O inverno começou oficialmente hoje. E com a estação mais fria do ano, vêm as habituais dúvidas em relação a trajes. Começo uma série de posts para tentar respondê-las e o primeiro é dedicado às daminhas no inverno. Ainda que o nosso clima ande maluco e imprevisível, é preciso sempre pensar se há chances de as crianças passarem frio – o que ocorre, principalmente, em cerimônias e festas ao ar livre, mas também em igrejas.

Vale lembrar que o saiote (tule que arma a saia) esquenta, assim como uma boa meia-calça. Uma blusa bem justinha por baixo, tipo segunda pele, também ajuda a esquentar. Daí, resta pensar no modelo e no tecido.

Manga 3/4 ou longa

Gosto de vestidos de manga 3/4 ou longa para o inverno, porque o imagem combina com a estação – quero dizer, mesmo que não esteja tão frio, o vestido fica com ar mais invernal do que os modelos de mangas curtinhas. Se o frio não for tão intenso, a manga longa dá conta do recado (+ a meia-calça + a segunda pele, como comentei a cima).

vestidos daminha inverno manga 3/4

Foto: reprodução

Cardigã

A solução mais fácil e prática para o inverno é um cardigã de lã (não de linha) bonitinho. A peça dá um ar um pouco mais despojado, mas não menos gracioso. Se a ideia for que as crianças vistam o cardigã na cerimônia, o ideal é que todas as meninas estejam com o mesmo modelo (e para garantir isso, compre com antecedência). Há quem deixe as daminhas de cardigã só até a hora de começar a cerimônia, mas, se o vestido não tiver ao menos manga longa, acho arriscado. A grande vantagem do cardigã é que pode ser tirado, caso a criança sinta calor em algum momento ou o tempo mude milagrosamente para melhor no dia do casamento.

daminhas no inverno vestido com cardigã

Fotos: reprodução

Capa

A capa seria a opção mais formal de segunda peça. Pode ser de lã, de pele falsa ou de veludo, no tom do vestido ou em outra cor. Abaixo, um modelo de capas curtas de veludo branco para daminhas:

daminhas no inverno vestido com capa de veludo

O casamento londrino e invernal de Arabella Musgrave. Mais fotos no site da Vogue US. ( Foto: George Powell/Written Light )

E aqui, um modelo mais longo de capa de veludo, com capuz e num tom invernal de verde:

As daminhas do casamento de Marianna Goulandris, entre elas as princesinhas da Holanda.

Vestido de veludo

Por fim, para quem quer daminhas mais formais, o veludo é o tecido mais indicado – é a cara do inverno, aquece, fica chic e vai muito bem com detalhes de renda, como gola e punho.

vestido daminha inverno veludo

Fotos: Vestido lilás acinzentado: Maria Cereja | Vestido de daminha e roupa de pajem azuis: Helena Mareque

daminhas casamento princesa maxima

Damas, daminhas e pajens do casamento da Rainha Máxima e do Rei Willem-Alexander da Holanda

Damas e pajens de veludo no casamento da Rainha Mathilde e do Rei Philippe da Bélgica.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: 8 ideias quentinhas para quem vai casar no inverno

Veja também: Opções para menu de casamento no inverno