Em um país como os Estados Unidos, com tantos atrativos, cidades cosmopolitas e polos culturais, ganhar algum destaque não é tarefa fácil. Mas, Chicago consegue! A cidade portuária é um highlight norte-americano merecidamente! Ótima opção para a lua de mel, dispõe de museus, galerias de arte contemporânea, centros culturais, mercados locais, restaurantes sofisticados, cafés descolados, parques, monumentos arquitetônicos… A lista é grande! Tantos atrativos estão espalhados por bairros encantadores, que juntos são capazes de proporcionar uma viagem a dois deliciosa! E o destino é o escolhido por nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours! Por aqui, cinco bairros para os casais colocarem no roteiro de uma lua de mel.

Aerial view of downtown Chicago, Illinois, USA

West Loop

O bairro mais gastronômico de Chicago. Antes uma área industrial, o West Loop se reinventou e desponta com ótimas opções de restaurantes, bares e mercados repletos de comidinhas saborosas. A relação com culinária é tanta que a Randolph Street, situada entre a Halsted Street e a Ogden Avenue, é chamada de “restaurant row” (algo como “fileira de restaurantes”). Por lá, a dica é o cultuadíssimo Blackbird, dono de uma estrela Michelin e de um menu assinado pelo chef Paul Kahan, que privilegia os sabores norte-americanos. Se o plano é apreciar a culinária escandinava, o restaurante Elske, também dono de uma estrela no Guia Michelin, é perfeito. Tem mais culinária inspirada em países da Europa no Chicago French Market, que apesar do nome, tem produtos e comidinhas que atravessam as fronteiras francesas. Para tornar a visita ao bairro completa, combine gastronomia com arte e cultura visitando o National Hellenic Museum, totalmente dedicado à arte e cultura gregas, e a Gallery 400, um espaço instalado na University of Illinois que realiza exposições de arte, arquitetura e design contemporâneos.

National Hellenic Museum

Restaurante Blackbird

Andersonville

Não é só no restaurante Elske, em West Loop, que a cultura escandinava marca presença. Andersonville é um bairro sueco. Situado no norte de Chicago, preserva herança cultural da Suécia em sua arquitetura, restaurantes e atrativos culturais. Andersonville também é famoso pelas comprinhas, com boas opções principalmente para os casais apaixonados por itens vintage e antiguidades. A via mais famosa é a Clark Street, onde estão a Brimfield, um antiquário que merece uma visita, a Lost Larson, uma padaria inspirada na gastronomia sueca, e o Swedish American Museum, que como sugere seu nome, é voltado à cultura da Suécia. E tem mais: para jantares românticos a dois, entre os melhores restaurantes do bairro estão o estrelado Topolobampo, que privilegia a culinária mexicana, e o The Kitchen, dedicado à culinária local com um toque contemporâneo.

Lost Larson

Restaurante Elske

Restaurante Topolobampo

Restaurante Topolobampo

Logan Square

Logan Square é famoso por suas largas avenidas arborizadas com mansões restauradas e edifícios que exibem estilos arquitetônicos diversos – como neogrego, clássico, românico e georgiano – vibrante vida noturna e uma ótima cena artsy. O ponto central do bairro é a Logan Square, situada no cruzamento entre Milwaukee Avenue, Logan Boulevard e Kedzie Boulevard. Um dos atrativos na praça é o Comfort Station, que realiza exposições de arte, apresentações musicais e exibe filmes. Tem mais arte no Hairpin Arts Center, muito dedicado a artistas locais de diferentes perfis e áreas de estudo. Já a gastronomia do bairro é mais cosmopolita. Duas ótimas dicas são o restaurante Osteria Langhe, inspirado nos sabores da conceituada culinária italiana, e o Owen & Engine, com decoração inspirada na Era Vitoriana e menu com pratos da cozinha britânica preparados a partir de produtos frescos e sazonais. Aproveite para dar uma esticadinha no Logan Square Farmers Market, na Milwaukee Avenue, sempre durante a primavera, verão e outono. Essas são também as melhores estações para uma voltinha a dois pelo Palmer Square Park, repleto de área verde. A dica é fazer um passeio de bike entre ele e o Humboldt Park. Por fim, tem mais um pedacinho da Escandinávia na Norwegian Lutheran Memorial Church, na Kedzie Boulevard, uma igreja de arquitetura neogótica que preserva as raízes norueguesas há mais de 100 anos.

Hairpin Arts Center

 

Wicker Park

Entre idas e vindas, o casal Rob e Laura passou por vários pontos do Wicker Park. Eles são os personagens principais do filme cult Alta Fidelidade, de Stephen Frears. O longa foi lançado em 2000 e teve como cenário o bairro mais descolado da cidade. Há quem diga que o Wicker Park é o Williamsburg de Chicago! Fachadas industriais preservadas, mansões centenárias na Hoyne Street e na Pierce Street, bares, cafés, restaurantes e galerias de arte. Verdadeiro centro criativo. Um dos símbolos da cena artsy de Chicago é o Flat Arts Building, um edifício que abriga inúmeros estúdios de artistas diversos, de diferentes áreas. Valem entrar no roteiro artístico também a Corbett vs. Dempsey, galeria de arte contemporânea que aborda temas relacionados a cinema e jazz, e a ARC Gallery and Educational Foundation, um centro cultural administrado apenas por mulheres e focado em artes visuais. Nenhum bairro em Chicago estaria completo sem restaurantes conceituados. No Wicker Park, são os casos dos restaurantes Temporis e Schwa, ambos de culinária norte-americana contemporânea e donos de uma estrela Michelin cada um.

Restaurante Temporis

Hyde Park

Hyde Park não tem “parque” no nome à toa. O bairro, no sul da cidade, é o mais verde de Chicago e ainda proporciona atrativos para os casais que amam arte e cultura. Sem contar lindas mansões vitorianas e ótimos restaurantes. Um ótimo roteiro para os casais mais dispostos é caminhar entre os parques Washington e Jackson, passando pelo Midway Plaisance Park, onde está a estátua de 36 metros de altura “Fountain of Time”. O Hyde Park abriga também um dos marcos da arquitetura do século 20, a Robie House, construída pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, que criou o estilo arquitetônico Prairie School, o primeiro inteiramente norte-americano. O local foi totalmente restaurado e reabriu no final do mês de março. Outro local interessante é o DuSable Museum of African American History, dedicado à cultura e arte afro-americanas. Ainda podem fazer parte de um tour cultural pelo bairro o Hyde Park Art Center, um centro de artes contemporâneas, e a University of Chicago, onde estão instalados o Museum of Science and Industry, o maior de ciências do hemisfério ocidental, e a Renaissance Society, uma galeria de arte contemporânea. Não vá embora da universidade sem dar uma passadinha no Plein Air Cafe, que serve a bebida a partir de processos artesanais e produtos sazonais. Ainda dá para combinar com pratos leves de inspiração europeia.

Jackson Park

Museum of Science and Industry

 

Onde ficar

Four Seasons Hotel Chicago

As vistas para o skyline de Chicago e para o Lago Michigan são apenas dois dos atrativos do Four Seasons em Chicago. Ocupando do 30º ao 46º andar do 900 North Michigan, um dos arranha-céus mais altos da cidade, o hotel está a poucos passos da Magnificent Mile, a charmosa região de compras na Michigan Avenue, e a alguns minutos do centro comercial da cidade. Os quartos e as suítes do Four Seasons foram renovados pelo designer Pierre-Yves Rochon, inspirado na elegância clean da décor francesa do final do século 20. O hotel ainda conta com spa, piscina indoor, fitness center, bar e o restaurante Allium, além de serviços especiais para casais em lua de mel.

Park Hyatt Chicago

Muito bem localizado, na North Michigan Avenue em Downtown, o Park Hyatt reflete a identidade de Chicago com obras de arte contemporânea expostas em seus ambientes. Possui o restaurante NoMI de culinária francesa contemporânea, e um lounge de mesmo nome, que serve coquetéis artesanais e desfruta de incríveis vistas da cidade. O Park Hyatt realiza ainda passeios de bicicletas pela região para que os hóspedes aproveitem ainda mais Chicago.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300