Esta semana publicamos o casamento civil da Lala Rudge e Bruno Khouri aqui no site. Uma coisa chamou a atenção de quem nos acompanha. Com o uso de redes sociais, hashtags de casamento e transmissões ao vivo, há muitas maneiras pelas quais a tecnologia está tornando a experiência do casamento mais pública, imediata e, por que não, conveniente. O outro lado da moeda é que muitos casais não apreciam esse imediatismo e prezam por sua privacidade, optando por uma experiência mais íntima e pessoal em um casamento desconectado.

Lala e Bruno optaram justamente por um unplugged wedding, onde fornecedores e convidados mantiveram discrição nas postagens, até que a própria noiva divulgasse imagens. Recebemos no nosso Instagram muitas perguntas sobre como fazer um casamento sem celular, sobre privacidade, etiqueta e como pedir para que os convidados não publiquem fotos do casamento. Hoje vamos tirar todas as dúvidas sobre “casamento x celular“.

Antes de mostrar como fazer um casamento desconectado

Se você acabou de ficar noiva – ou noivo, e vai começar a organizar o casamento, temos muitas dicas úteis. Afinal, construímos uma plataforma completa para te ajudar com tudo para o planejamento de casamento! Depois do pedido de casamento, reunimos todo o nosso material para planejamento e organização do casamento neste link. É uma matéria completa com várias ferramentas, como planilhas, o livro “Constance Zahn – O Guia Essencial de Casamento”, o Guia de Fornecedores CZ com uma seleção caprichada de profissionais talentosos de decoração e outras áreas. Aproveite também as oportunidades imperdíveis do nosso clube de vantagens, o CZ Wedding Club.

Neste post você vai encontrar:

  1. O que é um casamento desconectado?
  2. Por que fazer um casamento sem celular?
  3. Como fazer um unplugged wedding
  4. Não é rude pedir para os convidados não postarem o casamento?
  5. 7 dicas para informar os convidados sobre o casamento desconectado

O que é um casamento desconectado?

Unplugged wedding é quando o casal solicita que seus convidados guardem, silenciem ou desliguem todos os seus dispositivos (celulares, câmeras, etc.) durante a cerimônia e/ou recepção. Apenas a equipe de foto e vídeo (não faltam profissionais no Guia de Fornecedores CZ!) podem registrar os momentos do grande dia. Não significa necessariamente restringir a tecnologia durante o dia todo, pode-se escolher o uso restrito de celulares somente durante a benção ou recepção, ou liberar as fotos com os dispositivos mas não sua postagem em redes sociais (como fez Lala Rudge). Tudo depende do que os noivos querem para seu grande dia.

Celebridades e muitos casais no exterior – onde esta é uma prática é comum – usam vários recursos para que os convidados respeitem sua vontade e para manter a exposição pública ao mínimo. Essa é uma conversa que você precisa ter com a pessoa amada assim que fica noiva(o) e começa o planejamento do casamento para alinhar as expectativas e ter um plano de ação.

Por que fazer um casamento sem celular?

Alguns casais incentivam os convidados a fotografar o casamento – proporcionando o maior número possível de perspectivas do dia do “sim” – enquanto outros pedem aos convidados que se desconectem por algum ou todo o tempo. Existem vários benefícios em fazer um unplugged wedding, mas o principal é estar 100% presente no momento mais especial da vida de um casal. Com isso, os convidados não acabam por ver toda a cerimônia apenas pela tela do aparelho, na angústia de fotografar e filmar tudo para postar ao vivo.

Quando os convidados não estão concentrados em enviar mensagens, navegar pelo feed do Instagram ou fotografar e postar, o evento imediatamente cresce em intimidade. Toda a energia da cerimônia se concentra no momento, no que está acontecendo e na celebração e no compartilhamento de emoções entre todos.

Do ponto de vista dos fotógrafos (encontre aqui os melhores fotógrafos no Guia de Fornecedores CZ), eles não precisam lutar para encontrar um ângulo bom e o resultado das imagens fica sem convidados segurando celulares no ar como primeiro plano. O que acontece, na verdade, é que alguns convidados simplesmente não percebem o quão intrusivo é quando estão continuamente tirando fotos, e lógico, não o fazem por mal.

Como fazer um unplugged wedding?

A coisa mais importante depois de decidir fazer um casamento sem celular é ser muito claro com os convidados sobre quando eles podem ou não tirar fotos, se podem ou não postar nas redes sociais. Em que momentos a regra se aplica? A comunicação precisa ser clara e as instruções fáceis de identificar.

Uma maneira simpática para que os convidados tenham oportunidades de registrar alguns momentos é criando ocasiões onde eles possam tirar fotos depois que os profissionais tenham feito seu trabalho.

Não é rude pedir para os convidados não postarem o casamento?

Fazer este tipo de pedido não é mal educado? É rude? Confiscar celulares, a menos que seja um casamento de mega celebridade internacional, sim, pode ser considerado rude. Mas pedir para não publicarem fotos é um direito seu à privacidade. Tudo depende de como a comunicação é feita. Existem várias maneiras de pedir, educadamente, aos convidados para que não tirem fotos durante o grande dia ou não postem. Confira:

7 dicas para informar os convidados sobre o casamento desconectado

1. Seja específico com a orientação

Não importa como decidiu informar os convidados, seja bem objetivo sobre a vontade do casal e os momentos que o uso de celular pode ser feito, para evitar mal-entendidos. Você não quer nenhuma foto em nenhum momento, nenhuma foto durante a cerimônia e/ou recepção – estando liberados outros momentos, nenhuma postagem nas mídias sociais no dia ou nenhuma postagem nunca?

2. Inclua uma nota na papelaria do casamento

Avisar com antecedência é o ideal. No save the date, convite e site dos noivos, educadamente informe que vocês preferem que os convidados não usem celulares durante a cerimônia e/ou recepção ou não postem nas redes sociais.

3. Peça ajuda para o cerimonialista

Na hora do R.S.V.P. a assessoria (conheça aqui vários profissionais de primeira linha) pode lembrar aos convidados que o casal gostaria que todos vivessem aquele momento intensamente com eles, assistindo o casamento pelos próprios olhos ao invés de uma tela.

4. Inclua a mensagem no programa da cerimônia

Alguns casamentos têm o programa ou algumas passagens impressas, especialmente quando se trata de uma cerimônia bilíngue (veja aqui como organizar uma cerimônia de casamento bilíngue). Aproveite a oportunidade para, gentilmente, falar sobre o unplugged wedding.

5. Sinalização no espaço da festa

Uma sinalização que segue o mesmo conceito visual e tema de decoração do casamento é uma boa maneira de incentivar os convidados a não usar o celular. Da mesma forma, se o casal permitir fotos, pode-se incluir na sinalização a hashtag do casamento com a instrução para que os convidados adiem as postagens nas mídias sociais até o dia seguinte.

6. Compartilhe as fotos profissionais

Avise os convidados que, quando as imagens oficiais da equipe de fotógrafos estiverem prontas, elas serão divididas com os convidados para que eles tenham recordações deste dia. Assim, eles ficarão mais tranquilos e menos angustiados de não poder registrar momentos importantes.

7. Crie uma alternativa divertida

Contrate um photobooth para entreter os convidados. Uma cabine de fotos vai gerar divertidas lembranças do dia do casamento.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Casa comigo? Tudo sobre o pedido de casamento

Veja também: Fiquei noiva! Tudo para o planejamento de casamento