Em que mão se usa o anel de noivado?
“Em que mão devo usar o anel de noivado?“ Curiosamente, tenho recebido esta dúvida com grande frequência de uns meses para cá. Então achei que era melhor fazer um post aqui, para futuras consultas.
O problema é o seguinte: nós importamos a tradição desta joia e “abrasileiramos”… E aí, deu-se a confusão!rs Por isso, antes de responder, deixe-me explicar:
Durante o noivado
A tradição brasileira é da ALIANÇA de ouro amarelo que, durante o noivado, fica na mão direita e, no casamento, passa para a esquerda.
Já a tradição anglo-americana é do ANEL DE NOIVADO, normalmente um solitário de diamante, mas não necessariamente- veja as tendências para anel de noivado 2022 aqui– que é usado na mão esquerda.
Aí, a gente que não é boba nem nada, começou a querer um solitário também! E como, para nós, a mão do noivado é a direita, por aqui, a maioria das pessoas usa a joia que ganhou no noivado na mão direita, como você já deve ter reparado.
- Alianças: Tiffany & CO.
- Alianças: Tiffany & CO.
E muitas vezes, o anel é acompanhado de uma aliança (não é uma regra, mas acontece de o noivo fazer o pedido com um anel, daí no dia do almoço ou jantar de noivado ele presenteia com uma aliança, de diamantes ou lisa). Esse é outro ponto para muitas noivas brasileiras, elas não querem usar a aliança na mão esquerda antes da hora. E assim, anel de noivado + aliança ficam na mão direita até o dia do casamento.
Mas, afinal, em que mão deve ir o anel de noivado? Sinceramente, na minha opinião, você pode usar na mão que preferir. Você pode seguir a tradição anglo-americana à risca ou pode fazer do jeito abrasileirado…
Veja também: Casa comigo? Veja tudo que você precisa saber para fazer o pedido

Foto: reprodução // Pintrest
Veja também: Fiquei noiva! Leia aqui tudo que você precisa saber para PLANEJAR o casamento.
No dia do casamento
Já para a cerimônia de casamento, aí, sim, eu acho que tem uma mão ideal. Na minha opinião, é legal entrar com o anel de noivado na mão direita, para que o dedo anelar esquerdo esteja totalmente livre para receber a aliança de casamento. Isso até as noivas americanas e inglesas fazem! rs

Kate Middleton, que seguiu a tradição inglesa de usar o anel de noivado na mão esquerda, entrou na cerimônia com ele na mão direita para receber a aliança de casamento.
Veja também: TUDO sobre Casamento Civil: documentos, regimes de bens, prazos e mais!
Depois do casamento
Depois do “sim”, o costume é usar todas as joias juntas, na mão esquerda. Digo “todas”, porque às vezes chegam a ser três: o anel de noivado + aliança de casamento (normalmente de ouro amarelo) + aliança de diamantes. Mas se você quiser mantê-lo na mão direita (enquanto a aliança do casamento estará na esquerda), ninguém vai te prender por isso… rs

Assim como Kate, Meghan já saiu da cerimônia com anel de noivado + aliança na mão esquerda. Acho que a troca de mão aconteceu no momento da assinatura.
Veja outras curiosidades sobre o uso do anel de noivado:
Em qual dedo usar o anel de noivado?
Independente da mão escolhida para usar o anel de noivado, o dedo é sempre o anelar. O casal pode decidir usar em outro dedo, mas talvez não fique tão claro socialmente o significado do anel ou aliança.
O uso de alianças e, posteriormente, anéis de noivado no dedo anelar esquerdo começou na Grécia antiga, chegou aos romanos e se espalhou pelo mundo. Há registros de que os egípcios também utilizavam dessa forma.
Tudo porque esses povos acreditavam que uma veia do dedo anelar esquerdo chegava diretamente ao coração – e foi batizada de vena amoris, veia do amor em latim. No entanto, essa veia não existe – e essa descoberta não enfraqueceu em nada o costume de usar anéis de compromisso no dedo anelar.
Vale ressaltar que alguns grupos não são adeptos do uso de anéis de compromisso na mão esquerda, como: cristãos ortodoxos, alguns países do leste europeu e muitos na Grécia. Para eles, os anéis de compromisso devem ser usados no anelar da mão direita.
Veja também: Quatro ferramentas que vão te ajudar a organizar seu casamento
Por que usar anel de noivado?
O anel de noivado não é uma obrigação – o pedido de casamento não deixa de ser especial por não ter um. No entanto, o anel se tornou uma tradição e sonho de muitas pessoas. O uso do anel deve ser uma decisão do casal, já que sua simbologia deve significar algo aos noivos.
Como surgiu a tradição do anel de noivado?
Apesar dos vários registros de usos de alianças e anéis entre os povos antigos, o costume só se tornou algo “sério” na Europa por volta do século XVI.
O anel de noivado de diamantes, um dos mais tradicionais hoje, só apareceu nos registros pela primeira vez quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu em casamento a Condessa Maria de Borgonha com um. A Condessa recebeu seu anel em 1477 e o modelo contava com um M cravejado em diamantes, em homenagem ao seu nome.
No entanto, podemos considerar o começo da tradição dos anéis de noivado – principalmente os de diamantes – em 1886. Nesse ano, a Tiffany & Co. Bridal GuideTIFFANY & CO.JoiasPortfólio lançou o modelo que hoje chamamos de solitário – que se tornou um clássico para pedidos de casamento.
Um fato interessante é que, algumas décadas depois, houve um investimento pesado em propagandas sobre diamantes. Os slogans reforçavam a ideia de que os diamantes eram eternos e, assim, um bom investimento por sua durabilidade.

Foto: Reprodução // Anel da Condessa Maria de Borgonha
Veja também: Vestido de noiva para casamento civil: qual modelo usar?
Vale a pena ter um anel de noivado?
O anel de noivado é muito mais do que um presente caro – é um investimento (veja 5 anéis de noivado poderosos aqui). Como toda jóia, seu preço pode ser alto – e sua durabilidade também! As propagandas do século passado não estavam erradas nisso.
Por isso, anéis de noivado podem se tornar jóias da família e passar pelas gerações. Assim, se vocês puderem e quiserem investir em um anel, vale a pena!

Foto: Dana Fernandez Photography
Existe cor ou pedra certa para o anel de noivado?
Não existe pedra ou cor certa para anéis de noivado. Apesar do diamante ter se tornado a pedra mais famosa, você pode usar a pedra da sua preferência. Assim como a cor e material utilizado são escolhas dos noivos. Inspire-se nos anéis de noivado maravilhosos das princesas e rainhas neste post aqui e nos das celebridades também!
O ideal é optar por materiais com alta durabilidade e que podem até aumentar de valor com os anos – como o ouro, por exemplo. Os outros pontos – tipo de pedra, tamanho e cores – são apenas desejos dos noivos e o que faz mais sentido com sua realidade.

Foto: STOCKSY
Tem alguma diferença no uso de anéis de noivado para casais homoafetivos?
Não! Os anéis usados podem ser os mesmos. No entanto, a Tiffany Co. Bridal GuideTIFFANY & CO.JoiasPortfólio, por exemplo, tem uma linha de anéis de noivado masculinos, aumentando a diversidade de anéis para que todos possam encontrar um que combine com seu estilo!
Aqui, assim como nos casais heterossexuais, ambos do casal podem usar aliança ou apenas um. Depende de como o casal se sente mais confortável.
. . . . . . . . . .
1 comentário
Parabens pelo post 🙂 Adorei as fotos da princesa Kate e não sabia quando é que se trocava de mão o anel. A preparar o meu 🙂