Não há mais dúvidas: a charmosa Petrópolis conquistou os noivos de vez! Além de ótima opção para um destination wedding de fácil acesso, a chamada Cidade Imperial desenvolveu uma infraestrutura completa para receber casamentos na região serrana do Rio de Janeiro! Por lá, é possível encontrar uma infinidade de espaços e Igrejas até serviços de decoração, buffet, móveis, flores, cerimonial, DJ… tudo! Para os noivos que gostam da ideia, fizemos um guia com tudo o que é preciso saber sobre casamentos em Petrópolis!

E para entrar no clima, vale a pena assistir ao vídeo lindo que o grupo de profissionais de Petrópolis fez para apresentar a região:

Por que casar em Petrópolis?

Petrópolis conquista os noivos pela combinação entre beleza natural e história. Para qualquer lado que você olhe, montanhas e palmeiras imperiais emolduram os cenários. Outra vantagem da cidade são os espaços. Uma viagem no tempo por fazendas centenárias torna a viagem, do pré ao pós-wedding ainda mais especial. “Também há muitos locais para casamentos ao ar livre, com jardins exuberantes, uma tendência cada vez mais forte entre os noivos. Para quem quer uma cerimônia religiosa tradicional, são mais de 100 capelas e Igrejas, entre elas a imponente Catedral de São Pedro de Alcântara!”, conta a decoradora Andrea Kapps.

Catedral de São Pedro de Alcântara (Foto: Giovani Garcia)

Clima

O clima em Petrópolis é agradável durante o ano inteiro. No inverno, as temperaturas caem, mas nada que uma decoração aconchegante com lareiras não resolva. Já no verão o sol aparece, mas as montanhas garantem frescor. Como a maioria dos casamentos na cidade acontece ao ar livre, a chuva é sempre a grande preocupação das noivas, e é no verão onde elas são mais frequentes. Durante o outono e o inverno, vale a pena colocar aquecedores no espaço – a Seriflex é uma das empresas que disponibilizam o equipamento!

Festa com e sem cobertura

Outra dúvida dos noivos que casam ao ar livre é se devem ou não investir na cobertura. Aqui no site, a gente sempre fala da importância da cobertura. O plano B nunca pode deixar de existir. E em Petrópolis, mesmo sem risco de chuva, ela tem uma outra funcionalidade: manter a temperatura equilibrada, já que no inverno o frio costuma ser mais intenso. Para quem optar por fazer o investimento, Andrea Kapps recomenda a Seriflex“É uma empresa de toldos e cobertura local, que já está acostumada a trabalhar em muitos espaços de Petrópolis. Eles desenvolvem projetos customizados de acordo com a decoração”, comenta.

(Foto: Profilm)

Tempo de antecedência

Petrópolis tem muitas opções de espaços e Igrejas, por isso, quase sempre há alternativas disponíveis! Mas quem sonha com os lugares mais procurados (como a Catedral de São Pedro de Alcântara, por exemplo), é necessário pelo menos 10 meses de antecedência.

Hospedagem e locomoção

Apesar de ter o clima delicioso da serra, Petrópolis fica próxima ao Rio de Janeiro, o que não exige, necessariamente que todos se hospedem por lá (dá, em média, uma hora do capital e cerca de 40 min do aeroporto internacional do Rio de Janeiro (Galeão). Porém, quem quiser curtir a cidade, o que não faltam são hotéis aconchegantes, como a LOCANDA Della Mimosa. E a locomoção dos convidados não é um problema – existem empresas de transfer e a cidade também conta com aplicativos de transporte!

Melhor horário para casar

Como a maioria dos casamentos em Petrópolis acontece ao ar livreAndrea Kapps recomenda que a cerimônia ocorra entre 15h e 17h“Os noivos precisam decidir se querem que o pôr do sol faça parte do “sim” ou do ensaio pós-cerimônia. Mas casamentos à noite também ficam lindos!”, conta.

Passeios e eventos pré e pós-wedding

Os casamentos em Petrópolis costumam durar o fim de semana inteiro, começando na sexta-feira à noite e terminando com um brunch no domingo. Dependendo de onde for escolhido para a recepção, uma pizzada sempre é uma boa pedida. “Outras opções de passeios são os jardins do Museu Imperial, o Palácio de Cristal (que foi presente do Conde D’Eu para a Princesa Isabel quando casaram), a Avenida Koeler (onde estão várias construções tombadas pelo Patrimônio Histórico), o café da manhã no Solar do Império e o Pousada do Alcobaça (que tem um jardim centenário projetado por Burle Marx)”, indica Andrea Kapps.

Museu Imperial, Solar do Império e Palácio de Cristal (Fotos: Divulgação)

Espaço

Nós já publicamos muitos casamentos lindos na LOCANDA Della Mimosa, que é um dos principais espaços para casamentos em Petrópolis! A casa foi construída em 1992, já como um hotel, em um dos bairros mais charmosos da serra petropolitana. Seguindo o conceito de exclusividade, a Locanda Bridal GuideLOCANDAFazendas e espaços no campo para casar, Hotéis para casar, Destination weddingRio de Janeiro, PetrópolisPortfólio é “abraçada” pelas montanhas, o que garante um clima intimista e aconchegante que combina perfeitamente com celebrações no campo! Outro atrativo do local é o renomado restaurante, com menus exclusivos e personalizados que levam a assinatura do chef Danio Braga. Totalmente preparado para receber grandes festas, o hotel também conta com 20 acomodações para hospedar noivos, padrinhos, familiares e convidados!

Fotos: Rodrigo Sack e Juliana Kneipp

Decoração

Não é exagero dizer que Andrea Kapps é referência em decoração de casamento na serra carioca! Apesar de assinar projetos para todos os gostos, ela se destaca pelo estilo clássico-campestre e pelos conceitos que inspiram romance – o que combina perfeitamente com o cenário e a atmosfera de Petrópolis!

Fotos: Profilm

Com sede na região serrana do Rio de Janeiro, a Chiavari Bridal GuideCHIAVARIAluguel de móveisRio de Janeiro, Rio de Janeiro, PetrópolisPortfólio facilita demais a logística do mobiliário para a festa! O acervo da marca é super vasto e tem opções para todos os estilos de decoração. Uma preocupação da Chiavari é sempre investir em itens que componham ambientes atemporais. E, claro, ainda há a opção de personalizar ou criar novas peças!

Foto: Profilm

Flores

As flores fazem parte da história de Petrópolis! Considerada a terceira maior produtora de flores de corte do estado, a cidade é conhecida por ser rica em hortênsias e também pelas camélias, que eram a espécie preferida da Princesa Isabel. Outra curiosidade é que a região abriga o orquidário mais antigo do Brasil, construído em 1870 a pedido de D. Pedro II. Segundo Andrea Kapps, as flores mais pedidas pelas noivas são rosas, dálias, próteas, bocas de leão, helicônias, bromélias e hortênsias.

Fotos: Giovani Garcia

Gastronomia

A gastronomia da serra também merece seu destaque, principalmente se falarmos de Rosani Simas. Muitas pessoas já conhecem as delícias dela, mesmo sem saber. Seja no Empório Maria Maria, cujo restaurante ela comanda, ou em festas badaladas de Itaipava em que ela assina os menus com seu buffet, fundado em 1990. Rosani Simas faz questão de trabalhar apenas com produtos orgânicos da região de Petrópolis, onde fica sua base. É o farm to table que garante produtos frescos e saudáveis para os casamentos.

Música

Uma opção super clássica e que não poderia representar melhor a região é o Coral dos Canarinhos de Petrópolis! O grupo tem mais de 70 anos de história e é o mais antigo do Brasil! Tivemos a oportunidade de assistir a uma apresentação deles no CZ Petrópolis, que foi muito linda e emocionante!

Foto: Giovani Garcia

Beleza

Quando falamos que o mercado de casamento em Petrópolis era super estruturado e completo, não estávamos mentindo! E quando o assunto é a beleza da noiva, Manu Salgado é a expert da região! Com experiência no mundo da moda, a beauty artist cuida não apenas do cabelo e da maquiagem da noiva, como também faz a consultoria de estilo completa! Então, nem é preciso dizer que todo o processo de construção do look do grande dia é uma delícia, né?

Foto: Divulgação

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Veja todos os casamentos em Petrópolis que já postamos aqui no site