Todo mundo já deve ter ouvido a máxima de que “O casamento é do noivos!“. Isso sempre me incomodou um pouco, porque acho que estimula um egoísmo. É certo que, hoje em dia, o casamento gira muito mais em torno dos noivos – e, por conta disso, as festas tornaram-se muito mais animadas! -, mas acho injusto excluir completamente os pais do “direito de propriedade” sobre essa comemoração.

Sempre tive um carinho especial pelas mães das noivas – talvez por ser muito próxima da minha mãe, talvez por me imaginar um dia no lugar delas, não sei… O fato é que, na época em que trabalhava no atelier da minha mãe, sempre dava uma atenção especial às mães das noivas, porque elas também estavam ali realizando um sonho delas (me refiro ao casamento de suas filhas, e não aos seus vestidos de mães de noiva). E me cortava o coração quando via uma noiva que não deixava sua mãe dar nem um palpite sequer, correndo o risco de levar bronca em público… a essas mães caladas, normalmente, cabia apenas o ônus do pagamento da festa, sem o bônus de poder se sentir parte importante dos preparativos.

Claro que é impossível conciliar todas as expectativas de duas famílias em um único casamento! É gente demais para festa de menos!rs Mas não podemos nos esquecer que o casamento é uma realização enorme para os nossos pais também! Não posso imaginar a emoção que deve ser levar uma filha para o altar, ver o filho começar sua própria família… deve passar um filme na cabeça deles – com cenas do nascimento, primeiros passos, primeiro dia na escola, formatura e mais um monte de momentos memoráveis vividos… sem falar no misto de emoções, como “dever cumprido”, orgulho, saudades… definitivamente, a festa não é só dos noivos, é dos pais também!

Por isso, embora sejamos um casal bastante independente, tenho tentado envolver nossas famílias ao máximo nesse processo! Isso significa abrir um pouco mão de algumas vontades nossas para satisfazer vontades dos nossos pais, pensar em detalhes que nossos pais valorizam, ter a presença de amigos deles que nos viram crescer, convidar para algumas reuniões com fornecedores (mesmo sabendo que poderia decidir sozinha), compartilhar as escolhas e preparar algumas homenagens. Não que tudo sejam flores e livre de stress em alguns momentos… mas quero que eles sintam a importância que eles têm para nós e o quanto fazem parte dessa comemoração, por amor, respeito e gratidão!

A todas as famílias que estão se casando, desejo um Feliz Natal! 

Vanity Fair Italian Wedding on Vintage Wedding Love family

Foto de editorial Vanity Fair para lembrar como é importante ter fotos da família no casamento!