Lua de mel: a beleza praiana de Cartagena, na Colômbia

Emoldurada pelo Mar do Caribe, Cartagena é um dos tesouros da América Latina. Foi fundada em 1533 pelos espanhóis, que cuidadosamente a fortificaram com uma muralha de 11 quilômetros, para afastar piratas e corsários do rico comércio local. E é no centro sua Cidade Murada – tombada como Patrimônio da Humanidade da Unesco – que se encontra toda a sua riqueza: estreitas ruas de pedras, igrejas centenárias, varandas floridas e belos casarões da época colonial que parecem ter parado no tempo de tão bem preservadas. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, nos mostra os encantos desse destino apaixonante.
Além do charme histórico, Cartagena exibe seu lado moderno, com intensa vida noturna, diversificada oferta gastronômica e, não muito distante dali, ilhas e praias paradisíacas que convidam a agradáveis passeios. Inspiração para o realismo mágico dos livros do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez (1927-2014), Cartagena respira arte e oferece vibrante cena cultural, com festivais de renome internacional.
Uma história de amor
Uma história de amor que atravessa gerações sem jamais perder o encantamento e a esperança. Foi olhando para a vida dos seus pais que o escritor colombiano Gabriel García Márques encontrou inspiração para narrar a saga do telegrafista e poeta Florentino e da jovem Firmina no livro O Amor Nos Tempo do Cólera. Tendo Firmina casado com outro homem por imposição da família, ao apaixonado Florentino só restaram duas opções: esquecer ou aguardar. E Florentino aguardou. Mais de 50 anos depois, após a morte do marido de Firmina, os dois voltaram a se encontrar e aquele amor iniciado na adolescência pôde enfim se fazer infinito.
PASSEIOS
Catedral de Santa Catalina de Alejandría
A esplêndida catedral da cidade, construída em 1575, um século antes da Saint Paul´s de Londres, foi parcialmente destruída em 1586 pelos canhões de Francis Drake. A finalização definitiva da igreja ocorreu, portanto, em 1612 e, no início do século 20, ela passou por renovações comandadas pelo primeiro arcebispo de Cartagena.
( Catedral de Santa Catalina de Alejandría )
Iglesia San Pedro Claver
Construída no início do século 17 pelos jesuítas, com fachada imponente feita de tijolos claros, a igreja leva o nome do defensor dos escravos de Cartagena. Ela faz parte de um complexo de três prédios, junto ao claustro e ao museu arqueológico.
( Iglesia San Pedro Claver )
Puerta del Reloj
É a principal entrada da cidade fundada em 1533. Uma parada obrigatória para conhecer um pouco do passado de Cartagena. Bem perto dali está também a bela Plaza de Coches, de onde partem charretes que fazem tours pela região.
( Puerta del Reloj )
Castillo San Felipe de Barajas
Maior edificação militar espanhola erguida no Novo Mundo, foi originalmente construída em 1563. Algumas modificações e ampliações ocorreram em 1657. Entre os destaques da estrutura estão a entrada principal, a Plaza de Armas e as muitas galerias subterrâneas, que antes serviram como depósito de pólvora e armas.
( Castillo San Felipe de Barajas )
La Popa – Convento de la Candelaria
É um dos pontos mais visitados de Cartagena e fica no topo de um monte de onde pode-se avistar o mar azul-turquesa, a Ilha de Tierrabomba e o centro histórico. No interior do local, um amplo pátio em estilo espanhol atrai os olhos e câmeras.
( La Popa )
San Andrés
A 4 horas de voo de Cartagena, a ilha de San Andrés é apenas um pontinho no Mar do Caribe. Mas essa pequena porção de terra é uma dos destinos mais procurados na Colômbia. Há quem diga que seu mar tem sete tonalidades diferentes de azul. O destino também é muito procurado por mergulhadores apaixonados, pois lá há muitas empresas especializadas em fazer o casamento debaixo d’água.
( San Andrés )
Islas del Rosario
Ao sul da Baía de Cartagena, a cerca de uma hora de barco, fica esse conjunto de 27 ilhas e ilhotas de beleza única. Por ser uma região de preservação, as paisagens são paradisíacas e o mar convida ao mergulho. Por lá também há cabanas simples que podem ser alugadas por visitantes.
( Islas del Rosario )
RESTAURANTES
El Santísimo
O restaurante de Federico Vega consagra-se há décadas como um dos principais destinos gastronômicos de Cartagena. Sua reputação foi construída a partir de uma fusão de sabores caribenhos e franceses. O prato chamado La Santísima Trinidad é composto por camarões gigantes ao molho de coco, arroz de coco e banana-da-terra.
Calle del Torno #39-62. Cartagena.
( El Santísimo )
Marea by Rausch
O Marea by Rausch é a melhor opção de restaurante à beira-mar na cidade. Seu cardápio é composto por pratos criativos de frutos do mar elaborados pela famosa dupla de chefs Jorge e Mark Rausch. A varanda com vista privilegiada de Cartagena é perfeito para um jantar romântico.
Centro de Convenciones. Cartagena.
( Marea by Rausch )
1621
Instalado no hotel Sofitel Cartagena Santa Clara, o restaurante 1621 é um lugar onde a tradicional cozinha do Velho Mundo é combinada com ingredientes do novo continente para criar uma experiência multissensorial que agrada até o mais exigente dos paladares. O nome remete à arquitetura do prédio, que data do ano de 1621, quando o lugar era o refeitório das freiras clarissas.
Hotel Sofitel Cartagena Santa Clara. Calle del Torno, 39. Cartagena. Tel: 57 5 6504700.
( Restaurante 1621 )
HOTEL
Sofitel Legend Santa Clara Cartagena
A construção do Sofitel Santa Clara com decoração em estilo francês e detalhes arquitetônicos da época republicana na Colômbia impressionam. O local funcionava como um convento no século 17 e até hoje é um importante ponto da história de Cartagena.
( Sofitel Santa Clara )
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
- Visto: Para os visitantes de nacionalidade brasileira não é necessário nenhum tipo de visto.
- Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina deverá ser providenciada até 11 dias antes do embarque.
- Clima: Ao longo da costa do Caribe, no norte do país, o clima é quente e tropical com uma estação chuvosa entre maio e novembro, a precipitação média anual situou-se em cerca de 2000 -2500 mm, com temperaturas médias em torno de 25°C.
- Melhor época: Entre dezembro e abril, os meses mais secos. Dezembro, no entanto, é muito procurada pelos turistas.
- Como chegar: Não há voos diretos para Cartagena saindo do Brasil, os voos partem da capital colombiana, Bogotá, do Peru ou em conexões no Panamá.