teresa Perez Tours, nossa especialista em lua de mel, nos mostra os encantos desse destino paradisíaco.

PASSEIOS

Ajaccio

Berço de Napoleão Bonaparte, a capital da Córsega, Ajaccio, é a maior cidade da ilha. Fundada e administrada por genoveses entre os séculos 15 e 18, seu monumento mais famoso são as Torres de Vigia, que serviram para patrulhar a chegada de invasores e começaram a ser edificadas no século 16.  A cidade é bastante agitada para os padrões corsos, com animadas praças e cafés. O torrone produzido artesanalmente na região é imperdível.  Vale a pena explorar o antigo bairro genovês com suas ruelas e casarios.  Alguns dos destaques da cidade são a Pinacoteca Fesch; a Cathédrale Notre-Dame de la Miséricorde (onde Napoleão foi batizado) e a Maison Bonaparte (onde Napoleão nasceu e passou a infância).


Bonifacio

panorama of Bonifacio, old town at sea cliff, Corsica - France

Distando apenas 12km da Itália, Bonifacio foi citada na antiguidade por Homero, como a cidade de cume alto e falésias de calcário. Proporcionando algumas das paisagens mais fantásticas do Mediterrâneo, a cidade se divide entre a cidadela fortificada e a marina que recebe os mais belos iates do Mediterrâneo – além de ser ponto de partida para a ilha italiana da Sardenha. Na marina estão concentrados badalados cafés, restaurantes, butiques e sorveterias. Além de percorrer as ruas da cidadela desvendando seus tesouros históricos e desfrutar da charmosa atmosfera do porto, vale a pena fazer um passeio de barco para observar falésias, grutas e fortificações genovesas.


Porto Vecchi

Porto Vecchio oferece uma vida cultural animada e variada.  O centro, com ruas só para pedestres, desenvolveu-se em volta da Igreja de João Batista e da Praça da República, onde restaurantes, lojas cafés e sorveterias proporcionam o dolce far niente de alma italiana e charme francês. A cidade foi edificada pelos conquistadores genoveses cujas antigas fortificações erguem-se sobre enormes rochedos rosa, exibindo Baluartes e uma bela Porta Genovesa.  Porto Vecchio exibe ainda salinas e belíssimas praias de areia branca em seu entorno, como o Golfo de Pinarellu.


Filitosa (sítio pré-histórico)

No segundo milênio antes de Cristo, os entalhadores de pedras e escultores megalíticos fizeram de Filitosa o maior centro de arte estatuária corça e mediterrânea. Com aproximadamente quatro mil anos de existência, os guerreiros de pedra são o maior tesouro deixado pelo homem megalítico na Córsega. Conforme a idade, as figuras vão ficando mais sofisticadas, mostrando claramente a evolução dos homens que ali viveram. Os mais modernos datam de 1.500 a.C e estão em volta de uma oliveira milenar.

RESTAURANTES

Palm Beach

Estrelado no guia Michelin desde 2010, o charmoso Palm Beach serve pratos mediterrâneos com ênfase na tradição culinária da Córsega. Coloridos e ultra frescos, os pratos privilegiam os pescados frescos do golfo de Ajaccio.

Route des Iles Sanguinaires 20000. Ajaccio. Tel: 33 4 95520103. www.palm-beach.fr


U Capu Biancu

lua-de-mel-teresa-perez-tours-corsega-restaurante-capu-biancu

Os sabores surpreendentes do U Capu Biancu são resultado de uma interessante combinação – a cozinha corsa com influências africanas.

Route Canetto, 20169. Bonifacio. Tel: 33 4 95730558. www.ucapubiancu.com


Tamaricciu

lua-de-mel-teresa-perez-tours-corsega-restaurante-tamaricciu

A vista para o mar azul-turquesa da bela praia de Palombaggia certamente contribuem para experiência no Tamaricciu, que serve a cozinha mediterrânea, com massas frescas, pescados e carnes.

Route de Palombaggia, 20137. Porto Vecchio. www.tamaricciu.fr

HOTÉIS

Sofitel Porticcio Thalassa [Ajaccio]

É na Baía de Ajaccio e das Ilhas Sanguinárias que se encontra o Sofitel Porticcio Thalassa, com estrutura perfeita para seu instituto de talassoterapia. Com vista o mar, o hotel está em uma pequena praia particular ideal para o descanso. Dispõe de 96 quartos com design em madeira, terracota e mosaico, em harmonia com a beleza da região. No restaurante Le Caroubier, os visitantes saboreiam a culinária local e internacional enquanto apreciam a deslumbrante vista para as ilhas.


Casadelmar [Porto Vecchio]

Na ilha de Córsega, especificamente na baía de Porto Vecchio, está o Casa del Mar. Sua localização próxima à costa proporciona belíssimas vistas panorâmicas a todas suas 34 acomodações. Dentre as opções gastronômicas estão o restaurante de cozinha mediterrânea, o Grill Restaurant, à beira-mar, e o bar da piscina.

lua-de-mel-teresa-perez-tours-corsega-hotel-casadelmar-porto-vecchio


La Plage Casadelmar [Porto Vecchio]

lua-de-mel-teresa-perez-tours-corsega-hotel-la-plage-casadelmar

Hotel que mantém uma eterna sensação de férias em casa na praia, o La Plage Casadelmar compreendende três casas e um edifício principal, piscina e uma praia privada de areias brancas, perfeitas para relaxar. O hotel irradia uma atmosfera de requinte absoluto, mas seu maior luxo é a sua localização: a enseada de areia fina e rochas vermelhas na Baía de Porto-Vecchio.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?