5 experiências de safári na África para uma lua de mel cheia de aventura

Paisagens de tirar o fôlego, os animais mais imponentes da África e espécies ameaçadas de extinção são parte da experiência de quem passeia pelos safáris da África. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, reuniu 5 experiências para os casais que quiserem se aventurar pela região!
Contemplar uma das cataratas mais majestosas de todo o mundo no Zimbábue
Com natureza quase intocada, repleta de ricos cenários e impressionante variedade de vida selvagem, o Zimbábue é dono de um dos povos mais hospitaleiros de todo o continente africano. Ao chegar na fronteira com a Zâmbia, as deslumbrantes Victoria Falls exibem seus diversos arco-íris entre suas quedas d’água. Uma das Maravilhas do Mundo Moderno, suas cachoeiras chegam a 108 metros de altura e é exatamente por isso que os casais mais aventureiros escolhem as cataratas para pular de bungee jump.
Quem visita as cataratas, pode aproveitar a viagem ao país para conhecer o belíssimo Parque Nacional Mosi-Oa-Tunya, um dos poucos lugares onde rinocerontes brancos podem ser vistos. Outra boa alternativa é presenciar o pôr do sol nas savanas ou à noite, tendo a chance de admirar um dos céus mais estrelados de toda a África.
Onde experimentar
Zimbábue
Melhor época
Maio a outubro
A vida selvagem vista de camarote
É impossível não se impactar com a dinâmica da savana quando observada pelo alto. Uma das experiências mais marcantes e diferenciadas, os passeios de balão sobrevoam áreas repletas de ação selvagem e paisagens deslumbrantes.
No Quênia e na Tanzânia, o nascer do Sol apresenta diversos tons alaranjados que dificilmente serão vistos em outro lugar do mundo. Logo de manhã, é possível ver do alto as manadas de animais que realizam a Grande Imigração, peregrinando em bando pelos infinitos campos, rios e planícies alagadas. É o camarote dos sonhos, que já seria impactante apenas pela paisagem, mas é sempre muito bem agraciado com o espetáculo proporcionado pelos animais que ali passam.
Onde experimentar
Reserva Nacional Masai Mara (Quênia) e Parque Nacional do Serengeti (Tanzânia)
Melhores épocas
Julho a outubro.
Para admirar a imponência dos maiores gorilas do mundo
A visita a esses animais ameaçados de extinção é extremamente controlada e para poucos. Atualmente, o número de gorilas-das-montanhas ultrapassa mil indivíduos, sendo mais da metade vivendo em Ruanda e nos arredores das Montanhas Virunga. Apesar de ser possível encontrar famílias de primatas em outros países, Ruanda se firma como a melhor e mais sustentável experiência.
Para conhecê-los, é necessária uma caminhada que pode variar entre 30 minutos e 4 horas, dependendo da localização de cada família. Quanto maior a disposição de andar, mas provável encontrar com diferentes bandos de gorilas ao longo do caminho. Além da possibilidade de encontrar estes majestosos primatas, a caminhada vale pelo contato próximo à natureza e pelo belo visual ao redor das montanhas.
Onde experimentar
Parque Nacional dos Vulcões, Ruanda
Melhores épocas
Junho a setembro
Percorra o Okavango Delta de diversas formas
Seja de mokoro, helicóptero, barco, ou até por baixo d’água, conhecer o rio Okavango é uma experiência sublime e única. O delta e sua planície alagada abrigam uma imensidão selvagem ao seu redor. Leões, hipopótamos, crocodilos, elefantes e muitos outros animais se reúnem próximo ao delta diariamente. Um safári pelas suas águas é completamente diferente dos feitos por terra, inclusive por apresentar surpresas e cenários que só podem ser vistos a partir da canoa.
Uma das experiências inesquecíveis nessa região é sobrevoar parte dos mais de mil quilômetros pelos quais o Okavango se estende. No passeio aéreo, é possível avistar os belíssimos e incontáveis canais do rio, que lembram veias pulsantes.
Onde experimentar
Okavango Delta, Botsuana
Melhores épocas
Junho a outubro
Safáris fotográficos no deserto
Todos os sentidos humanos parecem ser intensamente estimulados por quem tem o privilégio de subir as dunas de 300 metros de altura em Sossusvlei, ponto alto da viagem à Namíbia e um dos cenários mais fotogênicos do planeta.
Esse deserto na costa atlântica – que só termina quando o mar começa – é um dos mais antigos e abriga algumas das dunas mais altas do mundo. É exatamente no salar de Sossusvlei que fica a mais famosa, a Duna 45, uma bem desenhada montanha com areias esculpidas pelo vento que vem do mar.
Ali pertinho está Deadvlei, um dos cenários mais surreais que você verá em toda a sua vida.
Nesta formação única, a melhor notícia é que os casais podem descobrir seus segredos de diversas formas: seja de helicóptero, 4×4, bicicletas, quadriciclos, e os sempre memoráveis passeios de balão. Em todas elas, um convite constante à surpreendente beleza africana.
Onde experimentar
Sossusvlei, Namíbia
Melhores épocas
Abril a outubro
. . . . . . . .