Flor mosquitinho: como usar a gipsofila na decoração de casamento
Pode-se dizer que, até pouco tempo atrás, a flor mosquitinho estava meio “batida” na decoração de casamento. Fosse em arranjos clássicos em formato redondo ou em garrafinhas forradas de juta, a gipsofila na decoração de casamento não era nenhuma surpresa, nem causava impacto. Hoje vamos mostrar um novo olhar sobre o mosquitinho!
Antes de falar sobre decoração de casamento com gipsofila
Se você acabou de ficar noiva- ou noivo, e vai começar a organizar o casamento, temos muitas dicas úteis. Afinal, construímos uma plataforma completa para te ajudar com tudo para o planejamento de casamento! Depois do pedido de casamento, reunimos todo o nosso material para planejamento e organização do casamento neste link. É uma matéria completa com várias ferramentas, como planilhas, o livro “Constance Zahn – O Guia Essencial de Casamento”, o CZ BRIDAL GUIDE com uma seleção caprichada de profissionais talentosos de decoração e outras áreas. Aproveite também as oportunidades imperdíveis do nosso clube de vantagens, o CZ Wedding Club.
Na Revista Constance Zahn Nr. 8 você já viu uma prévia do resultado das nossas pesquisas para tendências de decoração de casamento para 2022. Se ainda não teve oportunidade de garantir seu exemplar, basta clicar neste link! Lá, tem uma seção inteira dedicada ao assunto!
Antes de pensar no estilo, é bom ter uma ideia de quanto custa a decoração de casamento, afinal ela é um item essencial da celebração e envolve muitos elementos caros. Nós também temos um checklist da decoração de casamento para você não deixar passar nenhum ponto importante e ter um controle maior sobre os gastos.
Sustentabilidade não é tendência, é realidade
Já falamos sobre isso na matéria sobre as macrotendências tendências de casamento 2022, mas caso você tenha chegado aqui agora, vale a pena ler. O compromisso com a sustentabilidade deixou de ser tendência e virou obrigação. sabemos que é impossível fazer um evento sustentável com pegada de carbono zero, mas pode-se tomar algumas atitudes na hora de planejar o casamento para que ele seja mais sustentável, ecológico e de fair trade.
Comece por contratar fornecedores eco-conscientes: espaço de eventos, decoração, gastronomia e doces são os itens que mais geram desperdício e lixo no casamento. Na hora de entrevistar o fornecedor, pergunte sobre suas atitudes e o que ele pode fazer para diminuir a pegada de carbono. Além disso, no site você pode se inspirar com 7 ideias sustentáveis para o casamento.
Daqui para frente a atenção dos floristas e decoradores é focar com dedicação ainda maior em achar substituições para espuma floral, usar elementos da estação e incorporar dentro do espaço de design e arquitetura o máximo possível de materiais reciclados e reutilizáveis. Depois do evento, ainda existe a oportunidade de doar o que o que ficar disponível para instituições de caridade, de flores à gastronomia.
Outra dica para ser mais eco-friendly é tomar algumas atitudes solidárias. Nesta matéria selecionamos algumas entidades e organizações que os noivos e convidados podem contribuir.

Foto: Shumanev Production
Sabe quando a gipsofila voltou a ser festejada? O desfile que a colocou de volta no mapa foi a edição Spring/Summer 2018, em Paris, da Rodarte. Elas foram o tema da coleção: estavam nos penteados, nos vestidos e em enormes guirlandas brancas nos braços das modelos. Depois disso, não demorou nada para a gipsofila ser reinterpretada e virar a estrela do design floral no universo do casamento.

Desfile Rodarte | Foto: Divulgação
A gypsophila paniculata
A gipsofila é conhecida também por vários outros nomes além do seu nome em latim, como mosquitinho, branquinha, cravo-de-amor ou véu-de-noiva. Nativa da Europa, a Gypsophila paniculata pertence à família de plantas Caryophyllaceae e seu nome tem origem grega, em uma junção de duas palavras: Gypsos (calcário, gesso) e phil (amigo), formando a palavra amigo do calcário – por causa da sua cor branquinha. A palavra paniculata é latina e se refere a sua inflorescência em panícula (o tipo de ramo da flor).
A flor mosquitinho natural na cor branca é a mais produzida no Brasil. Contudo, também pode ser encontrada na tonalidade rosa. Assim como as outras flores, ela também carrega simbologia: ternura, infância e transparência da alma.
Regiões de clima frio são onde a gipsofila cresce e floresce melhor quando é cultivada. Apesar disso, conseguiu se adaptar a outras condições climáticas, e com isso é cultivada em locais com clima tropical, como o território nacional. O florescimento acontece de maio a novembro, no final do inverno e por toda a primavera. Mas, assim como outras espécies – lisianthus, orquídeas, craspédias e dálias – onde a tecnologia avançou bastante no cultivo, a gipsofila está disponível o ano todo.
Decoração de casamento com mosquitinho
O jeito mais atual para usar a flor mosquitinho na decoração de casamento é sozinha em grandes instalações, ou misturada com outras flores de haste longo, como antúrios, hortênsias, rosas e orquídeas. Nós mostramos várias inspirações no nosso post sobre tendências de decoração de casamento em 2022.
Nessas combinações, a gipsofila forma enormes nuvens leves, românticas e etéreas. O resultado final é impactante e tem um movimento orgânico encantador. Eles podem ser aéreos, centros de mesa ou mesmo parte da decoração do altar. Já fizemos este tipo de decoração para um editorial da Revista Constance Zahn Nr. 7, onde ela foi usada em um arranjo aéreo seca e tingida em diversos tons de rosa:

Foto: Simone Lobo
Versátil, a gipsofila pode ser usada em sua forma natural ou seca e tingida. Mas lembre-se das imagens que está vendo neste post: para o efeito ficar bacana e impactante, tem que haver abundância de florzinhas.
45 maneiras para usar gipsofila na decoração de casamento:
A flor mosquitinho é uma grande aliada em qualquer tipo de decoração – da clássica, passando pela moderna até o boho – e local do casamento. Arranjos com mosquitinho no caminho da noiva em igrejas ou cerimônias ao ar livre deixam o ambiente bem romântico.
Estamos vendo ela ser usada também em forma de nuvem sobre o altar ou como backdrop, na forma de altares geométricos. Na decoração da festa o céu é o limite. Sobre as mesas de convidados, leves e enormes nuvens, nos arranjos de mesa, delicadas guirlandas, e espalhados pelos ambientes complementando o resto da decoração.
Flor mosquitinho na cerimônia de casamento
1. Caminho da noiva e altar de igreja:
Seguindo o conceito de nuvem, desta vez o mosquitinho foi colocado em forma de cascata vertical:

Foto: Isabel Ortega Sampson
Instalação na escadaria da igreja para emoldurar o altar:

Foto: Pinterest
A cerimônia de casamento de Lu Tranchesi teve uma grande nuvem de mosquitinho no teto:

Reprodução Instagram @lutranchesi
2. Altar em espaços para eventos:
A gipsofila foi usada de várias maneiras diferentes nas inspirações: nuvens sobre o altar, backdrops e arcos:

Foto: Ashley Wallace Photography

Foto: Weddings by Allan Zepeda

Foto: Matt Lien

Foto: Tom Leung Photography

Foto: Pinterest
3. Caminho da noiva ao ar livre:

Foto: Dos Santas

Foto: Dos Santas
4. Altares ao ar livre:

Foto: Bailey Ann Original

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: LA76 Photography

Foto: Weddings by Allan Zepeda

Foto: Greg Finck
Luiza Fiorito assinou a decoração do grande dia de Marina e Guilherme, com um impactante altar de gipsofilas:

Foto: Barbara Dutra
5. Altares com mosquitinho de cores mistas:

Foto: David Bastianoni
A cerimônia de casamento de Mandy Moore e Taylor Goldsmith foi ao ar livre em um altar de flor mosquitinho cor de rosa:

Foto: Reprodução

Foto: Abby Jiu Photography

Foto: Pinterest
Gipsofila em arranjos aéreos e nuvens em recepções

Foto: Ashley Wallace

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Foto: LA76 Photography

Foto: LA76 Photography

Foto: Sotiris Tsakanikas

Foto: Bethany Small Photo
Luminárias de gipsofila
Sem dúvida a inspiração mais original que você vai ver: grandes cúpulas de luminárias forradas de mosquitinho para um casamento no campo ao ar livre:

Foto: Tali Photography
Flor mosquitinho em guirlandas
1. Guirlandas em mesa posta:
Em tons de rosa, a guirlanda de mosquitinho complementa a paleta de cores das cadeiras e guardanapos desta mesa:

Foto: Pinterest
Por outro lado, existe uma mudança no ar que nos leva em direção aos tons naturais e terrosos. A inclusão de elementos orgânicos – como o mosquitinho seco – e artesanais, deixou esta mesa posta com um ar boho-chic:

Foto: Asha Bailey

Foto: Charmaine Visuals

Foto: Siempre Wedding Photography
2. Guirlandas em ambientes e nichos:
O bacana das guirlandas de gipsofila é a possibilidade de montagem com movimento, em uma apresentação orgânica e muito leve:

Foto: Scarlet O’Neill

Foto: Pinterest
Gipsofila na mesa posta
Considerada somente uma flor de enchimento até pouquíssimo tempo, principalmente em arranjos de rosas – para fazê-lo parecer maior – o combo gipsofila+rosas volta de jeito contemporâneo. Note que, neste arranjo de mesa, as rosas tem haste longa e nenhuma folha:

Foto: Purple Tree Photography

Foto: Purple Tree Photography
Flor mosquitinho em arcos na festa
No post sobre tendências de decoração de casamento mostramos várias paletas de cores fresh para este ano. Uma das vantagens da flor mosquitinho é que ela pode ser tingida em qualquer cor depois de seca- de tons pastel até neon – como estes arcos, que têm paletas de cores bem modernas:

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest
Gipsofila Dopamine
Não poderíamos terminar sem mostrar para você que, quando dissemos que o céu era o limite na decoração de casamento com mosquitinho, não estávamos brincando. A gipsofila se encaixa até na estética Dopamine (que mostramos aqui no post de tendências de decoração de casamento ). Os exemplos abaixo não são de casamento, e sim de editoriais conceituais de floristas internacionais, mas são tão bacanas que não poderíamos deixar de fora… para te inspirar a usar a criatividade e surpreender!

Foto: Pinterest

Foto: Stephanie Price
. . . . . . . . . .