case-saudavel-1

Esse é o texto final sobre minha experiência como noiva. Como falei no último artigo, minha lua de mel foi uma surpresa. Tive que esperar até o dia para descobrir que iriamos à Turquia, Grécia e Líbano, destinos incríveis que amei e recomendo.

Como podem imaginar, manter a dieta não foi uma tarefa fácil. Hoje vou contar um pouco do que fiz para não colocar tudo a perder.

Na primeira semana, na Turquia, eu estava exausta devido ao casamento, viagem de avião e fuso horário, por isso não consegui ir à academia nenhum dia. Tentei compensar com as caminhadas por Istambul, mas sabemos que não é suficiente. Por isso, procurei escolher opções alimentares mais saudáveis. É claro que eu queria conhecer e experimentar a comida local, que por sinal é muito boa, então, quando exagerava em uma refeição, na outra pegava mais leve. Fiz até uma aula de culinária com uma família de lá. Aprendi a fazer charutinho de folha de uva, berinjela recheada, entre outros pratos deliciosos.

Os três países em que estive têm uma dieta bem mediterrânea que, de acordo com diversos estudos, é benéfica para o coração. Entretanto, toda regra tem sua exceção, e neste caso não foi diferente, ainda mais frequentando restaurantes diariamente. Os habitantes locais têm o costume de ingerir muitas castanhas, por isso eu sempre levava na bolsa lanchinhos intermediários feitos com azeite, legumes, verduras, frutas, peixes e regados com iogurte, pastinhas homus (de grão de bico) ou pasta de berinjela. No meio dos pontos turísticos, na Turquia, era fácil achar um milho assado ou suco de romã, que é uma delícia.

Passamos a segunda semana na Grécia. O hotel, em Mikonos, não tinha academia, mas como já havia pensado nessa possibilidade, levei o kit ginástica, com corda e alguns elásticos, que ganhei de presente de casamento do meu personal. Também estava mais descansada e consegui correr vários dias.

CASE SAUDÁVEL

Até então, estava indo tudo bem, apesar de sempre ter uma sobremesa, já que meu marido ama doce. No entanto, no Líbano, acho que nem o papa Francisco, se fosse nutricionista, iria conseguir se conter. Tudo porque nossa família e amigos nos receberam com um banquete para 30 pessoas, sendo que apenas três iriam comer. Não teve jeito, acabei abusando um pouco. Além disso, estávamos em uma programação intensa e não consegui fazer exercícios. Conclusão: 2 kg a mais!

Lembrando que, devido à falta de exercícios regulares, certamente perdi massa muscular, então esses quilos são de gordura mesmo. Ainda bem que segurei nos primeiros destinos.

Agora preciso voltar aos poucos à rotina de atividade física e alimentação saudável. Não posso deixar a preguiça me desanimar. Como sugestão de quem já passou por isso, a atividade física durante a lua de mel, ainda mais se a viagem for longa, é importantíssima. E não se esqueça: compense se pegar muito pesado em uma refeição. Conhecer a cultura alimentar local e sempre ter opções saudáveis é a chave para manter o equilíbrio. O prejuízo, na volta a gente arruma.

Até a próxima!
Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.