África do Sul - Rota Jardim

Faixa litorânea entre o Atlântico e o Índico, a Rota Jardim reúne surfe, esportes radicais, montanhas, safáris e vinícolas. Uma das mais famosas estradas cênicas da África do Sul, o trecho entre Cape Town e Port Elizabeth é marcado por aventuras, vegetação exuberante, praias e até animais exóticos, como as baleias. A denominação da Rota Jardim se deu pela densa vegetação e pelo verde constante de suas montanhas. Explorar os 315km da bela Rota Jardim de carro é considerado o melhor jeito de conhecer as especificidades e segredos da região. As estradas são seguras, o que proporciona melhor aproveitamento de todos os momentos da viagem. É possível realizar cada percurso em seu próprio ritmo, passando mais tempo em determinado local em função dos gostos pessoais, descobrir lugares novos, parar nas cidades menores entre um destino e outro, conhecer lugares autenticamente sul-africanos e ainda pouco explorados pelo turismo internacional. A Teresa Perez Tours, nossa especialista em lua de mel, mostra o roteiro completo.
PASSEIOS
Hermanus
Hermanus é uma cidadezinha litorânea conhecida por ser o principal mirante do mundo para se observar baleias. A partir de uma trilha construída em penhascos ao redor da praia, é possível avistá-las, principalmente de junho a dezembro. Apesar de várias espécies passarem pela orla, a “frequentadora mais assídua” é a gigante baleia-franca-austral.

Hermanus
George
Está no centro da Rota Jardim, exatamente na metade do percurso entre Cape Town e Port Elizabeth. Ideal para uma parada para descanso entre a viagem pela Rota. É possível visitar a região semidesértica do Grande Karoo, além das imponentes Montanhas Outeniqua.

George
Knysna
A cidade se desenvolveu ao redor da grande lagoa de 17km de extensão protegida do mar por dois maciços de arenito. É famosa pelo cultivo de ostras e mais de 200 espécies de peixes, o que faz dos seus restaurantes uma deliciosa experiência. Os veleiros, as montanhas e as construções formam uma paisagem única e pitoresca. Destino bastante procurado por moradores locais e visitantes, também devido à vasta oferta de campos de golf e de altíssima qualidade, com destaque para o Pezula, um dos mais cênicos campos da África.

Knysna
Plettenberg Bay
Com inúmeras trilhas que permitem vistas do mar agitado e das baías intocadas, Plettenberg Bay é destaque na Rota Jardim por combinar a tranquilidade da natureza local com uma agitada vida noturna. “Plett”, como é conhecida pelos locais, possui uma península de 4km de extensão por onde passam animais em suas rotas de migração, e, por isso, uma ótima oportunidade para avistar pinguins, focas, golfinhos e baleias, estas últimas na primavera, a partir de setembro.

Plettenberg Bay
RESTAURANTES
Zachary’s
Despretensiosamente sofisticado, o premiado Zachary’s serve pratos da culinária africana com base em produtos orgânicos cultivados localmente na horta do hotel e ao longo da região. O cardápio muda periodicamente, acompanhando a sazonalidade dos ingredientes. Oferece, também, uma impressionante adega com cerca de 1.500 rótulos, para acompanhar as diferentes opções culinárias.
Pezula Resort. The Heads. Knysna. Tel: 27 044 3023333. www.zacharys.co.za

Restaurante Zachary’s
Zinzi
Restaurante estilo bistrô com decoração típica africana, onde a culinária local tem influências asiática e mediterrânea e é delicadamente preparada e impecavelmente apresentada, acompanhada de selecionados vinhos sul-africanos da adega do hotel.
Tsala Treetop Lodge. Pear Tree Farm. Harkerville. Plettenberg Bay. tsala.hunterhotels.com. Tel: 27 044 5328228.

Restaurante Zinzi
Bramon
Localizado em uma vinícola, o restaurante oferece uma atmosfera agradável, inclusive com mesas ao ar livre com uma bela vista para os vinhedos. Ideal para apreciar os vinhos, acompanhados de queijos, ostras, carnes, patês e deliciosos pães caseiros.
Estrada N2. The Crags. Aproximadamente 20km de Plettenberg Bay. Tel: 27 044 5348007. www.bramonwines.co.za

Restaurante Bramon
HOTÉIS
The Plettenberg [Plettenberg Bay]
Localizada na popular Rota Jardim, o The Plettenberg possui vista para as grandiosas paisagens deste espetacular trecho da África do Sul. O clima ameno e o serviço impecável do resort oferecem oportunidades para praticar golfe, pesca, vela e até observar baleias e golfinhos. Além do excelente restaurante SeaFood e da vasta coleção de sua adega, o Plettenberg ainda oferece tratamentos exclusivos no Carchelle Beauty Spa.

The Plettenberg

Quarto do The Plettenberg
Conrad Pezula [Knysna]
As villas do Pezula ficam numa paisagem encantadora: entre a laguna de Knysna e os campos de golfe do hotel, com vista para o Índico. As suítes são decoradas em estilo africano contemporâneo e, para o conforto dos hóspedes, contam com cozinha, closet e lareira. O fim do dia pode ser desfrutado no Noah?s Champagne & Cocktail Lounge ou no Zachary?s Restaurant.

Conrad Pezula Hotel
Birkenhead House [Hermanus]
Situado sobre um vertiginoso penhasco na Walker Bay, a Bierkenhead House possui decoração contemporânea e relaxante. Excelente ponto de observação de baleias (maio a dezembro), o hotel possui opções de atividades para visitantes de todos os gostos: de campos de golfe a mergulhos na jaula com tubarões.

Birkenhead House
INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
- Visto: Para os visitantes de nacionalidade brasileira não é necessário nenhum tipo de visto.
- Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela. A vacina deverá ser providenciada até 11 dias antes do embarque.
- Clima: As estações na África do Sul seguem as mesmas épocas do Brasil. Porém, vale lembrar que o país está na mesma latitude da região sul do Brasil, o que faz os verões mais amenos e os invernos rigorosos. Inverno (junho a setembro): frio e seco – exceto na costa sul, quando há grande incidência de chuvas; verão (novembro a março): quente e úmido. Além do calor e das pancadas de chuva; Primavera (setembro a novembro) e outono (abril a maio): época muito agradável em todas as regiões do país.
- Melhor época: A África do Sul pode ser visitada o ano todo. A Rota Jardim é mais encantadora no verão (novembro a março), pois a região está muito mais florida e alegre. No inverno as temperaturas ficam muito baixas (em torno de 10ºC).
- Como chegar: Há voos diários entre São Paulo e Johannesburg. De lá, há duas opções: voar para Cape Town, onde começa a Rota, ou para a cidade de George, que está no meio do caminho.