Semana passada, escrevi uma matéria sobre menus e serviços ideais para cada tipo de casamento para a Vogue Noiva (em maio nas bancas!). Para fazer o texto, conversei com 10 banqueteiros de São Paulo e do Rio de Janeiro e fiquei com muita vontade de ir mais a fundo no tema aqui no site, pois as entrevistas renderam muito mais material do que coube nas páginas da revista.

E aí, aproveitando o meu Diário de Noiva, pensei em falar um pouquinho sobre o que decidimos para o nosso casamento em relação ao jantar.

Existe um consenso entre os organizadores de eventos e banqueteiros de que, para uma festa ser mais animada, o ideal é um serviço que permite aos convidados comer no momento que quiserem – seja pelo serviço volante, nas ilhas gastronômicas ou no buffet montado. O “momento-jantar” engessa, dá uma quebrada na dinâmica da festa.

Entendo perfeitamente o ponto deles – e eles sabem do que estão falando pela experiência que têm! Mas, ainda assim, optamos por ir na contramão.

Antes de tudo, é importante explicar (como já comentei antes) que o nosso casamento será pequeno. Se fosse um casamento de médio ou grande porte, talvez servisse o jantar em buffets montados mesmo… (bom, na verdade, não sei, porque como sempre quis uma festa pequena, nunca pensei no que faria se fosse maior…)

No ano passado, estávamos viajando pela Itália e chegamos a Siena bem no dia em que as equipes do palio estavam em festa pela cidade. Em cada pracinha, a cena se repetia: mesas comunitárias, um monte de gente animada bebendo, comendo, dançando, rindo… aquele jeito bem italiano de comemorar! A cidade estava com uma energia muito especial! Ficamos morrendo de vontade de entrar de bico em alguma das festas de tão animadas que pareciam! De volta ao hotel, ainda enfeitiçados pelo clima festivo da cidade, nos perguntamos “E se o nosso casamento fosse assim?!”.

Exatamente “assim” não dá para fazer…!rs Mas gostamos muito da ideia de celebração ao redor da mesa, em clima bem familiar, reunindo as pessoas queridas. Entendo que, nos casamentos maiores, os noivos acabam tendo que comer um pratinho no backstage para “garantir”, pois uma vez que entram oficialmente na festa, não têm mais sossego! rs Mas queríamos (ou melhor, queremosnos sentar com nossos familiares e amigos, estar presente junto a eles nesse momento também. E não digo isso só porque queremos ter a deliciosa oportunidade de repetir o deleite da degustação! rs

Em festas menores, não vejo o jantar como um “balde de água fria”. Quantos almoços já fui que foram tão animados que se estenderam até à noite?! Para nós, esse momento de estarmos sentados à mesa, todos juntos, faz parte da comemoração. A pista terá a sua hora – depois. E pela prévia que tivemos no nosso jantar de noivado (que teve gente dançando até às 5h) e pelo histórico das nossas festas de aniversário, a pista promete ser bombástica…!

black-and-white-wedding-indoor-reception-dinner-decor

Adoro essas fotos dos noivos à mesa, clicadas pela fotógrafa Kate Murphy!