Renata Toledo e Victor Cajano estudavam Direito na mesma faculdade, mas só foram se conhecer em um programa de estágio. “Nos aproximamos quando passei pela área em que ele trabalhava. Mas, apesar de nos darmos muito bem, nós dois estávamos em relacionamentos de longa data. Quando mudei de área no escritório, terminei meu namoro. Na mesma época, tinha uma viagem marcada com algumas amigas e foram esses dias longe que me fizeram perceber que o que sentia não era algo tão corriqueiro! Para a minha surpresa, quando voltei pra São Paulo, soube que ele também tinha terminado. Não demorou muito para descobrirmos que o sentimento era recíproco e logo aconteceu o primeiro beijo!”, conta. Em menos de um ano juntos, Renata e Victor já tinham vários planos e decidiram reformar o apartamento em que ele já morava. “A reforma acabou antes de completarmos dois anos de namoro, mas eu, que amo um casamento, avisei que só mudaria para lá com um ‘anel no dedo’, se diverte a noiva.

E foi assim que, em uma manhã de domingo, Victor surpreendeu Renata com uma viagem surpresa“Ele disse que me levaria para um lugar especial para comemorarmos os nossos dois anos de namoro e o meu aniversário. Como falávamos muito sobre casamento e o Victor não é a melhor pessoa para disfarçar surpresas, não posso dizer que não suspeitei que o pedido viria. Só que o dia terminou e nada aconteceu, então, comecei a achar que era coisa da minha cabeça. No dia seguinte, acordamos cedo para tomar café da manhã e, quando chegamos no restaurante, eu fui sentando na primeira mesa. Então, ele pegou minha mão e começou a me levar para fora. No que senti a mão dele gelada, olhei para a mesa e avistei o guardanapo escondendo – pessimamente, rs – a caixa! Meu coração veio na boca e eu fiquei em estado de choque, comecei a rir e a chorar ao mesmo tempo. Ele falou para eu abrir, e lá estava o anel! Ele pegou a caixa, ajoelhou e fez o grande pedido, dizendo as coisas mais lindas do mundo!”, relembra.

Com pouco mais de um ano para organizar o casamento, Renata e Victor contaram com a assessoria de Cristiane Pileggi Bridal GuideCRISTIANE PILEGGI FESTAS E EVENTOSAssessoria & CerimonialSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio“Já tínhamos feito três festas com ela, e sabíamos da importância de contar com a ajuda de quem realmente entende do assunto – e não só no dia, como também durante todo os preparativos! Ela já tinha outra festa na data, e acabou envolvendo a Tamara Barbosa para que nos sentíssemos mais seguros. E não poderíamos ter ficado mais felizes com nossa dupla de ouro!! Foi essencial contar com a ajuda delas desde os agendamentos e negociações com os fornecedores até aqueles detalhes que nem nos damos conta!”, elogia.

Renata sempre se imaginou casando em uma super festa em São Paulo“Seria mais fácil reunir família e amigos, já que a maior parte mora aqui também. Também tinha vontade de casar na igreja!”, comenta. A cerimônia aconteceu na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo. “Há alguns anos, eu fui em um casamento lá e lembro de ter ficado deslumbrada com a imponência da igreja. Quando decidimos a data, fomos visitá-la e sentimos uma energia inexplicável. Não tivemos dúvida!”, conta. Já a festa para 780 convidados teve o Hotel Unique Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio como cenário. “Já tinha ido a algumas festas no Hotel Unique Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, e sempre me impressionava com a versatilidade do espaço, sem falar no atendimento e serviço impecáveis. Além disso, tem toda a praticidade de fazer o dia da noiva e do noivo e também a noite de núpcias no mesmo local!”, justifica.

Os noivos se consideram ecléticos, por isso, em vez de definir um estilo único para a decoração, pensaram em item por item. “O saudoso Fabio Puppi, da 1-18 Project Bridal Guide1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, captou a nossa essência perfeitamente logo em nossa primeira reunião e nos apresentou um projeto lindo, com bastante geometria, tons neutros, vidro, madeira, cobre e prata. Como a maioria dos noivos, pedimos que o conceito tivesse algo que fugisse do comum. O resultado foram cinco lustres enormes, quatro de madeira ripada e o central de orquídeas brancas, que atravessaram o salão do Unique Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, dando um efeito incrível!”, detalha.

Como são amantes da gastronomia, Renata e Victor participaram ativamente da elaboração do menu assinado pelo chef Emmauel Bassoleil, do Hotel Unique Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio“Os pratos principais foram servidos em buffet, mas a maior parte das entradas e algumas sobremesas foram passadas. Sem dúvidas, o mais comentado foi o Camarão empanado com mousseline de wasabi, uma entrada quente que chegamos depois de muitas trocas com o brilhante chef! Dentre os pratos quentes, destaco o Agnolotti de talégio com mel, o Velouté de limão siciliano, a Noz pekan agridoce tostada e o Dadinho de palete de cordeiro ao molho de especiarias e pistache! Outro destaque foi o milk shake de S’Mores, uma paixão antiga e um pedido especial meu realizado com maestria pelo chef”, comenta Renata.

Renata não tinha um vestido de noiva em mente, mas logo se apaixonou por modelos de zibeline“Como é um tecido maravilhoso, eu não queria um bordado tão pesado. Por outro lado, por conta do horário e da Basílica, eu sabia que precisaria de algo mais imponente. Assim, surgiu a ideia de fazer a sobressaia com cauda trabalhada para a cerimônia, com o vestido clean e confortável para a festa. Na parte da frente, tinha somente algumas nervuras e aplicações em renda italiana nos ombros, dando ênfase ao caimento da zibeline. E a cauda, um capítulo à parte, com duas rendas sobrepostas! A  Camila Chain Bridal GuideCAMILA CHAINVestidos de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio foi a primeira e última estilista que visitei. Além de ser um doce de pessoa e mega talentosa, ela me chamou a atenção por demonstrar uma preocupação em entender e respeitar a essência de cada noiva. Ela acabou criando o vestido de um sonho que eu nem sabia que tinha, comemora.

Decidir a beleza para o grande dia não foi difícil. “Sempre soube que casaria de coque, acho super bonito e chic para prender o véu e também garante aquele conforto na festa! Para dar destaque à cauda, nem cogitei outro véu que não o de tule, bem leve e transparente. Mostrei algumas referências para o Jr Mendes Bridal GuideJR MENDESBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio e ele chegou nesse resultado clássico, porém com uma pegada mais jovem. Ficou ainda mais incrível com o acessório do Miguel Alcade Bridal GuideMIGUEL ALCADEAcessórios de Noiva, JoiasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, explica.

Vinicius Credidio Bridal GuideVINICIUS CREDIDIO FILMSFilmagemSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio foi um dos primeiros fornecedores com quem Renata conversou. “Conheci o trabalho dele aqui no site há alguns anos, e minha admiração só cresceu de lá pra cá. Então, nunca tive dúvidas!”, elogia a noiva. E o resultado final ficou realmente lindo:

Os destaques da decoração foram as lindas instalações aéreas“A Renata queria uma grande quantidade de flores, mas sem que ficasse ostensivo. Por isso, utilizamos as estruturas de madeira para que tudo ficasse equilibrado. Utilizamos as flores nas próprias estruturas, fazendo com que elas ganhassem um design e não ficassem exageradas”, explica Luciano Martins, da 1-18 Project Bridal Guide1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. Elementos como instalações aéreas, móveis de acrílico e espelhados deram um toque contemporâneo ao projeto. Já os sousplats de prata da Casa das Festas Bridal GuideCASA DAS FESTASAluguel de MateriaisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio e os vasos de cristal reforçaram o lado clássico do conceito.

“Um dos pontos altos da decoração foi a mesa de doces. Sou uma formiga assumida e sempre brinquei que gostaria que meus convidados tivessem não uma mera mesa de doces, mas uma experiência! Então, fizemos duas mesas com um espaço por onde todos puderam transitar e aproveitar de um jeito diferente as maravilhas escolhidas a dedo!”, explica Renata.

Como a decoração já tinha muitas flores, Renata e Victor optaram por um bolo com ar minimalistadetalhes geométricos. O responsável foi o The King Cake Bridal GuideTHE KING CAKEBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Ficha Técnica

Fornecedores que

Vídeo: Vinicius Credidio Bridal GuideVINICIUS CREDIDIO FILMSFilmagemSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Assessoria: Cristiane Pileggi Bridal GuideCRISTIANE PILEGGI FESTAS E EVENTOSAssessoria & CerimonialSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio e Tamara Barbosa

Recepcionistas: Múltipla Eventos Bridal GuideMÚLTIPLA EVENTOSAssessoria & CerimonialSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Espaço e buffet: Hotel Unique Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Decoração: 1-18 Project Bridal Guide1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Louças: Casa das Festas Bridal GuideCASA DAS FESTASAluguel de MateriaisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Som: Muzik Produções Bridal GuideMUZIK PRODUÇÕESSom & IluminaçãoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Bar: Help Bar Bridal GuideHELP BARBebidas & Serviços de BarSão Paulo, São Paulo (Capital), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Distrito Federal, BrasíliaPortfólio

Champanhe: Perrier-Jouët Bridal GuidePERRIER-JOUËTBebidas & Serviços de BarSão Paulo, São Paulo (Capital), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Santa Catarina, Florianópolis, Goiás, Goiânia, Bahia, SalvadorPortfólio

Bolo: The King Cake Bridal GuideTHE KING CAKEBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Doces: Valeria Oliver Weddings Bridal GuideVALERIA OLIVER WEDDINGSBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Vestido de noiva: Camila Chain Bridal GuideCAMILA CHAINVestidos de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Cabelo e maquiagem: Jr Mendes Bridal GuideJR MENDESBeleza & Dia de NoivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Acessórios: Miguel Alcade Bridal GuideMIGUEL ALCADEAcessórios de Noiva, JoiasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

DJ: Julio Perez (Muzik Produções Bridal GuideMUZIK PRODUÇÕESSom & IluminaçãoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio)

Itens de pista: Cadô Presentes Bridal GuideCADÔ PRESENTESLembrancinhasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

DEMAIS FORNECEDORES:
Foto: Marco Costa | Assessoria: Tamara Barbosa | Doces: Mariza Doces, Pati Piva e Petite Fleur