Impossível pensar em Mônaco e não lembrar de Grace Kelly! Ícone eterno de elegância, a princesa contribuiu – e muito – para o glamour de Mônaco! Para quem é apaixonado por Grace, como eu, visitar o principado através dos lugares marcantes em sua vida é dar cor a tantas fotos em preto-e-branco! rs (o vídeo que gravei por lá está neste link).

Ao longo de 5,5 km no principado, encontram-se 25 placas que marcam o “Parcours Princesse Grace”, retratando um pouco do que foi o seu cotidiano e momentos especiais. Um passeio delicioso que se pode fazer a pé.

No Hôtel Metropole Monte-Carlo, dentro do programa de atividades “Just For You”, eles têm um passeio guiado chamado “Following the Footsteps of Grace Kelly”. Passamos pelos cinco pontos principais do parcours e foi o máximo, porque a guia contou inúmeras curiosidades sobre a vida da princesa e sua relação com os monegascos. E como bônus, em dado momento, o príncipe Albert passou por nós de carro (rapidamente, claro, mas achei uma super coincidência!).

Dando continuidade ao nosso Especial Mônaco, os lugares por que passamos nesse tour mais do que especial:

Palais Princier de Monaco

No alto do rochedo, fica o Palácio do Príncipe de Mônaco, onde Grace Kelly viveu ao lado do príncipe Rainier III. Parcialmente aberto para visitação, podemos conhecer ao vivo áreas sociais e salas oficiais. Da sacada, onde Grace fez diversos retratos de noiva antes da cerimônia do casamento, vê-se a famosa escadaria que é palco de eventos importantes. Infelizmente, não dá para visitar todos os cômodos e ambientes, uma vez que o local continua sendo residência oficial e tampouco podemos fotografar.

Cathédrale de Monaco

A Cathédrale Notre-Dame-Immaculée de Monaco foi palco do casamento mais icônico de todos os tempos, o de Grace com o príncipe Rainier III, em 1956 (é lá onde o casal está sepultado, lado a lado). Nossa guia contou que as missas do domingo são as mais lindas, porque contam com o coral de Pequenos Cantores de Mônaco.

Opéra Monte Carlo

A ópera é linda, foi construída em 1870 e está integrada ao prédio do cassino. Dentre as muitas apresentações que acontecem por lá, a da Companhia de Ballet de Monte Carlo, fundada por Grace Kelly em 1975, é uma das mais concorridas. A escola, que já ganhou vários prêmios internacionais, faz parte de um projeto artístico e filantrópico criado pela princesa para o Mônaco. Com ajuda de várias celebridades hollywoodianas, ela conseguiu criar e desenvolver inúmeros projetos no país.

Roseraie Princesse Grace

Uma das paradas mais lindas do roteiro, o roseiral de Grace Kelly! Foi criado em 1984, dois anos após sua morte, quando o príncipe Rainier III quis um espaço para homenagear sua amada, que era apaixonada por rosas! Hoje, o jardim, que passou por uma reforma de ampliação recentemente, conta com mais de quatro mil rosas e 150 espécies, e tem um sistema de QR-Code para conhecer mais sobre o espaço e as espécies.

Princess Grace Irish Library

A última parada que fiz foi na Princess Grace Irish Library, que fica no primeiro andar de um antigo hôtel particulier. Fundada no mesmo ano do roseiral, foi outra forma que o príncipe Rainier III encontrou de homenagear Grace Kelly. A princesa, que dedicou grande parte do seu tempo ao estudo de suas raízes irlandesas, possuía incontáveis livros de autores irlandeses, sobre o país, etc. Dentre os detalhes do acervo, exemplares comprados por ela em 1970, direto da coleção particular do conde irlandês Gerald Edward O’Kelly de Gallach; livros escritos à mão pelo próprio presidente da Irlanda, então Eamon de Valera; e a coleção completa de partituras irlandesas-americanas coletadas entre 1932 e 1954 por Michael E O’Donnell, da Filadélfia, terra natal de Grace. Artigos pessoais, como álbum com recortes de notícias sobre ela, os guardanapos florais que desenhou, as cadeiras da sala de jantar de seu apartamento em Paris e a caixa de costura de sua mãe (com as fitas nomeadas que ela pregava na roupa de cada filho), revelam ainda mais a identidade da princesa.

GPK, as inicias de Grace Patricia Kelly

( Fotos: Divulgação |  Reprodução )

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Minha visita ao Principado de Mônaco