A equipe CZ desembarcou em Púcon, no Chile, para conhecer o hotel Antumalal. E ele é tão encantador quanto sua história, que começou em 1944, com uma charmosa casa de chás às margens do Lago Villarrica. Para uma viagem à dois ou mesmo um destination wedding, a parada é uma delícia.

Antumalal, na língua Mapuche, significa curral do sol, o que já dá para imaginar um dos mais lindos pores-do-sol da região. É tão famoso, que até a Rainha Elizabeth já se hospedou na propriedade para apreciar este momento. Neil Armstrong, James Stewart, Barry Goldwater e Emma Thompson são alguns dos demais hóspedes estrelados. A vegetação nativa predominante inclui ainda cinco cachoeiras com piscinas naturais de rocha vulcânica e canteiros de flores, cujas cores e aromas mudam a cada estação do ano.

ARQUITETURA E HOSPEDAGEM

A arquitetura do hotel tem forte influência do estilo Bauhaus, com o artesanato local bem marcado no mobiliário através da mescla madeira nativa, ferro, cordas, tapetes brancos e lareiras abertas, criando uma atmosfera de calor, simplicidade e elegância. Tanto os quartos – são quatro tipos de acomodação: single ou familiar, com quartos anexos – , quanto os quatro chalés são cercados por jardins e com vista para o lago, um gostoso convite ao relax e privacidade.

É na parte mais nova do hotel que está o spa Antumaco, construído em homenagem aos 60 anos da propriedade. O teto de vidro é um dos pontos altos do espaço, que dá uma bela vista para as estrela. Reiki, reflexologia, massagem tailandesa e pedras quentes são alguns dos tratamentos.

GASTRONOMIA

O restaurante Parque Antumalal faz um mix perfeito entre tradição e inovação no cardápio, que oferece pratos contemporâneos com ingredientes frescos locais, incluindo produtos orgânicos sazonais colhidos diariamente na horta e estufa próprias do hotel. Nossa sugestão é começar a noite com um Pisco Sour da casa no bar revestido de madeira de araucária. Depois, seguir para a sala de estar para chegar ao terraço de pedra, de onde a vista para o lago e o sopé dos Andes é linda. E só depois seguir para a mesa no restaurante principal. No menu, pratos da culinária europeia, principalmente de Praga, cidade-natal dos fundadores, e delícias tipicamente chilenas. 

DESTINATION WEDDING

O hotel é uma boa pedida também para os noivos que querem fazer um destination wedding. Dá para fechar o hotel inteiro, já que só cabem 56 pessoas, ou parte dele. Para chegar em Púcon, saem voos diários da capital chilena Santiago para Temuco. De lá são cerca de três horas de carro por uma estrada tranquila e bem sinalizada.

No hotel, o restaurante, o parque, as praias e o spa oferecem diversos serviços e programas especiais. É deles também todos os preparativos com o grande dia, da decoração ao cerimonial, buffet e banda. Os jardins privados com vista para o lago são boas opções para cerimônia, festa e até luau no primeiro dia.

Um dos programas pré-wedding mais interessantes para os casais e convidados que fãs de gastronomia é a visita à comunidade Mapuche de Curarrehue. Além de aprender sobre os ingredientes e os costumes, uma aula de como usar as sementes das sagradas e endêmicas árvores de araucária para fazer cozidos, bolos e pães.

Para os atletas e aventureiros, as opções são: visitar a base do vulcão Vilarrica, que durante a primavera e no verão tem lindas crateras, e no inverno esquiar. São 6,7 km de distância, que dá uma caminhada de 3h30; ou trekking no parque nacional de Huerquehue.