Milhares de anos de transformações geológicas se misturam ao azul intenso de um céu deslumbrante. Assim é o Atacama, o deserto mais árido do planeta, cuja imensidão está aninhada entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, entre paisagens exóticas e arrebatadoras. Para proporcionar aos visitantes experiências únicas, os hotéis organizam diversos tipos de explorações que podem ser feitas a pé, a cavalo ou de bicicleta. A Teresa Perez, nossa especialista de em lua de mel, preparou um roteiro especial para os casais aventureiros.


A geografia do Atacama se anuncia de forma dramática através de vulcões, lagoas altiplânicas, gêiseres e desertos de sal, em um espetáculo de cores e luzes que expressam toda força de uma natureza única e impactante.

Abolindo a ideia de que desertos são porções de terra esquecidas e sem vida, belíssimos oásis surgem às margens dos rios que cortam a aridez da terra, servindo de lar para a rica fauna e flora e para milenares tradições e cultura atacamenhas.

PASSEIOS

San Pedro de Atacama

A cidade de San Pedro de Atacama surgiu e se desenvolveu em um oásis no meio do deserto, tornando-se um dos principais destinos turísticos do norte do Chile. Charmosa e pitoresca apresenta remanescentes da rica cultura pré-colombiana.

Vale da Lua

Este paraíso natural está localizado na região da Cordilheira do Sal e impressiona pela semelhança com a superfície lunar. Sua beleza rara e riqueza de fauna e flora tornam o passeio imperdível.

Atacama-passeios-Vale-da-Lua

Vale da Morte

Também pertencente à Cordilheira do Sal, este vale montanhoso e arenoso possui dunas e desfiladeiros que impressionam pela beleza de suas cores e formas. É conhecido por este nome porque era para lá que os antigos habitantes gravemente doentes eram levados para esperar pela morte.

Atacama-passeios-Vale-da-Morte

Geyseres del Tatio

Localizado na Cordilheira dos Andes, é o campo geotérmico mais alto do mundo, a 4.200 metros acima do nível do mar. Tem sua origem do encontro do magma da terra e das águas do degelo da cordilheira que se infiltra na crosta terrestre. Desse contato, sobem violentas rajadas de vapor e água que chegam a 85 ºC. O vapor emerge da terra com tamanha força que chega a alcançar 50 metros de altura. O colorido do solo e o céu azul metálico ressaltam entre as colunas de vapor em um espetáculo maravilhoso. Em suas imediações há porções de termas onde é possível banhar-se.

Atacama-passeios-Geyseres-del-Tatio

Lagunas Altiplanicas

As Lagunas Altiplanicas são concentrações de água que emergem do meio do deserto, contrastando com a aridez do local e formando paisagens inigualáveis. Miscati e Miñique são duas lagunas localizadas a mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Ambas são alimentadas por fontes de água que vêm da superfície da terra e que atraem um grande número de animais. Os picos nevados que as rodeiam são refletidos em suas águas azuis, compondo um cenário espetacular. Outra Laguna Altiplanica de imensa beleza é a Laguna Verde. À 4.325 metros acima do nível do mar, suas águas verde-esmeralda estão cercadas por picos andinos.

Atacama-passeios-Lagunas-Altiplanicas

HOTÉIS

explora Atacama

Sob um dos céus mais claros do mundo, o hotel explora Atacama fica em meio a um oásis. A variedade de relevo, diversidade de cores, a força da natureza e a cultura local fazem do Deserto do Atacama um destino cheio de contrastes e surpresas. O explora propõe uma nova forma de viajar com base na exploração profunda do entorno, o luxo do essencial e um desenvolvimento sustentável. No explora Atacama o viajante encontra todo conforto, alta gastronomia, serviço impecável e a liberdade de escolher todos os dias o que fazer dentro de uma lista de programas irresistíveis.

Tierra Atacama

Em meio ao pitoresco povoado de San Pedro, o Tierra Atacama exibe primorosa arquitetura integrada ao cenário natural, e oferece experiências que combinam conforto em seu interior, hospitalidade e excelente serviço com atividades de aventura. Para casais em lua de mel, o Tierra concebeu um programa especial que inclui tratamentos especiais no Spa Um e atividades em regiões remotas do deserto. Passeios a cavalo, degustação de vinhos em cenários incríveis e uma experiência de jacuzzi com vista para o Vulcão Licancabur despertam todos os sentidos em meio às áridas paisagens do Atacama.

Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Com a Cordillera de La Sal ao fundo, o Alto Atacama está em uma localização privilegiada, e integra-se com a natureza e a cultura local. Dispõe de apenas 32 quartos, e sua estrutura se confunde em meio às paisagens fascinantes desta região. O hotel ainda abriga um completo spa e uma área com seis diferentes piscinas que oferecem lindas vistas para o Catarpe Valley e para as montanhas avermelhadas. No restaurante Caur, os visitantes saboreiam a combinação da gastronomia mediterrânea com ingredientes locais.

Atacama-hotel-Alto-Atacama-Desert-Lodge-Spa

Awasi Atacama

Em meio à pequena cidade de San Pedro de Atacama, um antigo solar feito de pedra, adobe e madeira foi transformado no exclusivo hotel Awasi. Conta com apenas oito cabanas com banheiros que se abrem para pátios privativos com ducha ao ar livre, solário particular e salão de leitura. No restaurante, a combinação das cozinhas do planalto andino e internacional compõe a ótima gastronomia, acompanhada dos famosos vinhos chilenos. Durante os passeios, os viajantes vivem uma inesquecível experiência no Deserto de Atacama.

Atacama-hotel-Awasi-Atacama

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

  • Visto: Para os visitantes de nacionalidade brasileira não é necessário nenhum tipo de visto.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: O clima do Atacama é quente e seco durante todo o ano, com raríssimas chuvas. As temperaturas no deserto variam entre 0°C à noite e 40°C durante o dia.
  • Melhor época: O Atacama pode ser visitado ao longo do ano todo. Os dias são sempre agradáveis e mais de 90% são ensolarados. No inverno, as noites são bastante frias, mas os dias continuam quentes.
  • Como chegar: Há voos diários entre diversas capitais brasileiras e Santiago. De lá, pega-se outro voo até a cidade de Calama, no norte do país, em uma viagem de 2 horas. De Calama até San Pedro de Atacama o traslado é feito por terra, em uma viagem de aproximadamente 1h30.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?