O Mar Mediterrâneo de águas mornas e transparentes que vão do azul-turquesa ao verde-esmeralda, sempre exerceu um enorme fascínio em quem busca um destino de ilhas paradisíacas, boa gastronomia e águas cristalinas. A areia nem sempre é branca, fina e reluzente. Ela pode ser grossa, escura, colorida e até nem existir, cedendo o palco a pedrinhas. Mero detalhe. Beach clubs alternam o cenário com praias selvagens, os pinheiros são muito mais comuns que os coqueiros e o sol só se põe no horizonte bem depois das 20h. É neste cenário de tamanha perfeição que nossa especialista em lua de mel, Teresa Perez Tours, traz 3 ilhas paradisíacas para lua de mel no mar Mediterrâneo: Baía de Kotor, Sardenha e Ilhas Baleares.

Baía de Kotor

Mesmo tendo passado boa parte de sua vida na Grécia, foi no litoral de Montenegro que o poeta londrino Lord Byron se deparou com “o mais belo encontro entre terra e mar”. Provavelmente, ele se referia à Baía de Kotor, a joia da coroa desse pequeno país ao sul da Croácia, onde montanhas grandiosas se debruçam sobre o Adriático. No ponto mais profundo de um fiorde emparedado entre os picos dos Alpes Dináricos, que passam de 1,8 mil metros de altitude, Kotor é um pequeno porto natural banhado por águas cor de esmeralda cujas muralhas avançam montanha acima em zigue-zague, unindo o centro antigo às ruínas de uma fortaleza do século 15. Do alto, é possível ter a real dimensão do cenário que impactou o poeta britânico.

Conectada a Kotor por uma estradinha costeira estreita, Herceg-Novi também ostenta palácios erguidos nos tempos do domínio veneziano e construções bizantinas. Outras preciosidades arquitetônicas estão na vizinha Perast: o mosteiro beneditino de São Jorge, do século 12, e a igreja Nossa Senhora da Pedra, do século 15, que ocupam duas ilhotas, formando uma das imagens mais instagramáveis de Montenegro. Entre os vilarejos da Baía de Kotor, algumas enseadas de pedrinhas permitem mergulhar no mar cristalino. Também há boas praias em Tivat, ao lado de Porto Montenegro, onde atracam os super iates. Pouco mais ao sul, já em mar aberto, o cenário fica ainda melhor: Sveti Stefan, uma vila medieval acomodada sobre uma ilhota, onde funciona o hotel homônimo Aman Resorts, cercado por praias de pedrinhas avermelhadas que já viram passar de Sophia Loren a Marilyn Monroe, que contribuíram para compor a aura de glamour que paira sobre a Riviera montenegrina até hoje.


Onde ficar:
One&Only Portonovi

Às margens do Adriático, onde o mar encontra as montanhas, o novíssimo One&Only Portonovi é perfeito para casais que pretendem se desconectar em um cenário de rara beleza. As villas de design contemporâneo buscam incorporar as vistas para o mar para proporcionar um clima de total aconchego aos hóspedes. No coração do resort, destaque para o Chenot Espace, cujo conceito de bem-estar equilibra alta tecnologia e terapias
chinesas alternativas.

Sardenha

A segunda maior ilha do Mediterrâneo (atrás da Sicília, sua vizinha ao sul) soma impressionantes 2 mil quilômetros de praias idílicas e invariavelmente transparentes, mas são os cerca de 55 quilômetros da costa Nordeste que ano após ano fazem jus à fama de paraíso do jet-set italiano – e não apenas. Ali, entre os golfos de Arzachena e Cugnana, esparrama-se a Costa Esmeralda, uma das maiores concentrações de hotéis, restaurantes e bares badalados de todo o litoral da Itália, onde um simples Campari Spritz adquire status de iguaria gourmet ao pôr do sol.

Embora a ilha esteja pontilhada de sítios arqueológicos do povo Nuragico, erguidos até 3500 a.C., e montanhas que descortinam lindas vistas, a vida corre doce mesmo é a bordo dos barcos que pipocam no mar e nas concorridas faixas de areia. Depois de passar o dia dourando o corpo ao sol, é hora de rumar para beach clubs badalados como o Phi Beach, um clássico em cima das águas a caminho de Baia Sardinia, ou a Piazzetta, o coração de Porto Cervo, onde lojas grifadas e designers famosos disputam espaço com restaurantes trendy e bares não menos. Quando der saudade de um pouquinho de real life, aposte na cidadezinha San Pantaleo, a queridinha dos artistas.


Onde ficar:
Hotel Pitrizza, a Luxury Collection Hotel

Situado na romântica Costa Esmeralda, o Pitrizza ostenta paisagismo e arquitetura em perfeita harmonia com a beleza natural de Porto Cervo. Cada um dos elegantes quartos e suites oferece aos casais uma atmosfera aconchegante, e todos eles contam com estrutura de rochas, o que garante uma temperatura agradável nas quatro estações do ano. Destaque para a piscina natural de água salgada esculpida em granito da Sardenha e com
vista para o mar.

Ilhas Baleares

Na costa leste da Espanha, quatro ilhas com perfis totalmente distintos movimentam o verão no Mediterrâneo. Uma coisa, porém, elas têm em comum: são cercadas por águas absolutamente límpidas, purificadas por bancos de algas – as posidonias – que filtram o mar, fazendo com que atinja aquele tom inimitável. A maior do quarteto, como o nome sugere, é Mallorca, cuja capital, Palma, tem restaurantes estrelados pelo guia Michelin – como o Zaranda ou o Marc Fosh – e é coroada por uma catedral gótica decorada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí. Destino de verão da família real espanhola, a ilha vai bem além de suas praias – como Es Trenc, Caló des Màrmols e Formentor. Na serra Tramuntana escondem-se vilarejos seculares, a exemplo de Deiá e Valldemossa, que já abrigaram moradores ilustres, como o pianista polonês Frédéric Chopin. Vizinha de Mallorca, Menorca foi declarada reserva da biosfera pela Unesco. Avessa aos badalos e com boa parte de seu território dedicado à agricultura – na ilha é produzido o famoso queijo de Mahón –, é o refúgio de quem curte passar o verão em contato com a natureza.

Conhecer as melhores praias requer longas caminhadas ou um barco. Mas o esforço vale a pena diante de calas como Macarella, Macarelleta, Turqueta e Mitjana. De bônus, Ciutadella de Menorca surpreende os visitantes com seus palacetes do século 16, muitos deles habitados por famílias que ostentam títulos de nobreza até hoje. Recentemente, a badalada galeria Hauser & Wirth levou arte de peso à Isla del Rey, diante de Mahón, a capital. A celebridade das Baleares, no entanto, é Ibiza. Famosa por sua noite implacável e seus mega clubs, a ilha se firmou como destino de alto luxo nos últimos anos com a instalação de novos hotéis, como o Six Senses, e de restaurantes de chefs consagrados, como o Sublimotion, de Paco Roncero. Com praias idílicas e badaladas, como Ses Salines ou Jondal, Eivissa (em catalão balear) também é base de lançamento para Formentera, a menor das Baleares, onde ficam algumas das melhores praias do arquipélago. Diminuta, ideal para conhecer de scooter, é um ímã de iates durante o verão, que se reúne nos arredores de Ses Illetes, o cartão-postal da ilha, onde o azul balear dá o melhor de si.


Onde ficar:
Six Senses Ibiza

O novo hotel de Ibiza, localizado na região norte da ilha, tem como atrativos os programas de wellness. O Six Senses Spa se expande por mais de 1,2 mil metros quadrados e abriga o salão de longevidade RoseBar e também fitness center. Entre os atrativos estão sauna a vapor, programa holístico antienvelhecimento com orientação nutricional e métodos modernos de cura. Na gastronomia, dois bares, uma adega com vinhos biodinâmicos e orgânicos e quatro restaurantes, entre eles o The Farmers’ Market & The Orchard e o Ha Salon Ibiza, ambos comandados pelo chef israelense Eyal Shani.

. . . . . . . . 

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Milão: uma lua de mel para comer e se encantar

Veja também: Toscana: uma lua de mel super romântica e especial pela Itália