Na Andaluzia, no sul da Espanha, não faltam dias ensolarados, com enquadramento azul-celeste. Junte a esse clima convidativo o ritmo flamenco, conterrâneo ilustre de influência árabe e judaica, onipresente em praças e pátios floridos e integrado com perfeição à estética milenar dos monumentos. Sevilha é o check-in mais corriqueiro desse destino, mas um roteiro perfeito pode incluir também as interessantes Málaga, Granada e Córdoba – belezas ímpares da Península Ibérica. Todas, perfeitas inspirações para dias de cultura e romance. Nossa especialista Teresa Perez Tours dá as dicas:

A efervescente Málaga

Terra natal de Pablo Picasso e Antonio Banderas, Málaga transita entre a cadência compassada do Mediterrâneo e a vida artsy em ebulição, marcada por espaços culturais inaugurados na última década. A principal referência dessa combinação é o cubo colorido do Centre Pompidou, reverberante junto ao porto. A construção, que reúne obras de nomes como Picasso, Miró, Magritte e Frida Khalo, está a poucos passos da praia urbana La Malagueta e seu calçadão, o Muelle 1, repleto de lojas e restaurantes, além do icônico farol. A cidade sedia também uma filial do Museu Estatal Russo, o Museu Picasso e o Museu Carmen Thyssen, com acervo de pintura espanhola do século 19, situado no Palácio Villalón, edifício do século 16.

Presença árabe em Granada

Último baluarte conquistado pelos reis católicos Fernando II e Isabel de Castela, em 1492, Granada mantém ainda mais aceso seu passado islâmico. A medina Alhambra (“A Vermelha”, em árabe), eleita Patrimônio Histórico pela Unesco, sintetiza o legado dos 781 anos que configuram esses tempos: o conjunto de edificações de muros avermelhados e jardins aos pés da Sierra Nevada abrigou o maior centro político e aristocrático dos muçulmanos no Ocidente. Destacam-se os jardins do Palácio de Generalife; os arabescos do Pátio e Fonte dos Leões; a fortaleza Alcazaba, edifício mais antigo do complexo; e o Palácio de Carlos V, um contraponto renascentista. Também se ouvem os sons do Oriente na cultura pulsante das ruas. Muitas lojas, por exemplo, são decoradas com lenços coloridos, tapetes persas e narguilés. A gastronomia, por sua vez, equilibra as tapas com pratos de acento árabe, como tajine, berinjela com mel e “la barreta”, doce de amêndoas e açúcar cristalizado.

Córdoba transcultural

O flamenco está tão vivo em Córdoba que nomeia uma das tapas mais populares das tabernas, o flamenquín. O rolinho de jamón ibérico e lombo de porco empanado em massa de pão fina pode ser saboreado nos bares do Centro Histórico e dos bairros San Lorenzo, San Andrés e Santa Marina. Mas a vivência em Córdoba vai além da dança e da gastronomia: antes delas ou depois, a cidade encanta pelos passeios por remotas vielas e becos que deságuam em praças, fontes e pátios floridos. Das milenares muralhas romanas, que rodeavam toda a área urbana, conservam-se os arcos de Portillo e Belém e as portas de Sevilha, de Almodóvar e da Puente, próximo à Mesquita- -Catedral.

Onde ficar

Gran Hotel Miramar

Málaga

O Gran Hotel Miramar é um hotel com vista para o mar, localizado na região central de Málaga, na zona de Coleta, entre o Paseo de Reding e um visual da cidade que tornará única a experiência. O hotel conta com 3 restaurantes e 2 bares com vista para o mar que oferecem menus distintos e uma vasta diversidade de drinks. As suítes, com design moderno e elegante, oferecem vistas privilegiadas do Mediterrâneo. No spa botânico da Sisley, um espaço exclusivo para cuidar dos sentidos oferecendo relaxamento com intervenções holísticas focadas em bem-estar sensorial com produtos naturais.

Hospes Palacio de los Patos

Granada

Em um palácio renovado do século 19, o prédio do Hospes de los Patos, é um hotel que mistura transparências e profundidades. O sabor da cozinha de Granada é entregue no Restaurante Los Patos. A fusão de técnicas culinárias de vanguarda e produtos frescos, oferecem uma gastronomia natural e saudável. No Los Patos Terrace, tapas, vinhos locais e coquetéis podem ser desfrutados ao ar livre. Relaxamento e vitalidade é o que proporciona o Spa Bodyna. Com uma vasta gama de tratamentos e rituais para descanso da mente e relaxamento corporal, o Bodyna é um espaço focado no bem-estar.

Hospes Palacio del Bailío

Córdoba

Um verdadeiro oásis no centro de Córdoba, o Hospes Palacio de Bailío proporciona uma viagem no tempo até a época romana. Do restaurante do hotel, o Arbequina, é possível avistar as ruínas de uma villa impressionante. Além do visual no Arbequina é possível desfrutar a fresca e fortuita cozinha do chef Javi Moreno. Um terraço e um bar na piscina também são opções para se descontrair e aproveitar o espaço envolto por aromas de buganvílias, limoeiros e limas. No Spa Bodyna a intenção é oferecer uma experiência exclusiva de bem-estar e relaxamento, com o intuito de revitalização do corpo e da mente.

Hotel Alfonso XIII, a Luxury Collection Hotel

Sevilha

O hotel é um marco cultural icônico da cidade. O Alfonso XIII leva o nome do rei que encomendou a construção do palácio em 1928. Já naquela época, foi projetado para ser o mais luxuoso hotel da Europa. Está situado bem próximo ao Reales Alcázares e à Plaza de España. Construído para abrigar os chefes de estado na Grande Exposição Ibero-Americana de 1929, o hotel continua a tradição de requinte em todos os quartos, que seguem a decoração clássica espanhola. Com três restaurantes, um dos destaques é a Bodega Afonso, que serve as tradicionais tapas espanholas.

Quando ir

O ano inteiro.

Protocolos de entrada

Apresentar um certificado de vacinação completa com vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)/Agência Europeia de Medicamentos (EMA) administrada há pelo menos 14 dias antes da chegada e não excedendo 270 dias da última dose requerida, caso exceda esse período, o certificado deve conter a dose de reforço. Não é necessário teste de PCR para COVID‑19 para passageiros vacinados.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 31 3131-3000 | 61 3217.2300

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Lua de mel: Pequenos segredos para desvendar as novidades de Madrid

Veja também: Salamanca: um dos distritos mais interessantes de Madri