Aproveitando que o red carpet não serve de inspiração apenas para vestidos, mas também para beleza, vamos falar de penteados?

Penteado de noiva é assunto sério! Minha mãe que não me leia, mas eu acho o penteado mais importante até que o vestido! Porque de nada adianta um vestido maravilhoso se a noiva estiver com um penteado (e make) que não lhe favorece…

Há umas duas semanas, estava separando referências para o meu penteado e coloquei a seguinte foto no Instagram (@constancezahn), dizendo: “Coque ou meio-preso, eis a questão.”

penteado-noiva-casamento-jr-mendes

( Fotos: Drausio Tuzzollo e Felipe Lessa)

Gosto muito desses dois penteados que o Jr Mendes fez para nossos editoriais de beleza! O meio-preso, com esse volume e movimento, enfeita muito! Já o coque, acho chic, elegante e delicado!

Sempre fui da opinião de que a noiva deve usar o penteado que lhe cai melhor! Independentemente de qualquer “regra”, como “coque é mais elegante”, “coque combina mais com determinado tipo de decote”, etc. Afinal, toda noiva quer estar no seu dia mais bonito, certo?

E acho que primeiro devemos descobrir o penteado que fica melhor em nós e depois, em função disso, escolher o acessório – e não o contrário! (A menos que seja um acessório de família ou com algum significado especial…)

No dia-a-dia (e na festa-a-festa também), não tenho o hábito de usar coque. Sou a típica leonina… meu cabelo solto (ou meio-preso) faz parte da minha personalidade!rs Tenho a impressão de que meu rosto fica melhor com a “moldura” do cabelo. Por isso, sempre tive certeza de que usaria um penteado meio-preso no dia do meu casamento.

O argumento mais comum contra o meio-preso é que “o cabelo não fica impecável até o fim da festa”. Na verdade, nem me preocupo muito com isso, porque as fotos do meio para o fim da noite, na pista, não são as que mais me interessam… Não vejo necessidade de estar impecável às 4h da manhã… O meu medo é o comportamento do meu cabelo no começo!

Meio solto, o cabelo fica com mais liberdade para “fazer o que quiser” (quem tem cabelo voluntarioso, entende o que quero dizer). Lembro que no casamento da Kate Middleton, havia um cachinho que teimava em aparecer no ombro direito. Quando ele finalmente resolver ir para trás do ombro ficou muito melhor.

cabelo-meio-preso-casamento-kate-middleton

Não é que eu ache que o cabelo não possa aparecer na frente. Gostei muito do look de algumas noivas que se casaram com o cabelo completamente solto e com mechas para frente do ombro. Mas, nestes casos, parece que foi proposital, combinou… enfim, deu certo!

noivas-cabelos-soltos

Preocupada com o comportamento do meu cabelo na cerimônia, passei a cogitar o coque. E revendo as fotos da minha pasta de inspirações, reparei que, na maioria, as noivas estavam de coque. Tem algo de romântico, clássico e atemporal no coque que é encantador e está me deixando com vontade de prender o cabelo!

Mas se vou usar coque ou meio-preso no dia, só o teste de cabelo dirá! Vou pedir para o Jr Mendes fazer 2 tipos de coque que gosto e aí vamos ver se funciona em mim ou não… Se der certo, entro de coque. Na festa, não tenho dúvida: vou usar meio-preso. (essa é uma das vantagens de o maquiador/cabeleireiro nos acompanhar durante a festa, a gente pode mudar de penteado! 🙂 )

E vocês, já decidiram o penteado?