O vestido de noiva é, sem dúvida, o item mais aguardado do casamento. E viver o momento da busca pelo modelo ideal é o que todas as noivas querem durante os preparativos. Em tempos de coronavírus, quarentena e isolamento social, como mandar fazer o vestido de noiva sob medida online? No post que fizemos sobre adiamento do casamento, falamos sobre os atendimentos virtuais de muitos dos profissionais, mas em nossa última pesquisa com as noivas, o vestido de noiva preocupava a grande maioria. Entendemos a aflição, afinal, você contava com atendimento pessoal e o tempo para provas pode ficar reduzido… Justamente por isso, é tão importante decidir tudo com antecedência e o atendimento online é uma ótima saída para adiantar o processo! 

Woman creates clothes. Designer in a showroom. Blonde in a studio. Creator shooting a blog.

COMO TUDO COMEÇA:

A grande verdade é que a maioria dos estilistas (no Guia de Fornecedores CZ você encontra nossas indicações) está fazendo atendimento online. Mas será que dá para criar um vestido de noiva por videoconferência? Dá sim, claro! O vestido de noiva sob medida não fica pronto com uma única conversa, ninguém vai bater o martelo depois uma ou duas horas conversando por vídeo.

“São várias etapas, e quanto antes começar, melhor será. Aqui no atelier, o primeiro passo é uma ligação por videoconferência, na qual a noiva vai me contar tudo sobre seu casamento e gosto pessoal: o que gosta, seus sonhos, seu estilo… Nessa etapa, quero compreender, em profundidade, o que ela gosta em termos de silhueta, tecidos e modelagem”, conta a estilista Julia Pak, que explicou também como utiliza a tecnologia nesta primeira ligação: “compartilho a tela do meu iPad com ela. Com a imagem espelhada no computador da noiva, passamos referência por referência, entendendo o que chamou sua atenção e depois partimos para o croqui – desenho que conseguimos criar juntas, exatamente como nos atendimentos presenciais.”

O QUE A NOIVA DEVE “LEVAR” PARA O PRIMEIRO ATENDIMENTO:

É super importante a noiva já separar as fotos, referências e modelos de vestidos de noiva de que mais gosta. “Se a noiva já tiver algum modelo em mente, peço que me mande fotos, pode ser do Google mesmo. Isso é muito esclarecedor, principalmente para noivas que não conseguem expressar direito o seu desejo para o vestido ideal. E gosto de receber fotos do que agrada e do que não agrada a noiva”, conta Roberta Lambertini Vargas, da Magnus Noivas. Uma boa dica também é mostrar fotos suas de vestidos de festa, porque por mais que você ainda não tenha tanta certeza do vestido de noiva, a estilista já pode ter uma ideia dos decotes que te favorecem, de que tipo de saia lhe cai bem e captar melhor o seu estilo.

O PRIMEIRO DESENHO:

Depois deste longo bate-papo, os estilistas vão traduzir os gostos e sonhos das noivas em um primeiro desenho. “Crio um dossiê super elaborado para todas as noivas, filtrando suas inspirações, o tipo da festa, estilo da cerimônia e o biótipo. Junto disso, a noiva recebe uma descrição completa do modelo com fotos detalhadas dos materiais e uma seleção de imagens para que ela consiga visualizar a modelagem, o caimento do tecido e todos os outros detalhes que vão compor a peça”, explica a estilista Carol Hungria. A partir deste primeiro desenho que começam, caso necessárias, as trocas de tecidos, de bordados, cortes… “O que podemos fazer também é enviar uma cartela de cores e de amostras de tecidos para a casa da noiva. Isso faz com que ela, além de sentir os materiais, se sinta mais dentro do processo de confecção de seu vestido”, completa a equipe do Missy Atelier.

TIRANDO AS MEDIDAS:

Até aqui, sem muito mistério, não é verdade? Com o modelo definido e aprovado, tudo fica mais fácil. “A próxima etapa é tirar as medidas. Nós mandamos um vídeo, de como ela tira as medidas, que é bem legal e bem explicativo de como fazer isso em casa, já que ela não pode vir ao atelier nesse momento”, conta a estilista Eduarda Galvani. Outra opção que alguns ateliers estão adotando é enviar um kit medidas para as noivas. “Montamos uma caixinha com uma fita métrica e as instruções para tirar todas as medicas corretamente. Aproveitamos o envio para já colocar amostras da renda que ela mais gostou, assim ela consegue ter certeza do tecido”, resume Edy Gonçalves, da Clamore

IMPORTAÇÃO DE TECIDOS:

Muitos, se não a maioria, dos tecidos são importados, e mais uma vez a antecedência é super importante neste momento. “É crucial que nos antecipemos. Trabalho com material de fora, da França e Itália, e os fornecedores europeus estão com prazos de entrega maiores do que antes. Então, antes de oferecer para a noiva, sempre vejo, dependendo da data do casamento, o que acho que é mais assertivo em relação a isso. Uma vantagem é que recentemente implementei as sedas orgânicas e sustentáveis, que são feitas no Brasil por encomenda, e tem sido um trabalho do qual me orgulho muito. Outra opção é nosso bordado em linha e seda personalizado, que substitui em alguns casos a renda, pois tem um efeito lindo de renda richelieu e bordado trompe l’oeil (uma técnica da Ecole Lesage de Paris). Porém, mesmo para esses nacionais precisamos de tempo para produzir”, explica estilista Luciana Collet.

CONFECÇÃO E PROVAS:

A confecção e as provas do vestido de noiva sob medida são mais rápidas do que você imagina – principalmente se você já estiver convicta do seu modelo! E para que a noiva esteja participando deste momento, é possível acompanhar a confecção do vestido por videoconfererência: “como fico na ponte-aérea Belo Horizonte – São Paulo, e tenho atelier em Dubai, estou acostumada a fazer tudo por videoconferência. E percebi que deixar a noiva acompanhar o processo por vídeo torna os preparativos mais gostosos e ela se sente ainda mais segura. A cada nova etapa da confecção, envio um viodezinho ou marcamos uma chamada”, conta a estilista Danielle Benício.

TEMPO DE ANTECEDÊNCIA:

Mas e quanto tempo antes devo procurar minha estilista para vestido de noiva sob medida online? O ideal é o quanto antes, uma vez que os adiamentos estão acontecendo dia a dia e isso pode gerar uma falta de horários nas agendas dos profissionais. “Como temos um estoque de materiais aqui Brasil, estamos pedindo para as noivas um mínimo de três meses de antecedência para que assim possamos desenhar e aprovar o modelo, tirar as medidas e começar a confeccionar para depois organizarmos as provas, assim que a situação estiver normalizada”, explicam Renata Raimo e Maria Ribeiro da Luz, da Trinitá.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

MAIS POSTS DA NOSSA SÉRIE “CORONAVÍRUS X CASAMENTO”:

Como comunicar o adiamento e a nova data aos convidados?

O que dá para decidir e adiantar do planejamento durante a quarentena

Quem deve adiar, como comunicar e outras dicas

o que fazer no dia em que você ia se casar?

Adiar ou cancelar a lua de mel?

Filmes de casamento e séries para assistir durante a quarentena