Já faz um tempinho desde o último post “It’s All About…” (2 anos e meio, para ser mais precisa!rs). Mas como estou realmente obcecada por Downton Abbey, achei que seria uma boa maneira de me aprofundar um pouco mais nos detalhes de como dar um toque downton abbey-esque a um casamento…

Convite

A referência pede alta papeleria à moda inglesa! Convites elegantes, de tamanho menor (aprox. 17 cm x 23 cm) e design com elementos clássicos. Vai bem: formato vertical, papel emplastrado, borda dourada, cantos arredondados, relevo dourado, selo de cera.

Vestido de noiva

Para o vestido de noiva, penso em modelos sem volume, fluídos e com cintura marcada (pelo corte, por uma faixa ou um bordado).   Vai bem: cetim, mousseline, renda e bordados leves, manguinhas. Jenny Packham é uma estilista que sabe traduzir muito bem as referências da época em seus vestidos!

Bouquet

Os bouquets da época costumavam ver bem grandes – grandes demais para os dias de hoje, na minha opinião. Mas o estilo soltinho, com bastante verde, é uma ótima “releitura”.

Penteados

Naqueles tempos, uma mulher da aristocracia nunca era vista de cabelos soltos. A moda de penteados de Downton Abbey é bem diferente da de Titanic (Rose usava bastante cachinhos, lembram-se?). As mulheres da família Crawley estão sempre de coques baixos (pelo que me lembre, só a Lavinia Swire usa coque alto, mas ela não é da família, então não conta!), muitas vezes com algum enfeite, como tiarinha, pentinhos, florzinhas…

Decoração

Tanto o jardim (e a festa no jardim, do último capítulo da primeira temporada) quanto a sala de jantar servem de inspiração para decoração de casamentos – em estilos diferentes, naturalmente.

Para o jardim, penso naquelas tendas brancas usadas freqüentemente nos casamentos americanos e ingleses, em arranjos de flores mais soltos com peônias, rosas, florzinhas miúdas e bastante verde… O casamento da Kate Moss considero uma ótima fonte de inspiração!

Para o jantar formal, mesas longas ficam perfeitas, mas é difícil fazer um casamento todo assim (embora eu já ido a um assim em Brasília e garanto que foi a coisa mais linda). Por isso, o clima pode ser dado pela decoração clássica com pelos elementos como, peças de prata e cristal, castiçais, arranjos de flores baixos na mesa (para não atrapalhar a conversação), menu caligrafado…

Chá

Não podemos nos esquecer do chá! Por que não fazer uma mesa de chás, ao lado do café, na saída? Ou por que não inserir xícaras na decoração (como na foto à esq.) ou nas lembrancinhas (com velas, na foto ao centro, ou com mudinha plantada, na foto à dir.):

Dança

E uma das coisas que mais gosto de assistir: as cenas de dança! Sei que a valsa (infelizmente) caiu de moda em casamentos, mas me digam se não é lindo uma música elegantemente dançada:

Se quiserem assistir uma cena de Lady Mary e Matthew dançando, apertem o play e avancem para o minuto 1:45