case-saudavel-1

A correria com os preparativos de casamento e as pendências a serem resolvidas têm me deixado bastante cansada. Resultado: estou com a imunidade baixa e me sentindo mais vulnerável às doenças. Sendo assim, não vejo assunto melhor para nossa coluna mensal, afinal, manter o sistema imunológico forte é imprescindível para a saúde do corpo.

Os sinais de um sistema imunológico debilitado podem ser variados e relativamente frequentes indo desde gripe, dor de garganta, manifestação do herpes, candidíase e até uma infecção urinária. E, convenhamos, o que a gente menos quer nessa vida é ficar de cama por qualquer uma dessas doenças, ainda mais tão perto do nosso grande dia…

Para não corrermos esse risco, precisamos nos alimentar adequadamente. Alguns alimentos, inclusive, podem ser grandes aliados do nosso sistema imunológico como, por exemplo, a glutamina – um aminoácido encontrado nas proteínas responsável por realizar funções vitais que contribuem para o bom funcionamento de diversos órgãos. Como a ideia é utilizá-la para uma função direcionada (fortalecimento da imunidade), pode-se consumi-la através de suplementos isolados da substância.

baixa-imunidade-stress-noiva-casamento

O ômega-3, queridinho das dietas, é indispensável, pois possui um tipo de gordura que nosso corpo não fabrica. As melhores fontes da substância estão nos peixes de águas frias e profundas como o salmão, sardinha e atum.

A arginina – outro aminoácido importante na ativação do sistema imunológico – pode ser encontrada em proteínas, mas para um efeito melhor, recomenda-se os suplementos. (Mas, atenção! Quem está com herpes em atividade não deve consumi-la como suplemento.)

As boas e velhas vitaminas (C, E e Complexo B) são boas amigas para o nosso sistema de defesa. Fáceis de encontrar, estão presentes nas frutas cítricas, castanhas, cereais integrais e folhas verdes escuras. Uma ótima opção de lanche para misturar todas elas é preparar um suco verde com laranja, couve e maçã acompanhado de um mix de castanhas.

Os minerais também não podem ser deixados de lado. O zinco ajuda a prevenir doenças e restabelecer o sistema imunológico, quando já se tem uma infecção instalada, podendo ser encontrado nas carnes vermelhas, folhas verdes escuras e oleaginosas. Destaque também para o selênio que é muito fácil de obter – bastam duas castanhas do pará por dia e estamos abastecidos.

Com uma alimentação equilibrada e uma boa orientação nutricional que respeite a individualidade bioquímica de cada um, você terá uma saúde de ferro. E aí não vai ter estresse ou cansaço forte o suficiente que possa atrapalhar o seu casamento.

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.