A capital da República Democrática da China representa a síntese de toda tradição e história que envolve esta nação marcada por revoluções, guerras, espiritualidade e inúmeras dinastias, numa longa e emocionante trajetória. A forte herança de uma cultura milenar, reforçada pelo punho de ferro do regime comunista, resultou em uma disciplina social nunca encontrada em outro país do mundo. O que o povo chinês se determina a fazer, ele faz. E em nenhum outro lugar da China esta característica fica tão evidente quanto em sua capital. Além da modernidade do intrincado sistema de imensos boulevards e anéis viários ao redor da cidade, Pequim oferece em abundância a visão de templos exóticos, parques e tesouros arquitetônicos e culturais que ajudam a compor o seu cenário vibrante e apaixonante. Nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours, conta mais sobre este destino repleto de cultura e história.

PASSEIOS

Cidade Proibida

Localizada no centro de Pequim, Cidade Proibida é o nome popular do Palácio Imperial da China, que começou a ser construído em 1420, durante a dinastia Ming. Caminhar por este conjunto arquitetônico e conhecer as histórias de honra, poder e disciplina das muitas dinastias que formaram o caleidoscópio da China Milenar, constitui por si só, uma incrível experiência. Numa tradução literal do chinês, seria obtido algo como Cidade Proibida Púrpura, nome advindo do fato de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem a permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio.

Praça da Paz Celestial (Tiananmen)

A Praça da Paz Celestial fica ao norte da Cidade Proibida e guarda monumentos muito visitados como o Monumento dos Heróis do Povo e o mausoléu de Mao Tse-Tung. A praça foi construída em 1417 e passou por reformas em 1981. Representa o coração da nova era chinesa desde quando Mao proclamou a fundação da República Democrática da China, em 1949.

Mausoléu da dinastia Ming

A dinastia Ming durou de 1368 a 1644. No local fica um conjunto de treze mausoléus dos imperadores, imperatrizes e suas concubinas. As tumbas ficam localizadas no interior de uma colina com salas e réplicas dos aposentos.

Rosewood Beijing

Levando a sofisticação a novos patamares, o Rosewood Beijing é um hotel elegante que reflete a história da capital do país. Os amplos quartos e suítes estão entre os maiores da cidade e proporcionam uma estadia de conforto aos hóspedes. O spa do hotel é um verdadeiro oásis de relaxamento, com inúmeros tratamentos e massagens, além de uma piscina interna. Seis restaurantes especializados nas cozinhas chinesa, asiática e a europeia proporcionam memoráveis experiências gastronômicas.

Templo do Céu

Construído em 1420 durante a dinastia Ming, o intuito do templo era ser local de orações, oferta de sacrifícios ao céu e aos deuses, e pedidos de proteção. É considerado como um dos locais históricos mais bem preservados da China e um dos pontos mais visitados da cidade, que chega a receber 12 milhões de pessoas por ano – sendo muito frequentada pelos chineses para a prática de tai-chi.

Palácio Imperial de Verão

A belíssima mansão que foi a antiga residência de veraneio da família real, construída às margens do Rio Kunming em um terreno de 700 acres, incorpora templos monumentais, pontes em forma de arco, grandes pavilhões e o maior corredor coberto do mundo. O complexo é circundado por áreas verdes, com as paisagens emolduradas de acordo com as técnicas de Feng Shui. Fica a 30 minutos do centro de Pequim.

Grande Muralha

Impressionante feito da engenharia, a Grande Muralha da China é o monumento símbolo da civilização chinesa, estendendo-se por 7.300 km e sendo a única construção no planeta a ser vista da lua. O traçado e as características atuais da Grande Muralha foram concluídos durante a dinastia Ming, a primeira a utilizar tijolos produzidos com a ajuda de outra inovação chinesa, as olarias. A obra se estendeu por mais de 200 anos. As paisagens que cercam sua extensão são surpreendentemente belas, conferindo poesia atemporal a uma visita inesquecível. Um dos maiores ícones da humanidade, a muralha foi tombada pela Unesco em 1987. A partir de Pequim é possível conhecer vários trechos do monumento.

 

RESTAURANTES

Opera Bombana

Opera-Bombana

O estrelado chef italiano Umberto Bombana comanda mais um restaurante, agora em Bejing. O Opera Bombana prepara tradicionais receitas italianas de maneira simples e com muito sabor. Casual chic, o ambiente tem decoração moderna e cheia de personalidade.

9, Dongdaqiao Road. Chaoyang District.  www.operabombana.com

TRB Bites @ The Courtyard

The-Courtyard

Considerado um dos melhores restaurantes de toda a China, serve especialidades da cozinha mediterrânea com influências asiáticas e uma extensa carta de vinhos para enriquecer os pedidos. Possui uma belíssima vista panorâmica do Portão Leste da Cidade Proibida.

95 Donghuamen Dajie.  www.trb-bites.com

The China Club

The-China-Club

Um dos restaurantes mais exclusivos da China, está  instalado em um palácio de mais de 400 anos totalmente restaurado. Frequentado por políticos, artistas e executivos da sociedade chinesa, a casa requer reserva com antecedência. No cardápio figura a cozinha típica regional.

51, Xirong Xian Hutong. Xidan.

HOTÉIS

Aman at Summer Palace

Aman

O Aman at Summer Palace com sua arquitetura que explora as características tradicionais chinesas, é exemplo de integração com a natureza. O projeto do resort e seus serviços cheios de capricho e atenção se equilibram entre o requinte do passado e o conforto moderno.

The Peninsula Beijing

The-Peninsula

O The Peninsula Beijing exibe arquitetura arrojada, e oferece confortáveis quartos com decoração clássica e elegante mobiliário de linhas simples. Em um ambiente com o autêntico estilo chinês, o restaurante Huang Ting serve pratos sofisticados da tradicional cozinha cantonesa.

Four Seasons Hotel Beijing

Four-Seasons

Irradiando todo o calor de seus arredores, o Four Seasons Hotel Beijing está em Yansha, epicentro da zona de entretenimento mais dinâmica da cidade. Dispostos em torno de um imponente átrio, cada uma das suas 313 acomodações é um refúgio contemporâneo equipado com conforto e sofisticação, recriando uma atmosfera residencial acolhedora.

FICHA TÉCNICA

Visto: O visto é necessário, e deve ser providenciado com antecedência no Brasil. Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina deverá ser providenciada até 11 dias antes do embarque.

Clima: Em Pequim, as quatro estações são bem definidas: os invernos são longos e secos, enquanto os verões são quentes e úmidos. 

Melhor Época:  A melhor época para visitar é de março a abril (primavera) e de setembro a novembro (outono), quando as chuvas são menos intensas e a temperatura é mais agradável.

Como chegar: Não há voos diretos do Brasil para a China. Algumas das melhores conexões são de Paris, Zurique, Amsterdã e Istambul.  

A Teresa Perez Tours é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | 31 3131-3000 | E-mail: info@teresaperez.com.br