case-saudavel-1

Vou me casar este ano e posso dizer que estou sentindo na pele os efeitos da ansiedade. Sempre falei que não ficaria ansiosa quando a data estivesse se aproximando, mas na prática, a teoria é outra.

Contas a pagar, problemas a resolver, correria no trabalho, dias intensos, falta de tempo – todos esses fatores são suficientes para deixar qualquer um ansioso. Quando vejo, estou procurando um doce no armário da cozinha ou exagerando no jantar. Aí bate a consciência e o desespero vem: começo a pensar no vestido que já está escolhido e lembro que preciso caber nele. Resultado? Mais ansiedade.

Para quebrar este ciclo, deixo algumas dicas que diminuem a ansiedade. A primeira delas é: faça exercícios físicos! Isso tem de ser quase uma regra, primeiro porque a atividade física libera endorfina, substância que promove bem estar e atenua o estresse. Segundo porque ajuda a queimar calorias, fator extremamente importante para os excessos consumidos durante o período de nervosismo.

keep-calm-i-cant-im-the-bride-destaque

Alimente-se corretamente, desde o café da manhã até a ceia, comendo sempre de 3 em 3 horas. Esta rotina ajuda a controlar a compulsão, mas não se engane: tente optar por lanchinhos saudáveis entre as refeições, caso contrário, você pode engordar com pequenas quantidades de guloseimas ao longo do dia.

Esqueça as dietas muito restritivas, elas não dão a sensação de saciedade e podem aumentar a compulsão. Se quiser emagrecer ou controlar seu peso, procure dar preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, isto é, aqueles que contêm maior quantidade de fibras, como a batata doce, mandioca, mandioquinha, quinua, entre outros. Distribuí-los ao longo do dia pode ter um efeito surpreendente no controle da ansiedade.

Quando a vontade de doce falar mais alto, opte por chocolates com maiores concentrações de cacau, pois eles apresentam teor reduzido de açúcar, entretanto, evite consumir mais do que 30g ao dia. O chocolate é um alimento muito gorduroso. Se escolher cozinhar um doce, substitua o açúcar refinado por opções mais saudáveis, como o açúcar demerara ou mascavo. Doces de frutas também costumam ter menor valor calórico, além de serem opções mais saudáveis.

Até a próxima

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.