Tasmânia, Kangaroo Island, Sydney, Melbourne… A Austrália proporciona roteiros diversos com atrativos em regiões de encantadora beleza natural e cidades vibrantes e cosmopolitas. Na extensa lista de ótimos destinos para a lua de mel no país, uma cidade contempla um pouquinho de tudo isso: Perth.

Capital da Austrália Ocidental, Perth está situada na costa oeste australiana, às margens do rio Swan. Dona de uma atmosfera descontraída, a cidade é ótima opção para os casais amantes de arte e natureza – sem contar as boas opções de restaurantes. São 19 praias banhadas pelo Oceano Índico e parques que se integram perfeitamente a um cenário urbano composto por street art (apenas o grupo sem fins lucrativos “FORM” encomendou 80 muros de artistas locais e globais), e edifícios em diferentes estilos (aprecie a fachada gótica da Town Hal, a arquitetura moderna da Perth Library e o prédio art decó Gledden Building). Nossa especialista Teresa Perez Tours separou as melhores dicas do destino:

Parques e jardins

Talvez o ponto mais conhecido (e indispensável!) quando o assunto são parques e jardins em Perth seja o Kings Park. A poucos passos do centro da cidade, sua fama não é à toa: são árvores altas, plantas nativas, flores silvestres, belos bosques, lagos, jardins (incluindo o Jardim Botânico da Austrália Ocidental) e trilhas.

Já entre os principais jardins da cidade estão o Harold Boas Gardens, onde os casais podem apreciar um lago, uma cachoeira e ainda uma cascata em meio às pedras; o Queen’s Gardens, em East Perth, que além de lagos e lindas paisagens naturais também abriga o famoso banco do romance “Um lugar chamado Notting Hill”, estrelado por Julia Roberts e lançado em 1999; o Victoria Gardens, um dos primeiros da cidade (começou a ser cultivado em 1800!) que também exibe obras de arte inspiradas na história e cultura indígenas da região; e, por fim, o Narrows Interchange Parkland, divido entre o John Oldham Park e o David Carr Memorial Park, ambos com atrativos como cachoeiras, trilhas para caminhada e ciclismo (algumas levam ao rio Swan) e lagos.

Praias

Entre as melhores praias do oeste da Austrália estão a Cottesloe Beach, situada entre o distrito comercial e o porto de Fremantle, a apenas 15 minutos do centro. Dona de areias douradas e águas cristalinas, proporciona atividades como natação, snorkeling e para os casais mais esportistas, surfe. Ainda na praia, todos os anos, no mês de março, acontece o Sculpture by the Sea, evento que exibe esculturas de artistas locais e que conta com uma edição também em Bondi Beach, Sydney. Um pouco menos frequentada, a City Beach é igualmente bela e ótima opção entre as praias da cidade – atividades como mergulho e surfe são muito comuns por lá.

Agora, se a ideia é mais privacidade ainda, a dica é visitar a vizinha Rottnest Island, a apenas 20 minutos. Situada em uma reserva natural, a ilha conta com lindas praias e ainda dispõe de uma rica fauna e flora, com espécies como o quokka, espécie de marsupial encontrado apenas no oeste da Austrália, além de plantas raras.

Pela cidade

Para não voltar da lua de mel de mão vazias, a dica é dar um pulinho na King Street, que passa por bons pontos de compras de Perth, nos quais é possível encontrar marcas como Louis Vuitton e Gucci. Vale visitar também a Yagan Square, um ponto de encontro relativamente novo por lá, que une o Central Business District com Northbridge, e presenciar o lado mais agitado da cidade, com atrativos como boutiques e cafés. Já para um pouco de tranquilidade, a área de Elizabeth Quay é perfeita: passeios a dois às margens do rio Swan ou sobre ele em uma linda ponte, com obras de arte pelo caminho, proporcionam uma experiência super-romântica.

Arte

Museus, galerias de arte e espaços culturais dão a Perth um lado artístico interessante. Para apreciar arte indígena e obras de design australianas e internacionais coloque no roteiro artsy a Art Gallery of Western Australia; a Gallery Central Perth, que contempla obras de arte de diferentes estilos que podem ser vistas em exposições temporárias; o Perth Institute of Contemporary Art, mais dedicado a performances de dança contemporânea e teatro; e o City Arts Space Perth, centro artístico que realiza exposições, workshops e eventos – tudo relacionado à arte. Por fim, a Fotografia marca presença no Perth Centre for Photography, único espaço dedicado exclusivamente à esta arte em Perth.

Onde comer

Co-Op Dining

A gastronomia australiana é a grande inspiração do Co-Op Dining, que prepara todos os pratos com produtos locais e sazonais, a maioria vindos de fazendeiros da região. A extensa lista de vinhos do restaurante também proporciona rótulos de produção local, ao lado de opções mundialmente conhecidas da bebida.

Propeller

Para apreciar os sabores do Mediterrâneo em plena Austrália, o Propeller é a melhor opção. O mais legal é que o restaurante dá uma cara autêntica aos pratos ao utilizar produtos australianos no preparo. Para acompanhar, os casais ainda têm à disposição uma ótima seleção de vinhos nacionais e importados, cervejas artesanais e destilados.

Onde ficar

COMO The Treasury

Instalado na Cathedral Square, na esquina entre a St Georges Terrace e a Barrack Street, o COMO The Treasury combina uma localização em edifícios do século 19 com fachadas da Era Vitoriana, com acomodações que exibem design contemporâneo – e ainda janelas do chão ao teto que proporcionam lindas vistas da cidade. Tem mais paisagens lindas no Wildflower, o grande destaque gastronômico do hotel, que tem inspiração na culinária australiana contemporânea e conta com vistas do rio Swan. Por fim, o COMO Shambhal realiza diversas terapias de bem-estar, como uma massagem de cabeça indiana. O spa ainda dispõe de salas exclusivas para casais.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?