Destination wedding em Punta del Este: Mariana Alessi + Flávio Maciel de Freitas Neto
Mariana Alessi e Flávio Maciel de Freitas Neto escolheram um destination wedding em Punta del Este, ao pôr do sol, para dizer o “sim”, na presença de 80 convidados. “Desde o início do namoro, meu sonho era casar no Uruguai. Fizemos uma viagem muito especial em 2015, nossa primeira ida ao país juntos, em que percorremos o litoral e fomos até Carmelo”, conta a noiva.
“Sempre sonhei em casar em um local que já tivesse uma estética muito bem definida, em que eu só precisasse enaltecer as características do local”, explica Mariana. “Também sonhava com um casamento pequeno, íntimo, em que as pessoas se sentissem muito à vontade, num fim de tarde”.
O casal optou pela boutique rural de um restaurante em La Barra, Punta del Este. “Contemplava tudo que gostávamos: comida e vinhos uruguaios excelentes, vinhedos e um local com uma característica própria, lembrando as fazendas rurais uruguaias”. A localização, mais próxima de Porto Alegre e do aeroporto local, também facilitou a logística para os convidados e a organização da celebração – mas a beleza também foi um ponto importante. “O local tem a atmosfera que eu gostaria de transmitir, despretensiosamente chique, natural e simples, além de fornecer gastronomia e vinhos de excelência”.
“Há muitos anos uso o site da ConstanceZahn.com para inspiração e referências”, conta a noiva. Ficamos felizes em saber que o site foi uma fonte importante para o grande dia do casal! E para os noivos que desejam fazer um destination wedding no país, existem 6 vinícolas para casamento no sul do Brasil para escolher como local para o grande dia.
Vestido da noiva com mangas bufantes e gola camisa
Mariana tinha alguns desejos para o vestido de noiva – como mangas longas bufantes e gola camisa. Ela buscou o amigo e estilista Carlos Bacchi, que já havia feito seu vestido de formatura. “Buscamos referências na alta costura”, ela explica. “Em um primeiro momento, ele desenhou um modelo com maxi mangas e outro com gola, o que me deixou muito em dúvida pois havia amado os dois e eram dois elementos que me representavam muito. De forma brilhante, ele redesenhou na minha frente o vestido com a gola e as mangas”. O modelo, feito em organza e seda pet, contou também com punhos com laços em seda.
Para a beleza, a noiva optou por uma maquiagem natural e coque tradicional. “O coque era tradicional e baixo e o véu enxuto e colocado embaixo do coque como sempre gostei, bem minimalista”.
Para finalizar o look do altar, a noiva usou um brinco com ônix, pérola barroca e diamantes que desenhou em conjunto com um designer. “Há muitos anos sonhava com algum acessório preto, ou no cabelo ou na própria roupa. Porém o vestido já tinha muitas informações e não caberia adicionar a cor”, explica Mariana, que usou também um sapato bicolor com bico preto. Mariana escolheu delicadas flores de camomila para o buquê de noiva (veja aqui mais sobre a tendência de buquê de noiva com flor de camomila ou margaridas).
Love Affair
Mariana e Flávio se conheceram no dia 15 de março de 2013, data que adotaram para comemorar o aniversário do relacionamento. A noiva lembra exatamente como foi o dia. “O encontro inesperado ocorreu em uma festa. Tínhamos conhecidos em comum e eu tomei iniciativa de ir conversar com ele, aconteceu o primeiro beijo e ficamos juntos desde então. Por dois anos mantivemos o relacionamento à distância, eu morando em Caxias do Sul, onde cursava medicina, e ele em Porto Alegre, já médico, realizando sua primeira residência em cirurgia geral”. Em 2015, já formada, Mariana se mudou para Porto Alegre e os dois decidiram morar juntos.
Alguns anos depois, em 2019, o casal decidiu dar um próximo passo no relacionamento e compraram um apartamento próprio. “Em 2022, já nos sentíamos casados, estávamos juntos há nove anos, a pandemia havia dado uma trégua e queríamos celebrar nossa união com nossos familiares e amigos próximos em um local que fosse a nossa cara e que nos representasse”, conta ela.
O pedido estava programado para acontecer em uma viagem do casal. “Desde o início do relacionamento, viajamos muito para o Uruguai pela proximidade com o Rio Grande do Sul e tivemos momentos e experiências maravilhosas que nos marcaram. Nos conectamos com a arquitetura, gastronomia, enologia e clima uruguaio e já pensávamos em casar no país”.
Mariana conta que o pedido de casamento aconteceu em casa, em um momento importante para os dois, que estavam prestes a ir para o Uruguai de férias. “Ele não se conteve em aguardar e me entregar lá como havia imaginado. Com o pedido pré-viagem, aproveitamos para conhecer o local que tínhamos em mente e desde a primeira visita sabíamos que seria ali”.
Decoração campestre com flores de camomila e ervas
Os noivos buscaram inspiração em casamentos espanhóis diurnos – despojados e sem excessos de flores. “O estilo da decoração foi pensado respeitando as características do local, eu queria transmitir a sensação de que tudo já fazia parte do ambiente. Cuidamos muito para respeitar a atmosfera uruguaia. Utilizamos quase todos os móveis do local”, explica Mariana. A decoração, assinada por Gaby Curbelo, contou com uma paleta em tons de branco, preto e azul celeste.
Para a cerimônia, que aconteceu ao ar livre, arranjos foram utilizados no caminho da noiva até o altar. “Optamos por flores brancas para cerimônia, como hortênsias, rosas e flores de cenoura misturadas com capim em um mix de vasos de barro e cestos de palha”, conta a noiva. “A cerimônia aconteceu em um local muito lindo na entrada do restaurante. O que foi muito bacana, pois as pessoas só entraram para o local da festa após”.
Na festa, a decoração seguiu a mesma estética campestre. A mesa comunitária, em madeira, e as demais receberam velas e pequenos vasos de barro com temperos e camomila – única flor na mesa. As cadeiras pretas combinaram perfeitamente com o ambiente. “Tive sorte, pois o restaurante havia acabado de adquirir cadeiras novas no modelo Thonet preta, modelo que sempre achei lindo e desejava utilizar para o casamento”.
O mobiliário de madeira com estofados em tons claros também foi dispostos em espaços externos para acomodar os convidados. Cestos de palha com flores brancas também foram usados na composição da decoração.
. . . . . . . . . .
Já segue a gente no Instagram, Pinterest e Facebook?
Leia mais: Em que momento fazer o ensaio de fotos no destination wedding?
Veja também: 11 cuidados essenciais na hora de formular os contratos de serviços do casamento
Ficha Técnica
DEMAIS FORNECEDORES
Fotos e vídeo: Franciso Young - Estudio Más Blanco | Assessoria: Laura Coccaro | Espaço, buffet, mobiliário, louças, bar, bolo, doces e iluminação: Narbona Punta del Este | Decoração, buquê e lapelas: Gaby Curbelo | Vestido de noiva e véu: Carlos Bacchi | Beleza da noiva: Diego Alfonso e Lucia Peradejordi | Alianças: H. Stern | Joias: Demgo - Débora Goldenfum | Sapato da noiva: Chanel | Traje do noivo: Maurício Placeres | Papelaria: Ilustração Jackie Hatys / Impressão Galliari Design Convites | DJ: Brian Rial | Banda: Sons de Cierra e Elefantes Música