DRA-MARCIA2

A pele normal contém células conhecidas como melanócitos, as quais produzem um pigmento de coloração marrom, a melanina. Exposto ao sol, este pigmento sofre uma reação, deixando a pele bronzeada. No bronzeamento, por lógica, as manchas já existentes aumentam e novas surgem. No inverno, com o desbotamento do bronzeado, elas ficam mais claras, mas dificilmente desaparecem. O sol exerce um dano cumulativo na pele e a exposição ao longo dos anos acelera o processo de envelhecimento.

Além de algumas pessoas já serem predispostas a desenvolver manchas, outros fatores podem acelerar ou até deflagrar o aparecimento delas, como gravidez, deficiência nutricional crônica, uso de pílula anticoncepcional e outras reposições hormonais, disfunções hepáticas, renais, etc. As mais comuns, que surgem no rosto, colo e braços, incluem melanoses solares e senis, sardas, e melasma.

Cada tipo de mancha requer cuidados específicos, mas o uso de fotoproteção contínua e adequada é indicada em todos os casos – FPS maior ou igual a 30, uso de chapéu, sombrinhas, etc) . O ideal também é evitar exposição solar entre 10h e 16h.

Para as noivas que têm manchas e querem se livrar delas para o casamento, as opções para o tratamento de melasma incluem:

– Peelings químicos: removem a camada superficial e do pigmento;

– Microagulhamento: com um rolo com microagulhas, provoca pequenos furos na pele, facilitando a entrada de agentes clareadores;

– Laser Nd-yag: o laser tem disparos muito rápidos, que promovem quebra do pigmento na pele.

E para tratar sardas e melanoses solares ou senis, as alternativas são: 

– Luz pulsada: fonte de luz de alta intensidade que remove o pigmento (são necessárias no mínimo 4 sessões);

– Laser Nd-Yag

– Peelings químicos

– Crioterapia: é uma fonte de nitrogênio líquido em baixas temperaturas que congela os melanócitos, levando à morte celular destes e consequente destruição do pigmento;

Para a manutenção dos resultados, é necessário manter uma rotina de tratamentos em casa, com o uso de agentes clareadores, como hidroquinona, ácido retinóico,vitamina C, ácido kójico, entre outros.

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.