De todas as regiões da Espanha, tão distintas umas das outras, a Andaluzia – localizada no ponto em que a Europa encontra a África – é a que tem a alma mais espanhola. Pelas cidades andaluzas, as grandes e as pequenas, reverberam dois sons inconfundíveis: à noite, a cadência seca e segura das castanholas; de dia, o vibrante olé das touradas. Se hoje esses sons são sinônimos de Espanha no mundo inteiro, os créditos devem ser dados integralmente à Andaluzia: a região é o berço do flamenco – música e dança – e das “corridas de toros” modernas. Mas a Andaluzia não é só isso. O sul da Espanha guarda as mesquitas e os palácios árabes mais suntuosos de toda a Europa, legados dos séculos em que a Península Ibérica foi dominada por califas mouros. E oferece uma riqueza única de paisagens: praias mediterrâneas e atlânticas, florestas protegidas, deserto e montanhas nevadas. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, mostra por que essa região é tão especial: 

capa-sevilha-e-cordoba

SEVILHA

Percorrer o centro de Sevilha é mergulhar nas duas épocas de ouro da capital andaluza. A primeira delas é a do domínio mouro. O Alcázar, palácio que abrigava os califas, gaba-se de seus detalhados traços árabes e incontáveis pátios e jardins internos. A Torre del Oro, ainda intacta à beira do Rio Guadalquivir, protegia a cidade de invasores. A segunda época de ouro é a da Reconquista da Península Ibérica e a dos primórdios da colonização da América, sob os reis católicos. A majestosa catedral gótica foi construída para ser um dos maiores templos cristãos do mundo. A poucos passos dali, o prédio do Arquivo Geral das Índias conserva as salas de onde se controlavam as navegações e o comércio entre o Novo Mundo e o Velho Continente. Modernos bondes elétricos cortam lentamente o caminho entre um monumento e outro. E lembram que, apesar de toda a riqueza histórica, Sevilha não parou no tempo.

sevilha-1

( Sevilha )

PASSEIOS

Giralda

A Giralda é uma torre de 100 metros, protagonista na silhueta urbana de Sevilha. Une duas épocas áureas: a base foi erguida no domínio mouro, como minarete de uma antiga mesquita; o topo da torre foi concluído na época do reino católico, transformando a Giralda no campanário da catedral

sevilha-6

( Giralda )

Plaza de Toros

Como muitas outras cidades espanholas, Sevilha tem sua monumental plaza de toros. É na arena arredondada de estilo tardo-barroco, construída no século XVIII às margens do Rio Guadalquivir, que os sevilhanos assistem aos emocionantes duelos entre homem e touro.

 sevilha-7

( Plaza de Toros )

Flamenco

Sevilha é célebre por seus tablaos. São pequenos palcos tomados por bailaoras que sapateiam ao som de batidas rasgadas de violão, palmas ritmadas e modulações viscerais no canto. Das tradições espanholas, inquestionavelmente, o flamenco é a mais emocionante.

sevilha-5

( Flamenco )

RESTAURANTES

Taberna del Alabardero

Com filiais em Madri e Washington D.C., a Taberna del Alabardero é considerado um dos melhores restaurantes de Sevilla. O cardápio é constantemente adequado aos produtos de cada estação, e as receitas inovadoras são combinadas com tradicionais pratos da culinária espanhola. Uma completa seleção dos melhores vinhos representa todas as regiões vinícolas do país.

Taberna del Alabardero Hotel. Calle Zaragoza, 20, Sevilha. Tel: 34 954 502721. www.tabernadelalabardero.es

sevilha-9

( Taberna del Alabardero )

El Burladero

As ‘tapas y tintos’ são o destaque do El Burladero, que apresenta inovadoras técnicas de preparação e apresentação das tradicionais receitas andaluzas, servidas em ambiente requintado.

Hotel Meliá Colón. Calle Canalejas, 1, Sevilha. Tel: 34 954 505599. www.gran-melia-colon.com

 sevilha-8

( Restaurante El Burladero )

Abantal

O melhor da culinária andaluza contemporânea é servido no Abantal. Toques inovadores conferem um sabor todo especial às tradicionais receitas, servidas em ambiente agradável e de decoração sóbria.

Calle Alcalde José de la Bandera, 7-9. Sevilha. Tel: 34 954 540000. www.abantalrestaurante.es.

 sevilha-10

( Restaurante Abantal )

Hotel Alfonso XIII

O Alfonso XIII leva o nome do rei que encomendou a construção do palácio em 1928. Já naquela época, foi projetado para ser o mais luxuoso hotel da Europa. Está situado bem próximo ao Reales Alcázares e a Plaza de España, na histórica cidade de Sevilha. Construídos para abrigar os chefes de estado na Grande Exposição Ibero-Americana de 1929, o hotel continua a tradição de requinte em todos os quartos, que seguem a decoração clássica espanhola. Com três restaurantes, um dos destaques é a Bodega Afonso, que serve as tradicionais tapas espanholas.

 sevilha-3

( Hotel Alfonso XIII )

CÓRDOBA

Córdoba guarda o esplendor dos grandes povos que passaram pelo sul da Península Ibérica. As marcas do passado, magníficas e resistentes, espalham-se por cada canto da cidade. No primeiro século de nossa era, sob o imperador Augusto, Córdoba se expandia vigorosamente e dava especial atenção ao urbanismo. Daquele Império Romano, conserva estátuas, colunas, mausoléus e a inabalável ponte de pedra sobre o Rio Guadalquivir. O período mouro renovou o brilho da cidade. A mesquita, grandiosa, e a Medina Azahara, uma verdadeira cidade a poucos minutos de Córdoba, são belos exemplares da incomparável arquitetura árabe. Os judeus também deixaram marcas. No bairro conhecido como Judería, a sinagoga levantada no século 14 guarda, intactos, seus arcos de gesso em estilo mudéjar. Milenária, Córdoba lembra que vários povos foram decisivos para a formação da Espanha que conhecemos hoje.

cordoba-1

 ( Córdoba )

PASSEIOS

Centro Histórico

O centro histórico de Córdoba compreende o entorno da mesquita e o antigo bairro judeu, chamado Judéia. Repleto de importantes monumentos, charmosas alamedas e praças floridas, a região foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Este foi o centro cultural da cidade no período em que Córdoba era um dos mais fortes centros comerciais, culturais e científicos do Ocidente. A melhor forma de explorar o Centro Histórico é a pé, perdendo-se por suas labirínticas ruelas e desfrutando da atmosfera agradável. Diversos restaurantes, cafés e lojinhas convidam a um tranquilo passeio.

 cordoba-4

( Centro Histórico )

Alcázar de Los Reyes Cristianos

Construída no século 14, o Palácio dos Reis Cristãos serviu de fortaleza para Fernando, de Aragão, e Isabel, de Castela – os monarcas católicos responsáveis pela expulsão dos mouros e unificação do país sob a doutrina cristã. Foi neste alcázar que os reis e seus comandados prepararam a batalha que culminou na reconquista de Granada, o último reduto árabe na Península Ibérica. Foi também neste palácio que Cristóvão Colombo despediu-se de Fernando e Isabel, ao partir em busca do Novo Mundo. O local serviu também de sede para a inquisição espanhola ao longo de 350 anos e, no século 19, abrigou uma prisão militar. Atualmente, a visita tem como um de seus destaques os belos jardins mouros e mosaicos romanos remanescentes de construções anteriores que ocuparam o local.

cordoba-2

Mesquita Catedral

Entre colunas e arcadas, detalhes e cores, a grande mesquita consegue recriar a atmosfera religiosa e artística que envolvia Córdoba, então um califado, há mais de mil anos. É uma das construções mais inspiradoras que os árabes deixaram na Europa. Na Reconquista, a mesquita é convertida em catedral.

 cordoba-3

( Mesquita Catedral )

RESTAURANTES

Caballo Rojo

Tradicionais receitas da culinária local e de outras cidades da Andaluzia são os destaques deste restaurante, em funcionamento desde 1962. Do seu terraço, tem-se uma bela vista para a cidade.

Cardenal Herrero, 28. Córdoba. Tel: 34 957 475375. www.elcaballorojo.com.

cordoba-7

( Restaurante Caballo Rojo )

Almudaina

O Almudaina está situado em um antigo palacete do século 16. Em diferentes ambientes, os visitantes saboreiam pratos da culinária local com toques inovadores. A decoração é realçada pelos detalhes regionais, e o local dispõe de um pátio coberto por uma cúpula de vidro.

Plaza Campo Santo de los Mártires, 1, Córdoba. Tel: 34 957 474342. www.restaurantealmudaina.com.

cordoba-5

( Restaurante Almudaina )

Bodegas Campos

Um dos estabelecimentos favoritos de Córdoba, a Bodegas Campos, situada em uma agradável ruela em um bairro residencial, oferece aos visitantes selecionadas receitas locais, acompanhadas de bons vinhos. O ambiente é rústico e retrata a tradição do local, aberto há mais de um século.

Calle Los Lineros, 32, Córdoba. Tel: 34 957 497500. www.bodegascampos.com

 cordoba-6

( Restaurante Bodegas Campos )

HOTEL

Hospes Palacio del Bailío

O Hospes Palacio del Bailío é o único hotel cinco estrelas de Córdoba. Em 1982 foi declarado Patrimônio Cultural na categoria monumento. Está localizado no centro da cidade e é a perfeita combinação de cultura, bem-estar, arte, História, gastronomia e tranquilidade. Os 40 quartos e 14 suítes são decorados com detalhes que preservam a essência do passado e do presente de Córdoba. O hotel ainda oferece gastronomia elaborada com produtos naturais no Restaurante Senzone e no Bar de Tapas Senzone.

cordoba-8

( Hospes Palacio del Bailío )

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: A Espanha apresenta clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. No inverno (dezembro a março) a temperatura fica em torno de 10°C e no verão (junho a setembro) os termômetros podem chegar aos 40°C.
  • Melhor época: A primavera, que acontece entre os meses de março e maio, é a estação ideal para visitar a região da Andaluzia.
  • Como chegar: Não há voos direitos entre o Brasil e a região da Andaluzia. A melhor opção é pegar um voo até Madri e lá fazer conexão para as cidades da Andaluzia.

Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | E-mail: info@teresaperez.com.br